Taberna Belga: Uma referência na confeção de francesinhas
Situada na cidade de Braga, a Taberna Belga ganhou fama pelas suas francesinhas que se fazem acompanhar pela ampla carta de cervejas. A Revista Business Portugal conversou com Sérgio Mota, o fundador de uma casa que conta já com 13 anos de histórias.
Num ato de empreendedorismo, o proprietário da Taberna Belga não teve mãos a medir. Em 2008, apercebeu-se de algumas lacunas em Braga e decidiu apostar num conceito diferenciador. “Este projeto surgiu com uma ideia de mercado que naquela altura não havia, ou seja, em Braga não tínhamos cervejarias com horários noturnos. Lembrei-me de abrir um espaço para que as pessoas quisessem não só comer uma francesinha, mas também comerem um cachorro ou um prego em pão fazendo-se acompanhar por uma cerveja belga às 22h00 ou às 23h00”.
No conceito tinha de estar implícito um espaço com muita luz, em que as pessoas passassem na rua e vissem uma cervejaria que, numa hora mais tardia, pudessem desfrutar de uma experiência gastronómica.
Se ao longos dos anos a Taberna Belga tornou-se numa referência na restauração, em 2013 sentiram necessidade de abrir um segundo espaço. “Cada vez a empresa estava a crescer mais e a lista de espera era muito grande”, acrescenta. A estratégia passou por colocar os dois espaços perto um do outro por ser mais fácil de gerir. É de salientar ainda que cada casa conta com cerca de 200 lugares.
A francesinha faz as delícias dos clientes
Não seria possível falar da cervejaria sem falar naquela que é a especialidade da casa: a francesinha. Mas, afinal, o que tem de diferente das francesinhas portuenses? Segundo Sérgio, a primeira diferenciação centrou-se na qualidade dos produtos. “A carne utilizada na francesinha é uma carne maturada importada da América do Sul. Trabalhamos ainda com linguiça de porco preto e com um bacon de extrema qualidade”, afirma. Mas o molho é a grande diferença, nomeadamente por ser um molho suave, cremoso, aveludado e feito com produtos selecionados. “Para conseguir a receita ideal , tive de pensar bem e demorei cerca de seis meses a atingi-la ”.
Para além da francesinha, existem outras especialidades como o cachorro, o famoso prego em pão e ainda um bife à portuguesa, confecionado com azeite e alho acompanhado com legumes salteados. “Quisemos poucos pratos com o objetivo de dar o melhor atendimento e simplificar ao máximo nas horas em que temos muitos clientes”.
Na carta, não podem faltar as cervejas e a casa já conta com mais de 50 marcas de cervejas internacionais. A primeira aposta passou pela cerveja belga que é uma das referências mundiais. Se a implementação foi difícil, hoje em dia já contam com uma forte aceitação por parte dos clientes. Pelas palavras de Sérgio Mota, “a cerveja belga e a francesinha são a combinação perfeita”.
Sinónimo de diferença e de qualidade
A Taberna Belga distingue-se pela diferença, pela preocupação com a satisfação e o bem-estar do cliente, bem como pela arte de bem receber. Para isso, o proprietário conta com o trabalho dos 70 colaboradores que fazem parte da equipa. “Podemos ser os melhores empresários do mundo, mas sem a equipa não conseguimos nada”, afirma.
No futuro, quer continuar com uma forma de trabalhar bastante familiar, com uma gestão muito bem definida e ainda com o desejo de que o filho continue o projeto que considera ser uma mais-valia.