Stellantis Investe na Leapmotor e Impulsiona Veículos Elétricos Globais
Stellantis torna-se acionista estratégico da Leapmotor com um investimento de 1,5 mil milhões de euros e reforçará o negócio mundial de veículos elétricos da Leapmotor.
A Stellantis N.V. e a Leapmotor anunciaram hoje que a Stellantis prevê investir cerca de 1,5 mil milhões de euros para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor, tornando-se assim um acionista de relevo. O acordo também prevê a criação da Leapmotor International, uma joint venture liderada pela Stellantis (51/49) que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para o fabrico, de produtos Leapmotor fora da ‘Grande China’. Trata-se da primeira relação mundial no setor dos veículos elétricos entre um fabricante de automóveis líder e um fabricante chinês de veículos elétricos de nova geração.
A parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença comercial global da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor noutras regiões, começando pela Europa.
A Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.
As duas empresas consideram que a oferta de produtos de veículos elétricos da Leapmotor complementa a atual tecnologia e o portefólio de marcas icónicas da Stellantis e trará soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes em todo o mundo. A Stellantis terá dois lugares no Conselho de Administração da Leapmotor e nomeará o CEO da joint venture Leapmotor International.
“À medida que se desenrola a consolidação entre as empresas emergentes de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que um conjunto de empresas eficientes e ágeis da nova geração de veículos elétricos, como a Leapmotor, virá a dominar os segmentos principais na China”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Cremos que é o momento perfeito para assumir um papel de liderança no apoio aos planos de expansão global da Leapmotor, um dos mais impressionantes novos atores de VE que tem uma mentalidade empreendedora e tecnológica semelhante à nossa. Através deste investimento estratégico podemos preencher um espaço vazio no nosso modelo de negócio e beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como fora dela. Quero agradecer ao Sr. Zhu Jiangming e às equipas de ambas as partes das nossas grandes empresas pela sua liderança e colaboração na criação desta nova oportunidade para ambos.”
“Hoje é um grande marco na história da Leapmotor e estou entusiasmado por testemunhar este momento em conjunto com o Sr. Tavares e a sua equipa”, disse o fundador e CEO da Leapmotor, Zhu Jiangming. “Desenvolvido com todas as nossas capacidades tecnológicas internas, a Leapmotor traz para o mercado os melhores produtos EV da sua classe de uma forma mais competitiva em termos de custos. Acreditamos em parcerias vantajosas para todos, formadas por intervenientes fortes num ambiente em rápida evolução. Ao trabalhar com a Stellantis, continuaremos a ser inovadores e criativos em termos de sinergias tecnológicas e comerciais e levaremos os veículos elétricos da Leapmotor para o mercado mundial.”
Focada no mercado de gama média-alta, sendo o maior segmento e de crescimento mais rápido na China, a Leapmotor entregou aproximadamente 111.000 unidades de veículos NEV em 2022, colocando-a no primeiro posto entre os fabricantes de automóveis NEV puros da China. Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.
A Leapmotor foi a primeira empresa dedicada aos veículos elétricos a implementar a tecnologia Cell-to-Chassis em grande escala e, a sua nova arquitetura elétrica e eletrónica Four-Leaf Clover Leap 3.0, controlada centralmente, consegue uma colaboração perfeita e eficiente entre os principais componentes dos veículos elétricos inteligentes. O seu modelo único de integração vertical maximiza a escalabilidade, permitindo à Leapmotor responder rapidamente às necessidades dos clientes.
Fundada no início de 2021, mas combinando mais de um século de experiência, a Stellantis possui 14 marcas automotivas emblemáticas e dois negócios de mobilidade que visam proporcionar liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos, aproveitando as operações industriais em mais de 30 países com clientes em mais de 130 mercados. Em 2022, a Stellantis expediu mais de 6 milhões de veículos, com receitas líquidas de 179,5 mil milhões de euros e um lucro líquido de 16,8 mil milhões de euros. No primeiro semestre de 2023, a empresa teve receitas líquidas de 98,4 mil milhões de euros e um lucro líquido de 10,9 mil milhões de euros, bem como uma das margens de resultado operacional ajustado (AOI) mais elevadas do setor, com 14,4 %.
A Stellantis investirá mais de 50 mil milhões de euros na próxima década em eletrificação para cumprir os objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030 e assim atingir 100% das de automóveis de passageiros e 50% das vendas de automóveis de passageiros e de comerciais ligeiros nos Estados Unidos em veículos BEV até 2030. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no bom caminho para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes. Paralelamente a esta mudança estratégica, a Stellantis continua empenhada no seu modelo de negócio de ativos ligeiros para as suas marcas estrangeiras na China.
A transação está sujeita às condições habituais de fecho, incluindo aprovações regulamentares.