3DWays: Inovação e empreendedorismo

Criada em 2016, a 3DWays nasce pelas mãos de Francisco Tenente com o propósito claro de proporcionar ao mercado e aos seus clientes uma solução que permite, simultaneamente, reduzir custos de produção, manutenção, em recursos humanos especializados e aumentar a capacidade produtiva com grande valor acrescentado.

Licenciado em Engenharia Eletrónica pelo Instituto Superior Técnico, Francisco Tenente sempre gostou de invenções e soluções, por isso pela sua experiência de campismo, lembrou-se de desenvolver uma ventoinha para tendas de campismo que ligasse automaticamente com o calor. Como não conseguiu chegar a uma solução, decidiu contratar uma empresa de desenvolvimento de produto que também desenvolvia impressoras 3D e ficou fascinado, porque “percebi que aquela máquina poderia construir não só a minha ventoinha, como qualquer produto, com a vantagem que, em termos de preço, era bastante acessível quando comparada com as tecnologias de fabrico tradicionais”, realça.

Assim, adquiriu quatro impressoras 3D e, juntamente com o seu sócio João Rosa, decidiu criar 3DWays, que numa fase inicialmente dedicou-se à impressão de acessórios personalizados para o airsoft e, num espaço de um ano e meio, “desenvolvemos cerca de 850 produtos para esse mercado e estávamos a vender para todo o mundo através do Facebook”, refere Francisco Tenente, sublinhando a capacidade instalada para produzir produtos com alta qualidade e resistência, de forma rápida e com materiais diferentes.

Mais tarde, a 3DWays criou uma estratégia e um modelo de negócio assente no desenvolvimento de impressoras 3D de gama profissional, controláveis remotamente, disponibilizando uma fábrica nas instalações dos seus clientes totalmente operacional 24h por dia sem ter necessidade de know-how em impressão 3D. “Trabalhamos com fabricantes de impressoras 3D já estabelecidos no mercado, ajudando-os a melhorar as suas impressoras de acordo com o que o mercado pede, incluímos o nosso software de controlo remoto e de gestão de produção, disponibilizando ao cliente uma solução de qualidade e excelência”, advoga o CEO da 3DWays, sublinhando a permanente atualização e a constante vontade em inovar.

Uma equipa jovem com grande experiência em impressão 3D, com elevado know-how tanto na construção de máquinas como de teste de materiais diferentes e no desenvolvimento de produto são os principais elementos distintivos da 3DWays, refere Francisco Tenente, lembrando que até hoje a empresa já desenvolveu mais 1.500 produtos, detém mais de 15 mil horas de impressão e disponibiliza soluções à medida do cliente com alto valor acrescentado.

Desafios e competitividade

Já no final do presente ano deu-se a mudança da sede da empresa para o edifício do ISQ onde, segundo Francisco Tenente, o “objetivo é desenvolver negócio em conjunto e criar um processo para certificar produtos impressos”. Este é um passo de extrema importância para que a 3DWays consiga ajudar os seus clientes a certificar produtos altamente personalizados tais como próteses dentárias.

O grande desafio até hoje foi encontrar a “equipa perfeita”, mas conseguiu reunir desde há um ano uma equipa estável e altamente eficiente, contudo salienta que captar recursos humanos para a área de impressão 3D é difícil, por isso mesmo a empresa dá formação, no sentido de criar a próxima geração de engenheiros de impressão 3D.

Os desafios para 2019 passam pela internacionalização, já que a 3DWays tem projetos em Cabo Verde, Índia e Brasil, países com realidades e culturas diferentes, mas que Francisco Tenente espera que possa ser uma boa experiência de aprendizagem e crescimento.

You may also like...

This will close in 0 seconds