20 anos marcados pela qualidade

O ano de 2017 representou para o Grupo Monteiro um momento de viragem com a mudança de instalações e ampliação de serviços, únicos em Portugal. No 20º aniversário da empresa, Anabela Luz, administrativa e braço direito do sócio-gerente António Monteiro, realça um balanço muito positivo resultado da primazia pela qualidade do serviço.

Em 2021, o Grupo Monteiro comemora 20 anos de uma história marcada pelo profissionalismo e serviço de excelência, que fez com que a empresa se demarcasse no sector. Que balanço faz deste percurso e quais os princípios orientadores do vosso sucesso?

O balanço tem sido muito positivo. É evidente que com a situação da Covid-19, veio abalar e colocar impor alguns medos, mas tem corrido bem. Colocamos a qualidade do serviço sempre em primeiro lugar, porque para nós é inadmissível haver uma reclamação de um serviço mal-executado e, por isso, estamos sempre atentos às necessidades do cliente. Para além disso, esta é uma empresa familiar em que todos os serviços passam pela supervisão do administrador que é exigente com tudo, desde a limpeza do espaço à execução do serviço e, isso, faz com que se minimize os erros. O melhor que nos pode acontecer é ouvirmos comentários como “se lavou no Monteiro não é preciso verificar”, é sinal de que o cliente confia no nosso trabalho.

António Monteiro e Anabela Luz, Administrador e Administrativa

Volvidas duas décadas, hoje o Grupo Monteiro é constituído também pela Monteiro – Parque e Reparações de Contentores. Quais os objetivos que estiveram inerentes à sua criação?

A Monteiro- Parque e Reparações surgiu no momento da mudança de instalações, em 2017, para Perafita, no concelho de Matosinhos, a sede atual da empresa. Onde estávamos não tínhamos espaço para tal, e com a mudança de instalações, achámos que faria todo o sentido ter esse serviço. Em Portugal não há, mas já tínhamos conhecimento da existência lá fora, do serviço On-Stop-Shop, ou seja, o cliente no mesmo espaço consegue ter todos os serviços e, consequentemente, reduzir custos e despesas de transporte e de tempo.

A evolução do mercado e a mudança de instalações, impulsionaram a diversificação da oferta de serviços. Atualmente quais os serviços disponibilizados? Novas exigências surgiram com o crescimento de negócio e a mudança para um espaço maior, justificando-se o investimento em máquinas que se refletisse na rapidez e eficiência do serviço, que, hoje, são a prioridade?

Atualmente, os nossos serviços abrangem tudo o que envolve o contentor, como inspeções periódicas, reparações, serviços de limpeza, aquecimento de cisternas e de contentores, bem como desinfeção de frigoríficos. Estamos preparados e equipados para todos esses serviços. O importante, sobretudo, é a eficiência do serviço. Relativamente aos investimentos, apostamos em diversas máquinas para dar uma resposta capaz a todos os nossos clientes, em todas as áreas de serviço.

Sendo uma empresa que trabalha muitas vezes com produtos tóxicos e poluentes, houve desde sempre uma responsabilidade ambiental. Para além de se afirmar com uma referência na Europa, o Grupo Monteiro segue todos os protocolos ambientais e de segurança utilizando apenas produtos certificados?

Nós lavamos todo o tipo de produtos e para tal, dispomos de uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais), com duas estações de tratamento: uma de físico-químico e outra de tratamento biológico, que respondem às leis exigidas no mercado. Estamos equipados e temos materiais que nos permitem trabalhar com todo o tipo de produtos.

Relativamente aos vossos clientes que, muitas vezes, vos procuram pela satisfação de outros, são principalmente nacionais ou a empresa têm-se vindo a destacar, cada vez mais, além-fronteiras?

Atualmente, o nosso maior volume de clientes é internacional. Claro que com a pandemia, o paradigma alterou-se. Fazemos muita pesquisa de novos clientes, embora já estejamos a trabalhar com os maiores deste meio. Mas quando aparece um cliente novo, muitas vezes, é porque lhes falaram do nosso serviço. A nível nacional não existe nada comparável ao Grupo Monteiro e temos o feedback de clientes que conhecem outras empresas do género, noutros países, que nos dizem que estamos ao nível dos melhores e, para nós, é um grande orgulho.

Analisar o mercado e ouvir cada cliente é fundamental para perspetivar novos investimentos? A curto prazo, o futuro passa por um crescimento sempre com investimentos conscientes?

Estamos sempre atentos às novas tecnologias e a todas as leis que são exigidas, nesta área. Se há algum cliente nos solicita alguma informação sobre um serviço que ainda não temos, procuramos ir ao encontro das suas expectativas e, se for o caso, investimos em nova tecnologia. Estamos aqui para arregaçar as mangas e a lutar por mais 20 anos!

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