Restaurante Páteo do Faustino/ Restaurante Midi: Um “Páteo”com história e personalidade
“É a casa mais popular de Torres Vedras”. Assim, poderíamos começar por descrever o Páteo do Faustino, espaço que lhe apresentamos nesta edição. A história é antiga e começou a ser escrita por António Faustino Ferreira há 30 anos.
Páteo do Faustino
O que começou com uma pequena taberna e mercearia no bairro é hoje uma referência gastronómica na região Oeste. Abílio Ferreira e sua esposa, Arcinda Ferreira, são segunda geração de continuidade deste ramo, que foi sempre crescendo em função do volume de clientes. São eles os ícones que fizeram do Páteo do Faustino “um sítio de referência e de paragem obrigatória em Torres Vedras”. Paulo e Cristina Carvalhal, neta do fundador, assumem a terceira geração desta casa, onde a cozinha tradicional portuguesa é rainha. Com três pratos diários diferentes, o Páteo do Faustino prima pela frescura dos alimentos e na sua cozinha só entra carne e peixe frescos, vindos, diretamente, de fornecedores locais. O bacalhau à casa e o cozido à portuguesa são os ex-líbris da casa e os pratos que mais atraem clientes ao fim de semana. À sublimidade da gastronomia junta-se a excelência dos vinhos portugueses, sobretudo da região de Lisboa, que aqui assumem especial destaque. Consideradas por muitos a melhor parte das refeições, as sobremesas caseiras do Páteo do Faustino primam pelo sabor. Se por um lado a tarte de pastel de feijão faz jus à qualidade da doçaria regional, as opções mais sofisticadas enchem a boca e os olhos de quem as prova. Paulo Carvalhal não tem dúvidas ao afirmar que o Páteo do Faustino é “um sítio de paragem obrigatória em Torres Vedras”. Com qualidade (com)provada o Páteo do Faustino está, presentemente, a efetuar uma remodelação total, de forma faseada, de modo a garantir a melhoria de condições a todos os clientes e a continuidade do bom serviço, tendo-lhe sido, mais uma vez, atribuído o estatuto de PME Líder e Excelência 2018.
Restaurante Midi
Com um conceito inovador e contemporâneo, o Restaurante Midi foi “uma lufada de ar fresco” para Torres Vedras. E o que surgiu como uma novidade em 2009, rapidamente, se tornou uma referência na região. Paulo e Cristina Carvalhal são os rostos por detrás deste espaço que tem feito as delícias dos amantes do bom garfo. Com uma gastronomia distinta, no Restaurante Midi a comida tradicional portuguesa é acompanhada pelo requinte da cozinha gourmet.
Os fãs de boa comida podem contar com quatro pratos do dia diferentes, todos os dias da semana, bem como o cabrito assado no forno e o bacalhau com broa – prato já premiado – aos fins de semana, a que se juntam os peixes grelhados, marisco e pratos vegetarianos, feitos a partir de carne, peixe e legumes frescos. Aqui, as sobremesas são caseiras – com destaque para o pastel de nata – e a carta de vinhos é composta, unicamente, por vinhos portugueses.
A experiência é ainda complementada pelo ambiente sofisticado e acolhedor do espaço, que convida ao desfrute de bons momentos. Ao jogo entre o preto e branco juntam-se as inscrições nas paredes que abrem o apetite para os sabores da sua cozinha.
O balanço da última década não podia ser mais positivo e é com agrado que Paulo Carvalhal afirma que o Restaurante Midi é uma “referência em Torres Vedras”, tendo-lhe sido já atribuído o estatuto de PME Líder e Excelência 2018.