“Um mundo cada vez mais interligado para um amanhã melhor”
Há mais de duas décadas na vanguarda da tecnologia em Portugal, Nuno Parreira, General Manager da Samsung Portugal, destaca-se pela sua abordagem centrada na inovação e sustentabilidade, alinhando-se com os princípios globais de desenvolver tecnologia com propósito.
Na Samsung Portugal desde 1999, Nuno Parreira esteve mais de 13 anos como Head of Mobile Division, a área de negócio com maior expressão dentro da marca, tendo assumido este ano a coordenação de todas as categorias de produto, o que significa todas as áreas de negócio da Samsung. Como tem encarado este novo desafio e que cunho pretende colocar na sua liderança alinhada com os princípios globais de desenvolver tecnologia com propósito?
Este foi, sem dúvida, um dos momentos mais desafiantes do meu percurso profissional, mas é também o mais gratificante. São 23 anos de conhecimento e experiência adquiridos na Samsung Portugal que, agora, posso partilhar com todas as equipas de forma transversal! O nosso compromisso com a marca Samsung é total e, o facto da minha carreira ter sido construída, em grande parte, na Samsung Portugal, permite-me ter os inputs suficientes para operar uma rápida transformação no negócio. O objetivo é caminhar para uma vertente mais sustentável e digital, garantido a todos os nossos colaboradores uma rotina de trabalho mais equilibrada com a vida pessoal. Este ponto é fulcral na estratégia que queremos imprimir a nível local.
A Samsung é líder em inovação, uma posição da qual se orgulha e está empenhada em manter. Tem um permanente foco no futuro, dedicando os seus esforços ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e à antecipação das necessidades do mercado. Este é o verdadeiro ADN da empresa e a razão pela qual os consumidores continuam a escolher a marca Samsung?
Os consumidores Samsung são ávidos por tecnologia. Há claramente um compromisso e paixão pela nossa marca. São movidos pela inovação dos nossos produtos, nas suas mais diversas vertentes e, mais do que o design, procuram o suporte da tecnologia para os apoiar na gestão das tarefas pessoais e profissionais diárias e, também, nos períodos de lazer, recorrendo às soluções diferenciadas de entretenimento que a nossa marca oferece. Apostamos na criação de um ecossistema – SmartThings – onde todos os equipamentos comunicam entre si, de forma inteligente, desde a TV aos eletrodomésticos, e/ou à mobilidade, sempre em plataformas Open Source. Consideramos que o futuro da tecnologia passa pelo acesso a um sistema aberto e isso é muito valorizado pelos nossos consumidores. Isto só é possível graças a um acentuado investimento em I&D, nomeadamente em áreas emergentes como o IOT, Machine Learning e Inteligência Artificial. Um valor de marca forte, suportado por estratégias de marketing próximas dos nossos parceiros e consumidores, também é determinante.
Com a crescente popularidade dos dispositivos dobráveis, como a Samsung vê o futuro dessa tecnologia no mercado e quais são os planos da empresa para inovar e liderar nesse segmento?
Na realidade, a Samsung foi o grande prossecutor desta tecnologia e somos líderes no segmento de smartphones dobráveis. Acreditamos que o futuro passa por este formato e, inclusive, pretendemos expandir o nosso público-alvo, para potenciarmos uma maior diversificação e motores de crescimento. Por outras palavras, acreditamos que este tipo de produto ainda não atingiu o exponencial máximo de vendas, podendo até atingir níveis de procura muito acima dos verificados na atualidade. Estes produtos representam um segmento que, mais do que as características de sistema do telefone, valoriza um design e um formato aperfeiçoado – em forma de flexibilidade – que traz a inovação e produtividade para maiores níveis de mobilidade.
A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED. Diante das tendências tecnológicas emergentes, como é que a Samsung planeia posicionar os seus produtos e serviços para se destacar no mercado, proporcionando cada vez mais uma experiência diferenciada aos consumidores?
A tecnologia assume, nos nossos dias, uma importância sem precedentes e é expectável que se acentue com os resultados que estamos a registar de momento, outrora considerados utópicos. Este ponto é o que dá intuito ao nosso esforço de desenvolvimento tecnológico e à satisfação de assistirmos ao impacto positivo que equipamentos e software, como SmartThings ou o ecossistema aberto Samsung, têm na vida das pessoas, das empresas e do Planeta. É muito gratificante, não só para o Nuno Parreira enquanto General Manager mas, também, para o Nuno cidadão de um mundo cada vez mais interligado. É um compromisso que assenta no nosso ADN: desenvolvermos tecnologia com propósito e forçamos os limites daquilo que achamos ser “tecnologicamente impossível” para que o resultado seja um amanhã melhor.
Considerando o cenário atual da indústria de tecnologia, quais são as principais estratégias e iniciativas que a Samsung está a adotar para promover a inovação, sustentabilidade e a satisfação do cliente?
A sustentabilidade ambiental é, hoje, uma preocupação e é mandatário que se trabalhe nesse sentido. Pessoas, Planeta e Princípio é o mote da estratégia ambiental adotada pela Samsung em 2022. Esta “visão” renovada trouxe-nos um plano de ação que traça um caminho, define metas sustentáveis e visa, naturalmente, cumpri-las. Para a Divisão de Device Experience (DX) definiram-se metas até 2030 e até 2050 na Divisão de Device Solutions. Naturalmente, a estratégia advoga um esforço interno contínuo, no sentido de executar uma ação climática responsável e contribuir para uma economia cada vez mais circular. Um exemplo é a quantidade de resina reciclada que pretendemos utilizar nas nossas peças plásticas. Estimamos que será na ordem dos 100% até 2050! Outro aspeto diferenciador foi o lançamento do site dedicado à sustentabilidade, onde o consumidor pode obter informação detalhada sobre todas as atividades e esforços desenvolvidos pela empresa no âmbito ambiental, como: a nossa estratégia, metas e, ainda, acompanhar o nosso progresso contínuo.
Com mais de 40 anos de presença em Portugal, quais foram os principais desafios superados pela Samsung ao longo dessa jornada e de que forma essas experiências moldaram a abordagem da empresa em relação ao mercado português?
Ao longo dos mais de 40 anos de presença em Portugal, a Samsung enfrentou uma série de desafios que moldaram significativamente a sua abordagem no mercado local. Inicialmente, através da instalação em Portugal, da primeira fábrica fora da Coreia, e depois a adaptação às mudanças tecnológicas emergentes foi crucial, exigindo constante inovação, para se manter relevante nas áreas de Eletrónica de Consumo e Mobilidade. Além disso, a concorrência no setor tecnológico evoluiu consideravelmente ao longo das décadas, e a Samsung Portugal teve de desenvolver estratégias específicas para se destacar e ir crescendo ano após ano. Isso envolveu não só focar-se na oferta de produtos de alta qualidade, mas também compreender e atender às preferências e necessidades dos consumidores portugueses de maneira única. A empresa também teve de lidar com desafios logísticos e regulatórios específicos do mercado português, adaptando as suas operações para garantir eficiência e conformidade. As parcerias locais desempenharam um papel fundamental, ajudando a empresa a compreender melhor o contexto empresarial e a construir relacionamentos duradouros e de confiança. Essas experiências cumulativas ao longo da jornada em Portugal contribuíram para uma abordagem mais personalizada e orientada localmente, com forte relação com todos os parceiros locais. Essa adaptação contínua é uma parte essencial da estratégia da Samsung Portugal, refletindo não apenas a maturidade do mercado, mas também o compromisso duradouro da empresa com os seus consumidores e parceiros em território português.