Sorvimbela: Inovação – grande aliada da mudança e do crescimento

A Revista Business Portugal esteve à conversa com Pedro Oliveira, CEO do Grupo Sorvimbela. Com 12 anos de existência e experiência em administração de condomínios e limpezas profissionais o grupo encontra-se em franca expansão.

 

2018 foi um ano de mudanças, concretizações e crescimentos. “Desde março aumentámos exponencialmente o negócio. Com esse crescimento sentimos a necessidade de ter um acréscimo de instalações para melhorar os espaços de trabalho dos nossos colaboradores das diferentes áreas de negócio e para torná-lo mais agradável para clientes e fornecedores”, explica o CEO.

Desde 2017, Pedro Oliveira aposta na inclusão de empresas de administração de condomínios no grupo, tendo sido a Link Condomínios a pioneira, trabalhando a par da Sorvimbela – Limpeza e Gestão de Condomínios. No entanto, continua a lamentar a falta de legislação para a profissionalização do setor e a falta de rigor e controlo por parte de empresas que prestam este serviço.

Profissionalização e reconhecimento

Este ano, a área da formação posicionou-se como um dos maiores crescimentos do grupo. A ARPO Solutions, nascida para gerir projetos formativos para empresas, é o principal motor para o desenvolvimento de competências dos colaboradores do grupo.

“O passo que estamos a dar nesta vertente tem como objetivo alargar as oportunidades de evolução profissional. Fundamentalmente alinhado com os objetivos de carreira, temos já um plano de formação para os nossos colaboradores pensado para colmatar gaps e desenvolver competências”, explica.

A formação visa melhorar o desempenho dos colaboradores do grupo e formar possíveis futuros colaboradores, desempregados e até mesmo colaboradores de outras empresas. “Geralmente, as pessoas que se inscrevem para trabalhar nas limpezas são pessoas que não têm experiência em limpezas fora da sua casa ou, no máximo, fazem limpezas em casas particulares ou condomínios. No entanto, não têm conhecimento técnico para executar um serviço profissional de limpeza”. É também importante entender-se que é preciso competências técnicas e dominar profundamente os conhecimentos específicos para trabalhar neste ramo. “Trabalhamos com produtos químicos e, para tal, é importante saber manuseá-los e aplicá-los da forma mais correta e sem riscos para pessoas e bens”. Mais ainda, as pessoas que se inscrevem para trabalhar são, muitas vezes, pessoas com pouca confiança, pouca autoestima e sem grandes objetivos. No entanto, é importante para Pedro Oliveira que exista uma mudança deste paradigma. As formações são idealizadas também para que as pessoas se respeitem a si mesmas e tenham orgulho da profissão que exercem.

“O que reparamos, muitas vezes, é que os nossos colaboradores têm uma necessidade de valorização pessoal. Trabalhamos com um processo de avaliação com atribuição de prémios de desempenho para quem tenha avaliações mais elevadas. Vamos implementar também o reconhecimento do funcionário do mês.”, refere. Pedro Oliveira deixa bem claro que não chega dizer que fizeram um bom trabalho, é essencial que esse reconhecimento seja público e que todos saibam que aquela(s) pessoa(s) se destacou(aram) positivamente.

Portugal ainda não está ao nível de outros países perante esta profissão. “Queremos tornar esta profissão apetecível, desmistificar e quebrar a vergonha que ainda se sente. Existem portugueses que não se importam de trabalhar nas limpezas no estrangeiro, mas cá recusam-se ou é a última opção.”

Para além desta ideia, Portugal enfrenta ainda o preconceito de género na medida em que ainda é uma profissão que se diz “feminina” e em que os homens pouco participam. “Em Portugal ainda é preciso dar o salto.”, explica.

Inovação e Tecnologia

No setor das limpezas, o Grupo Sorvimbela aderiu a um sistema de comunicação das ordens de serviço que junta todos os colaboradores numa plataforma, permitindo um controlo mais eficaz dos trabalhos a desenvolver ao longo do dia. “Uma aplicação onde todos os colaboradores registam as atividades desenvolvidas durante o serviço como: percurso até chegar ao cliente, horas de entrada e de saída, lista de tarefas a desenvolver, fotografias do serviço e assinatura de clientes”, explica salientando ainda que esse registo é automaticamente enviado ao cliente.

No que toca ao setor da administração de condomínios, assim como também no das limpezas, uma nova aplicação já está a ser criada e vai permitir uma resposta mais rápida e com um único canal de comunicação. “Pretendemos melhorar os nossos serviços através de uma aplicação em que todos os clientes possam comunicar eventuais ocorrências através de texto e fotografias. Automaticamente é lançado um alerta para os nossos colaboradores e inicia-se o processo de resolução dessa situação. Esses clientes terão acesso, ao minuto, das tarefas que estão a ser executadas, dos meios ativados e do ponto da situação, mesmo envolvendo empresas terceiras.”, explica.

O ano que se avizinha

O CEO desvenda que está previsto que seja um ano em que voltam a prestar o serviço de Car Service (limpeza e manutenção automóvel). Já existem propostas em cima da mesa sobre a forma como o mesmo poderá ser prestado.

Quanto aos Facility Services, para além dos serviços de limpezas profissionais, haverá uma aposta maior na área da manutenção de edifícios e prestação de serviços integrados a outras empresas.

O ano de 2019 vai certamente consolidar este crescimento e trazer novos projetos para o Grupo Sorvimbela.

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