Restaurante/ Cervejaria Búzio: Cozinha com sabor a mar
Dina Mateus Cruz, Vítor Cruz e Luís Mateus são os gerentes do Búzio – Restaurante e Cervejaria, fundado por Alberto Mateus, há 60 anos. Restaurante familiar, enraizado na pacata vila da Praia das Maçãs, Sintra, avista o alto da vigia e o mar, nos dias mais revoltos, através das suas enormes janelas.
Alberto Mateus, fundador do restaurante, e pai de Dina e Luís Mateus aventurou-se ao abrir uma pequena cervejaria na praia, em 1959. Passados 60 anos é a terceira geração que assume o comando do atual Búzio – Restaurante e Cervejaria. “O negócio começou com os meus pais. Abriram uma pequena cervejaria, passados uns anos ampliaram para este espaço de forma a poder albergar os 130 lugares da sala de refeições e a cervejaria é onde, atualmente, está instalada a nossa garrafeira”.
Os irmãos cresceram nesta casa, acompanhando o evoluir da mesma. “A nossa realidade sempre esteve ligada ao restaurante que, atualmente, gerimos com a ajuda do meu marido, Vítor Cruz e já temos a terceira geração a trabalhar connosco, o que é um ótimo presságio de continuidade deste negócio familiar”.
O balanço de 60 anos de atividade é descrito com um sorriso. “Tem sido muito gratificante, trabalhoso e, por vezes, difícil, mas é um negócio familiar e fazemos questão de que se mantenha dessa forma, porque temos privilégios a que poucas pessoas têm acesso. O meu pai almoçava e jantava sempre com os filhos e o mesmo aconteceu com os netos, porque quando as atividades terminavam todos rumavam ao restaurante e estávamos diariamente juntos, em família”.
O mesmo lema se aplica aos funcionários “Fazem parte da família! O Espinha (como é conhecido), que é o meu padrinho de batismo, trabalhou nesta casa até aos 70 anos e continua a visitar-nos com frequência. Mantemos os mesmos funcionários, o que é muito vantajoso para nós, porque eles sabem as regras da casa, os usos e costumes e é uma segurança para os clientes, uma vez que garantimos que o serviço e a qualidade a que estão habituados se mantém”. Os clientes, como não podia deixar de ser, também são os mesmos “e os funcionários já conhecem as suas preferências e apesar do restaurante estar localizado num ponto turístico muito procurado. Primamos por manter um ambiente familiar, com clientes portugueses assíduos (alguns já na quarta geração), mas também recebemos muitos estrangeiros que se tornam conhecidos”.
O que futuro reserva, os nossos entrevistados não sabem, mas afirmam que a carta se vai manter tal como está e apenas alteram os pratos do dia com opções que não serão encontradas na carta. “Cozinhamos de forma tradicionalmente portuguesa, não descaraterizamos a matéria-prima e primamos por garantir a qualidade de todos os produtos com que cozinhamos, por isso é que a maioria dos nossos clientes simplesmente não olha para a carta, opta por pedir o que mais gosta de comer porque (re)conhece a nossa qualidade”.
A continuidade de um negócio familiar que completa 60 anos em 2019, é mote para nos revelarem que a terceira geração começa a dar os primeiros passos na gestão do restaurante, enquanto isso, a segunda geração do Búzio mostra-se orgulhosa do negócio que gerem ao recordarem os anos de dedicação ao projeto criado por Alberto e Fernanda Mateus.