Quando as instituições falham, o consumidor prevalece

Nos últimos anos, observámos uma crescente perda de confiança por parte dos consumidores no relacionamento com as instituições. A falta de transparência, os escândalos corporativos, a corrupção na política, todos estes cenários tiveram como consequência a procura dos consumidores por novas alternativas que lhes proporcionem conforto das suas decisões de compra, voltando-se cada vez mais para as opiniões e experiências de seus pares, consumidores como eles.

 

José Borralho, CEO da Consumer Choice

 

Informados, exigentes, com acesso a ferramentas que lhes permitem criticar e preocupados com os mesmos temas, os consumidores criaram hoje um ecossistema de influência e por isso desempenham um papel importante nas escolhas uns dos outros, traduzidos em sistemas de avaliação transparentes, coerentes e credíveis.

Os sistemas de avaliação de marcas, outrora vistos sem credibilidade e a transparência necessária, representam hoje uma ferramenta que proporciona comodidade ao consumidor, ao facilitar-lhe a decisão, proporciona-lhe identificação ao indicar-lhe que aquela é também uma avaliação dos seus pares e proporciona reconhecimento às marcas que subjugadas ao consumidor cumprem ou não com os requisitos exigidos.

Os sistemas de avaliação promovidos pela ConsumerChoice, líder em Portugal, com sistemas como Escolha do Consumidor, Escolha dos Profissionais, Escolha Sustentavel, Happy Awards, Best Tech Awards e Quality Awards fornecem, nas diversas áreas um selo de aprovação e reconhecimento para produtos e serviços com os mais diversos ângulos de qualidade, ajudando os consumidores a tomar decisões informadas. Os sistemas de avaliação, vulgo prémios, também aumentam a confiança dos consumidores, pois são baseados em critérios específicos e avaliações imparciais. Além disso, os prémios podem ser um indicador de excelência e diferenciação num mercado competitivo, destacando produtos e serviços em termos de inovação, desempenho ou valor acrescido.  É verdade que a confiança dos consumidores nas instituições foi abalada nos últimos anos, mas estes sistemas de avaliação também devem contribuir para recuperar a confiança nas instituições, em particular as empresas. Aspetos como a felicidade nas organizações e a sustentabilidade vão muito além do tradicional papel da empresa, de proporcionar o lucro. São considerações éticas e de sustentabilidade exigidas hoje pelo consumidor, em alguns casos critérios importantes para muitos consumidores ao fazerem escolhas. Essas tendências refletem um desejo de transparência, modernidade e responsabilidade no mercado. Quando desenvolvemos o nosso ecossistema de sistemas de avaliação fizemo-lo tendo em contas as diferentes necessidades e realidades, quer do consumidor, quer das instituições.

A Escolha do Consumidor nasceu com foco na satisfação dos consumidores com as marcas e com o evoluir do mercado, também hoje abrange as relações emocionais entre consumidores e marcas. A Escolha dos Profissionais, seguindo os mesmos passos é hoje a referência de avaliação de marcas que se dedicam ao setor profissional, o chamado b2b. São, ambos, hoje referências no sector empresarial. São um instrumento de troca de informações entre consumidores e marcas e contribuem para o seu desenvolvimento.
O desenvolvimento agressivo destes sistemas levou-nos a considerar valorizar marcas que possuem ao longo dos anos um comportamento excecional, sem ser Escolha do Consumidor e hoje a todos os que possuem uma performance de louvar, atribuímos a Boa Escolha. A Boa Escolha refere-se à seleção de produtos e serviços que atendem às necessidades e expectativas dos consumidores. Mas não ficámos por aqui. A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais relevância na tomada de decisões dos consumidores. Optar por produtos e serviços que sejam produzidos de forma sustentável, que tenham menor impacto ambiental e que promovam práticas éticas é uma forma de expressar valores e contribuir para um futuro mais sustentável, logo criámos a Escolha Sustentável, um sistema de avaliação para produtos, serviços e medidas, o primeiro no mercado mundial e confronta as politicas de sustentabilidade com a avaliação do consumidor, em particular na forma como as mesmas contribuem para si. A Escolha Sustentável promove a transparência nas empresas e apela ao seu compromisso com os ODS. Mas também a felicidade é imperativa nas organizações, não apenas junto de colaboradores, mas de clientes e fornecedores. Foi neste sentido que criámos os Happy Awards que avaliam o comportamento das organizações a este nível. Muitas empresas ainda se encontram num limiar de comunicação básico e reconhecimento da qualidade dos seus produtos e serviços. A qualidade é um conceito subjetivo e nesse sentido, redefinimos o mesmo, objetivamo-lo e criámos os Quality Awards, um sistema de avaliação dedicado à avaliação especifica de aspetos de desempenho, durabilidade, funcionalidade e preço justo, critérios considerados para fazer uma escolha consciente.
Só nos faltava antecipar novos produtos no mercado, permitindo que chegassem ao mercado devidamente testados, avaliados previamente por consumidores. O sector com maior dinâmica a este nível é o tecnológico e por decidimos ir de encontro a uma necessidade sua: permitir chegar ao mercado com produtos testados e aprovados por consumidores: Nasceram os Best Tech Experience Awards.

Este é o nosso propósito no mercado, proporcionar meios para o consumidor se manifestar, proporcionar meios para as empresas melhorarem através da colaboração dos consumidores.

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