H.M Hair & Body Concepts: “A minha profissão, é transformar e oferecer confiança”

As iniciais de Hélio Marques dão nome a um dos cabeleireiros de referência na capital alentejana. Falamos do H. M. Hair & Body Concepts, um espaço onde se pode entregar aos cuidados de quem percebe do assunto. A inovação e a criatividade são o mote para corresponder às necessidades mais exigentes da beleza e do bem-estar.

As luzes discretas do interior denunciam o espaço, despertam a curiosidade e atraem olhares para uns exíguos metros quadrados, na rua Rua Serpa Pinto, de Évora. É o H. M. Hair & Body Concepts, um dos mais recentes salões de cabeleireiro da cidade, onde vale a pena parar. Hélio Marques é o responsável por esta obra, depois de sete anos a trabalhar em salões de referência, em Lisboa, decidiu apostar naquilo que mais ama fazer. Natural da cidade de Setúbal, foi em Évora que, em 2014, abriu as portas do seu salão. “Minha família mudou-se para cá e por consequência decidi escolher esta cidade para o meu negócio. Depois de um rigoroso estudo de mercado entendi que podia ter uma oferta diferente”, explicou.
O gosto pela arte de cabeleireiro vem desde pequeno, no entanto Hélio Marques sublinha a sua passagem pela Cepab (Centro de Ensino dos Profissionais de Arte e Beleza), onde se formou. “Foi lá que reforcei e afinei o gosto que tinha, até porque os formadores nos vão cativando ao longo de todo o curso”. É precisamente na formação que o jovem cabeleireiro procura se diferenciar. “Todos os anos vou a formações, sejam em Portugal ou fora. No fundo, o conhecimento é o que nos vai diferenciar. É necessário estar sempre a par das novas tendências da moda, sendo que são muito efémeras e variáveis entre as várias faixas etárias” realçou Hélio.
O salão representa marcas importantes como a Montibello, a L’Oreal e a Redken (com representação exclusiva na região). Num estilo que varia entre o urbano e o mais clássico, as marcas são essencialmente uma primeira mostra de confiança com o cliente. “A Redken é uma marca de Nova Iorque que representamos com exclusividade. A própria marca é muito exigente e escolhe os salões apenas depois de avaliar o trabalho que estes fazem. Por isso mesmo, esta representação é, por si só, uma montra daquilo que fazemos”.

Atendimento personalizado
Há cabeleireiros onde nem só os pentes e as tesouras protagonizam a história. Hélio Marques pega na tesoura como um pintor pega no pincel – a relação, entre outras, está no gosto e na criatividade que ambas as artes exigem. Para além da parte técnica e do corte em si, existem outras atenções a ter. “É preciso respeitar a sensibilidade dos clientes e ter um sentido estético”, sublinhou Hélio.
A forma de trabalhar é bastante distinta, seja pela classe e bom gosto, mas também pelo quase serviço de consultoria estética que desenvolve com os seus clientes. “Primeiro é preciso entender aquilo que o cliente quer. Temos o cuidado de saber o porquê do corte de cabelo e da mudança, depois dou a minha sugestão informando, por exemplo, o que o próprio corte vai realçar. Dentro do contexto podemos sugerir algo que mostre exclusividade para o nosso cliente”, reforçou.
O salão de cabeleireiro funciona essencialmente por marcação, uma metodologia implementada para criar conforto e disponibilidade a quem confia nos seus serviços. Consciente da importância da estética para o bem-estar pessoal, Hélio Marques concluiu assegurando a sensibilidade necessária para dar confiança aos seus clientes: “um bom corte pode transformar por completo uma pessoa, seja no sentido estético ou psicológico. Por essa razão assumimos a responsabilidade de dar confiança aos nossos clientes”.

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