PSICOLOGIA AO SERVIÇO DO AUTOCONHECIMENTO

SONY DSC

SONY DSC

Foi no seu consultório em Lousada que, em entrevista à Revista Business Portugal, a Psicóloga Sandra Silva nos deu a conhecer o projeto que iniciou em janeiro de 2019. Com a convicção de que o ser humano é complexo, mas interessante quando aprofundado, a nossa entrevistada explica a importância de nos conhecermos e qual o papel da Psicologia no quotidiano das pessoas.

O passado profissional da nossa entrevistada foi pautado por formações, a par com atividades de outras áreas que não a psicologia, mas movida pela ambição de querer algo mais, em janeiro do ano passado, Sandra Silva decidiu dar um passo em frente. “Resolvi avançar com um projeto criado por mim, com crianças que têm dificuldade em aprender. Essas crianças com quem trabalho não têm um défice cognitivo, mas não conseguem acompanhar a turma, por alguma razão. Faço jogos didáticos para abordar a matéria de outra forma, que não a tradicional, o que faz com que as crianças fiquem mais motivadas na escola, mais motivadas para aprender e tenham melhores resultados”, explica.
No início do projeto, a nossa entrevistada prestava serviço ao domicílio, concentrando-se num grupo reduzido de crianças. A procura foi aumentando e a Psicóloga começou a ser abordada por outro tipo de população, criando a necessidade de ter um espaço físico, que lhe assegurasse capacidade de resposta e foi então que, em outubro passado, abriu o seu próprio consultório, onde hoje presta serviços de Consulta Psicológica, Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional, Intervenção Psicopedagógica e Estimulação Cognitiva. Para além disso, trabalha em parceria com a Junta de Freguesia de Maceira e Junta de Freguesia de Aveleda, ambas em Lousada, e com um Centro de Estudos em Amarante, no âmbito do projeto inicial e em articulação com as respetivas escolas do 1.º ciclo.
Ciente de que a Psicologia ainda é vítima de algum estigma por parte da sociedade, Sandra Silva assegura que as mentalidades começam a mudar, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “Ainda há a ideia de que a Psicologia é para pessoas depressivas, mas a Psicologia serve, precisamente, para evitar isso. Esta é uma área preventiva, mas, muitas vezes, é encarada como uma medida de atuação a curto prazo. Uma pessoa saudável pode e deve fazer terapia, porque esta ajuda-nos a conhecermo-nos. A base da Psicologia é essa mesmo, porque, muitas vezes, nós não nos conhecemos. O mais complicado é olharmos para dentro de nós”.

“Quem conhece os outros é sábio, quem conhece a si mesmo é iluminado.”
– Lao Tse

É importante promover a saúde mental
“Se eu não estou bem psicologicamente, não posso estar bem com o que me rodeia”, começa por explicar a Psicóloga Sandra Silva. A nossa saúde mental pode mesmo afetar o nosso bem-estar físico, “por isso, é importante que o nosso trabalho seja feito em conjunto com as diferentes áreas da saúde, embora nem sempre haja essa possibilidade. É de salientar a importância da Ordem dos Psicólogos, que tem trabalhado no sentido de mudar o panorama, mas seria necessária uma reformulação no Sistema Nacional de Saúde, a maior parte dos Psicólogos trabalham em contexto privado”, defende Sandra Silva, que acrescenta ser fundamental haver uma relação de empatia entre o profissional e o paciente.
Em jeito de conclusão, a nossa entrevistada afirma que “o papel do Psicólogo é ajudar a pessoa a conhecer-se. É isso que nos diferencia, o autoconhecimento”. Sandra Silva Psicologia promete continuar a ajudar quem procura os seus serviços, por isso, se sente que precisa de ajuda, não se retraia

You may also like...