SPN Conta: “Desmistificamos a contabilidade. Tornámo-la dinâmica”

Sediada em Portimão, a SPN Conta presta um serviço de exceção, que foge ao standard, adequado e direcionado a cada cliente. Pedro e Sónia Silva são os mentores deste projeto e foi com eles que a Revista Business Portugal esteve à conversa para compreender a sua génese, o mercado em que se inserem e os principais desafios para o futuro.

“A estrutura estava montada”, começa por explicar Pedro Silva. Ligados à área da contabilidade desde a década de 90, Pedro e Sónia Silva “fundiram sinergias” em 2010 e deram vida ao projeto que hoje lideram, a SPN Conta. Com uma equipa de profissionais dinâmica e multidisciplinar, a SPN Conta orgulha-se de prestar um serviço de excelência e adequado a cada cliente, “desmistificando a contabilidade e tornando-a dinâmica”.

“Não temos soluções estandardizadas”
A SPN Conta encontra nas áreas de Contabilidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Consultoria Fiscal o seu leque de serviços. Pedro Silva reconhece no serviço de Consultoria um dos diferenciais da empresa que gere. “O nosso sucesso deve-se, em parte, ao serviço de Consultoria. Contabilidade ‘toda a gente faz’. Indicar ao cliente como pode melhorar o seu negócio é a grande diferença. Temos clientes que não fazem investimentos sem se aconselharem connosco. Mediante a nossa postura perante o negócio, eles tomam a decisão”, afirmam os entrevistados.
Na SPN Conta, cada cliente é singular. Com consultores de excelência, direcionados para os clientes e para as suas necessidades, a empresa portimonense diferencia-se pelo acompanhamento próximo ao cliente e pelo desenvolvimento de soluções à medida de cada um. “Não temos soluções estandardizadas. Todos os negócios são diferentes e, por isso, todos os clientes também”, reconhece Pedro Silva, que considera ainda: “uma das nossas mais-valias é a proximidade com o cliente. É saber ouvir o que tem para nos dizer, o que procura”.

“Para os empresários, os contabilistas são tudo”
Nove anos passados, desde a fundação da empresa, Pedro e Sónia mostram-se satisfeitos com o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, embora reconheçam que, “a profissão de contabilista era mais fácil há uns anos”. Vistos como parceiros de confiança pelos clientes, os entrevistados assumem: “para os empresários, os contabilistas são tudo. Socorrem-se de nós e do nosso trabalho para tudo. Noto que, são cada vez menos os momentos em que estou a fazer contabilidade. A maior parte do tempo estou a prestar informação para terceiros”, assume Pedro. Apesar de tudo, Sónia admite que “deixa-me contente saber que ajudei um cliente, que chegou aqui com dúvidas e que eu, com o meu trabalho, o consegui ajudar”.

Diferentes clientes, o mesmo empenho
Os clientes também acompanham a evolução e o crescimento da SPN Conta. As quase três décadas de ligação à área de contabilidade, permitem a Pedro Silva afirmar: “temos clientes há 20 anos e outros que são já de diferentes gerações”. Com uma esfera de influência geográfica que se estende até Lisboa e Alentejo, a SPN Conta encontra na região Sul o seu principal nicho de mercado. A trabalhar na grande maioria com clientes nacionais, a SPN Conta regista já uma percentagem significativa de clientes estrageiros, que Pedro Silva avalia como “diferentes, mas mais exigentes”. Corresponder às exigências dos clientes, quer nacionais, quer estrangeiros, de grande ou pequena dimensão, é basilar para a empresa que se dedica com igual empenho a cada um deles. “Tratamos os pequenos e os grandes clientes com o mesmo cuidado e atenção. Não fazemos distinções. Para além disso, o pequeno cliente de hoje, pode ser o grande de amanhã”.

“Ainda há um longo caminho a percorrer”
“É preciso ter coragem para abrir um negócio, em Portugal. Às vezes, para abrir um pequeno espaço há tanta burocracia que as pessoas perdem-se no que devem ou não fazer”, afirma Sónia. O excesso de burocracia e a falta, ou pouca clareza, de informação, constituem, na opinião dos entrevistados, um dos principais entraves às empresas nacionais. O SIMPLEX, criado em 2006, que previa combater a burocracia, modernizar a administração pública, facilitar a vida das pessoas e dar às empresas a rapidez que necessitam, ainda está, na visão dos entrevistados, longe de atingir o seu apogeu. “Ainda existem muitas melhorias que o Estado poderia aplicar, que iriam simplificar o nosso trabalho. Por exemplo, nós contabilistas, deveríamos poder entrar com a nossa senha de acesso e obter as informações que necessitamos dos nossos clientes. Nós demoramos, por vezes, segundos a resolver ou a obter determinada informação, enquanto um cidadão comum demora mais tempo”, ressalva Sónia. “Nós já temos os nossos programas ligados ao E-Fatura o que, de certa forma, acaba por nos facilitar o trabalho em alguns aspetos, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, afirma Pedro.

Inovação e qualidade
O caminho ainda está longe de terminar, mas o balanço dos anos de atividade não podia ser mais satisfatório. “Estou satisfeita com o que criei até agora. Passo a passo e um de cada vez”, afirma Sónia, que assume que o futuro da SPN Conta passará pela continuidade, sempre tendo em vista a inovação e a qualidade do serviço prestado. “Estamos bem vistos no mercado e é assim que pretendemos continuar”, termina Pedro Silva.

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