Tânia dos Santos Silva lança novo produto para mulheres

O rosto por detrás da Lala Diamonds, a mulher empreendedora que dá cartas no Dubai, o lado de empresária e de mãe, em exclusivo, nesta edição dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

Tânia dos Santos Silva, CEO

Empreendedora por natureza, abrir um negócio próprio sempre foi um objetivo que quis concretizar? A sua experiência de vida no Dubai foi também uma inspiração para a criação da Lala Diamonds?

Acho que tenho de agradecer à minha mãe pela “veia empreendedora”. Sempre a vi entusiasmada, mesmo quando algo não corria bem. Eu própria já tive outros negócios que, por variados motivos, não correram bem. Penso sempre neles antes de decidir o que quer que seja nestas minhas aventuras empreendedoras! Eu sou apologista que é tão mais simples sermos empregados (em vez de empregadores), trabalhamos das 9h às 7h, temos noites e fins de semana livres… Por outro lado, um negócio próprio significa: no more freedom! (risos)

Quanto à minha experiência no Dubai… O Dubai é, de facto, um diamante em bruto que é polido todos os dias. Os brilhos e as cores da cidade atraem qualquer um, mas a minha inspiração para a Lala surgiu no início do lockdown. Fechada em casa, sem acesso a quase nada, o mundo passou a ser mais virtual. Pensei muito na frase e no conceito de comprar diamantes online – e criei a Lala! Quis promover a diversidade e empowerment feminino com peças exclusivas, mas acessíveis e com um design clean.

A Lala Diamonds apresenta uma enorme variedade de produtos, para todos os gostos e ocasiões. Como é que se inspira para a criação das peças? Procura imprimir um pouco da sua identidade em cada uma delas?

Cada peça tem, de facto, um bocadinho de mim e da equipa também. Todas sugerimos, analisamos e aprovamos ideias. Há peças tão especiais, que o processo de conceção das mesmas inclui-me a mim no Sri Lanka a fazer sourcing de pedras preciosas. São experiências únicas, admito! Mas, no final do dia, a peça terá a identidade do cliente, a sua vontade e visão. São peças únicas! Não me canso de relembrar: não há duas pedras iguais na natureza.

Mariana Santos Silva, Tânia dos Santos Silva e Sara Salvador, equipa Lala Diamonds e MaiSwim

A Tânia mostra ser uma mulher determinada, empenhada e empreendedora, que não tem medo de arriscar. Enquanto empresária, quais considera serem os principais desafios de uma liderança feminina? Acredita que as mulheres têm mais dificuldade, do que os homens, em afirmar-se no mundo dos negócios?

Não ter medo de arriscar? Ok, concordo. Já arrisquei e já perdi, já arrisquei e já ganhei. A derrota é a mãe da vitória e a melhor aprendizagem.

Os principais desafios? A constante prova (diária) da nossa capacidade de execução e/ou decisão. Claro que não posso ser generalista, há sempre exceções. No caso da Lala, a equipa é toda feminina e as peças são, também elas, superfemininas – há menos pressão e mais competição! (risos)

Mas, a minha experiência de liderança começou mesmo antes de ser empreendedora – na OPEC, a equipa que liderava era maioritariamente masculina e com uma média de 45 anos. Na altura eu tinha 30.

Em Angola, muitas vezes, liderar significava trabalhar por três para o “trabalho” ficar feito e quase sempre trabalhar fora de horas. Isto tudo para me conseguir afirmar neste mundo ainda tão… masculino. O mundo dos negócios é, muitas vezes, um “clube de homens” com regras de funcionamento mais “agressivas” e menos inclusivas. As coisas mudam um bocadinho todos os dias, mas ainda há muito caminho para ser feito. Ser mulher e mãe traz uma lufada de ar fresco e eu gosto de sentir que dou, todos os dias, um pequeno contributo para ajudar a mudar o status quo.

Sabemos que vai lançar um novo projeto: ‘Leak proof bikinis’. O que nos pode contar sobre esta nova aposta?

Chama-se MaiSwim! Já temos Instagram, podem ir ver! O site está quase pronto, será www.maiswim.pt. A equipa é a mesma. Sugestão: “Quando funciona não mexe”!

A Mariana e a Sara partilham das minhas visões e ideias e, sem elas, era impossível levar tal projeto avante. Mas, falando da MaiSwim… é um projeto que me dá “borboletas na barriga” de tão inovador que é. Já se vê imensa roupa interior adequada à menstruação e o sistema para os biquínis e fatos de banho é semelhante: um forro fino e superabsorvente, produzido com materiais macios e respiráveis, que impedem que o fluxo menstrual passe para a camada exterior do biquíni ou fato de banho. Todas as peças são em econyl, criadas com cuidado, consciência, atenção e dignidade. Estou ansiosa para que esteja no mercado!

Tendo em conta que nos aproximamos do Dia Internacional da Mulher, quais as mulheres que mais a inspiram? Que conselhos gostaria de deixar àquelas que, tal como a Tânia, ambicionam construir uma carreira de sucesso?

Aposto que é um cliché, mas sempre foi e sempre será a Oprah. Eu cresci a ver a Oprah na Sic Mulher – o programa dela esteve no ar de 1986 a 2011. Numa altura em que a palavra influencer não tinha o mesmo reach e significado de hoje, a Oprah já era empreendedora e filantropa, produtora, atriz, escritora, sobrevivente… aprecio e respeito tudo o que ela representa! Quanto a vocês, que agora me leem, e que chegaram até ao fim desta entrevista, só deixo um conselho: não desistam! Mesmo que errem e percam, tentem sempre até atingirem os vossos objetivos.

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