“Sempre soube, de forma muito clara, qual o caminho a seguir”

No contexto da liderança no feminino, a Revista Business esteve à conversa com Cidália Ferreira, CEO da Opticalia – Esonor, uma líder que se tem destacado pelo seu papel à frente de uma das principais redes de ópticas do país. Assumindo-se uma mulher determinada e lutadora com foco nos seus objetivos, Cidália partilha a sua experiência e visão sobre a liderança.

 

 

 

Cidália Ferreira, CEO

 

 

Quais foram os momentos mais desafiantes e gratificantes ao longo deste percurso? Como conseguiu manter a motivação e a visão clara para o crescimento contínuo da sua empresa?

Sempre fui uma mulher determinada e lutadora com foco nos meus objetivos, independentemente da sua dificuldade.

A viragem na minha vida deu-se a partir do momento em que deixei a empresa onde trabalhava (1997) e me lancei como empresária num mundo de grande competitividade e exigência.

Ao longo do meu percurso profissional sempre existiram etapas e metas a superar, mas o gosto pelo desafio de abraçar novos projetos sempre me motivou a ir mais além. Não sou uma mulher de medos ou inseguranças, até porque a vida sempre me provou que quando somos fortes e confiamos em nós próprios e no nosso trabalho, conseguimos sempre ir mais longe.

Durante toda a minha vida, sempre soube de forma muito clara, qual o caminho a seguir, assim, apostei na minha formação académica e em conseguir experiências diferentes e enriquecedoras, o que me permite ainda hoje continuar motivada e com objetivos bem definidos na linha do tempo. Sou uma pessoa pragmática, determinada, confiante nas minhas capacidades e eficaz na concretização dos meus objetivos.

Quais são os principais desafios que as mulheres líderes e empreendedoras enfrentam atualmente no setor empresarial? Como tem enfrentado esses desafios na sua própria carreira e que conselhos daria a outras mulheres que aspiram a cargos de liderança?

Os principais desafios que as mulheres hoje enfrentam no setor empresarial, são os mesmos que os homens, logo não me parece correto rotular com base no sexo estes mesmos desafios.

O que importa é termos uma noção clara das ideias-chave para o sucesso, ou seja, pensamento e decisões rápidas e assertivas, flexibilidade, saber ouvir os outros, gerir o tempo e as prioridades na vida profissional e familiar, formar boas equipas, ter as pessoas certas nos lugares certos e, acima de tudo, ter tempo para mim para que todos os dias possa reinventar os meus negócios.

Como vê a evolução do mercado ótico nos próximos anos e que estratégias pretende implementar para continuar a diferenciar a Opticalia da concorrência e manter o crescimento sustentável da empresa?

O mercado ótico em Portugal e no mundo será sempre um mercado em expansão, pois atualmente a necessidade de correção visual surge cada vez em idades mais precoces e é transversal a todas as faixas etárias, pois a saúde visual e a qualidade da mesma proporcionam qualidade de vida e são fundamentais para o desempenho profissional num mundo cada vez mais tecnológico e digital. Em 2050, estima-se que cerca de 50% da população mundial será míope, logo a necessidade de correção visual será cada vez mais necessária, assim como trabalhar na prevenção de doenças oculares de forma precoce e sensibilizar todos para a importância da saúde visual. A prevenção, a sensibilização e a correção visual são e serão cada vez mais os três conceitos-chave associados à evolução do mercado ótico em Portugal e no mundo.

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