“Foi o potencial humano que me trouxe ao imobiliário”
Vera Parente é formada em Psicologia, mas foi no sector imobiliário que encontrou a realização, a nível profissional. Atualmente, é Diretora de Expansão e Recursos Humanos, no Grupo RE/MAX TAG, e diz ter o desejo de fazer a diferença na vida dos outros.
Começando pelo seu percurso profissional, sempre esteve ligada ao sector imobiliário? Em que momento da sua vida surge o cargo de Diretora de Expansão e Recursos Humanos do Grupo RE/MAX TAG?
Tal como costumo dizer, o meu percurso profissional não começou no imobiliário, mas sim no que acho ser essencial para o sector, ou seja, no desejo de fazer a diferença na vida do outro, de ajudar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal e profissional, e na vontade que tive, desde cedo, de empreender e ser mais. Acima de tudo, foi o potencial humano que me trouxe ao imobiliário, há cerca de 3 anos, o meu potencial e o de criar valor na vida de cada pessoa. Pela minha formação em Psicologia, Programação Neurolinguística e como Coach de alta Performance, rapidamente começou a fazer sentido que o meu caminho e crescimento na RE/MAX passaria pelo recrutamento, integração e expansão.
Na sua opinião, quais são os maiores desafios do recrutamento para esta área? Que características deve ter um consultor imobiliário?
O desafio do recrutamento, independentemente da heterogeneidade de pessoas que se candidatam a esta área, ou da sua experiência de vida e formação, é a falta de competências, ligadas ao empreendedorismo e à gestão da sua vida profissional. Eu acredito no desenvolvimento das pessoas, desde que compatibilizemos os objetivos, valores e missão da agência ou grupo, com aqueles que identificamos como empreendedores na sua própria vida. Ou seja, pessoas que tenham o poder de agir, facilidade de adaptação e garra para adquirir as soft skills necessárias ao sucesso e as principais características para ser consultor imobiliário.
Que significado têm para si os sucessos profissionais, a evolução na carreira e o facto de estar a construir um percurso de sucesso no sector imobiliário?
A minha evolução na carreira é consequência da minha trajetória, e de ser alguém que está recetiva à mudança, que arrisca, é flexível, criativa e, acima tudo, quer desenvolver um trabalho significativo, isto é, que cria valor para mim e para os outros. O trabalho ao qual me proponho, a ambição que coloco em tudo, bem como, a formação, estão na base do meu sucesso. O foco e a determinação, entre outras competências, são complementos que aprendi a desenvolver e que aplico, para motivar quem trabalha comigo.
O sector imobiliário é exigente, mas o facto de estar no Grupo TAG, que me apoia e motiva a ser mais e melhor, que amplifica as minhas competências e que está disponível para que eu questione e ouse, permite-me crescer e desenvolver-me enquanto profissional e pessoa, para contribuir para o crescimento da nossa equipa.
Acredita que o cunho feminino pode trazer algo de novo e diferenciador às empresas? Que palavras gostava de dirigir às mulheres que veem na Vera um modelo a seguir?
Acredito que todas mulheres têm um espírito empreendedor, na sua vida profissional, mas, principalmente, na sua vida pessoal. As mulheres têm características que se revelam uma mais-valia para cargos de liderança e de sucesso nas empresas do ramo imobiliário. A nossa capacidade de adaptação, de resiliência e a forma multifacetada e descomplicada de resolver os desafios diários, são essenciais.
O primeiro passo é acreditar que estas características, intrínsecas à nossa vida pessoal, devem ser aplicadas na área profissional. O conselho que posso dar é o lema do nosso Grupo: “Muda-te”. Estejam confiantes no processo e determinadas em criar a melhor versão de cada uma neste sector. Unirem-se a um grupo/agência como o nosso, que reconhece cada um como único, que está diariamente disponível para ajudar no processo, é uma grande ajuda. O percurso de sucesso no imobiliário, só pode ser feito ao lado de um grupo de profissionais em quem confiem. Na minha vida, tenho como lema: se um conseguiu, eu consigo e tu consegues. Portanto, arrisquem e vão sem medo.