EXIGÊNCIA E DEDICAÇÃO

É no coração de Lousada que pode encontrar o Centro Especializado Medicina Dentária, centro clínico que disponibiliza um serviço diferenciado e de confiança aos seus pacientes. Em entrevista à Revista Business Portugal, os médicos dentistas Bárbara Areal, Marco Rodrigues e Paulo Campos, dão a conhecer o projeto que muda e melhora o sorriso dos lousadenses.

O CEMD tem uma forte presença no mercado de Lousada, tendo já vários anos de experiência. Como tem sido a consolidação da empresa?           

Tocou num ponto interessante, nós não nos vemos como uma empresa, mas sim como uma clínica que presta serviços de saúde. Fazemos a nossa gestão financeira de acordo com os nossos protocolos clínicos e não o contrário, como infelizmente acontece na grande parte das unidades de saúde atuais. Não obstante, a clínica tem tido um crescimento constante ao longo destes últimos 17 anos, sustentado na satisfação dos nossos pacientes, que nos vão referenciando a familiares e amigos.

Quais são as principais áreas de atuação da clínica?

Somos uma equipa interdisciplinar que cobre todas as áreas da medicina dentária. Existe um planeamento geral, no que diz respeito à saúde do paciente, para depois se pensar em eventuais melhorias estéticas. Por conseguinte, os pacientes são encaminhados para cada área de especialidade. A Odontopediatria é responsável pelo atendimento dos mais pequenos, damos muita importância à higiene oral e apostamos muito na prevenção. Os nossos profissionais fazem atualização constante de conhecimento nas áreas de Implantologia, Periodontologia, Ortodontia, Estética Dentária, Endodontia (desvitalização de dentes) e Reabilitação Oral.

O vosso sucesso deve-se a uma equipa multidisciplinar e com um vasto know-how. A aposta na formação é uma constante?
Sem dúvida. Esta foi sempre a nossa grande aposta e o que nos diferencia. Garantimos que os nossos profissionais frequentam, anualmente, tantos congressos como cursos de formação pós-graduada, cada um direcionado para a sua área.

Concordam que também é fundamental acompanhar as novas tecnologias, sendo esta uma área que não para de evoluir?
Sim, mais do que isso é importante perceber como aplicar as novas tecnologias. Adquirir os equipamentos por si só não traz grande benefício, pelo contrário, pode inclusivamente ser problemático no dia-a-dia. Temos, ao longo do tempo, adquirido tecnologia de ponta nas várias áreas de especialidade, sustentando o seu uso em formação especifica. Desta forma, o nosso corpo clínico tem à sua disposição tecnologias que, para além de elevarem a qualidade dos tratamentos, também oferecem um maior conforto aos pacientes.
Temos integrado na clínica um estúdio fotográfico, que nos auxilia no planeamento digital do sorriso e podemos ainda destacar a recente aquisição do scanner intraoral, que permite realizar impressões em 3D da cavidade oral essenciais nas áreas da Ortodontia (tratamentos com alinhadores Invisalign) e na Reabilitação Oral. Desta forma, temos mais previsibilidade e efetividade nos resultados dos nossos tratamentos, garantindo assim mais conforto ao paciente por eliminarmos o procedimento das moldagens.

As parcerias são uma aposta do CEMD?
No que diz respeito a parcerias com seguradoras, fomos obrigados a abdicar das mesmas há vários anos, pois aquilo que se constatou foi que o trabalho clínico era condicionado por esses acordos, dificultando o correto tratamento dos casos clínicos.

Ainda há pessoas que se retraem numa ida ao dentista. Considera que o papel dos profissionais faz a diferença ao criarem um ambiente confortável e descontraído, nomeadamente para as crianças?
Claro que sim. A Odontopediatria é área da Medicina Dentária que trata os mais pequenos e é uma das nossas grandes apostas. Temos um espaço dedicado para os mais pequenos “Vamos sorrir, Mamã?”, porque acreditamos que estes merecem um atendimento especial. Realizamos uma consulta direcionada para a grávida, onde tudo começa, e mais tarde, com o aparecimento do primeiro dente, iniciamos o acompanhamento dos mais pequeninos. A prevenção e a realização de procedimentos minimamente invasivos são a nossa prática diária nesta especialidade. Em casos extremos, temos a possibilidade de realização de procedimentos dentários em bloco cirúrgico, em meio hospitalar.

O que distingue a vossa clínica das demais e faz com que os lousadenses escolham este local para tratar a saúde oral?
Sendo a nossa filosofia focar-nos na saúde oral do paciente, as pessoas sentem que o plano de tratamento que lhes é proposto é elaborado com base naquilo que necessitam verdadeiramente. Fazemos um atendimento personalizado e, tal como referimos anteriormente, contamos com profissionais altamente qualificados, que fazem os pacientes sentirem confiança.

O futuro do CEMD passa pela constante aposta na inovação e qualidade? Há alguma novidade para breve?
Como clínica de referência, queremos continuar na liderança. Temos planeado, para muito em breve, a aquisição de um tomógrafo digital, que vai permitir um diagnóstico mais preciso e mais rápido.

You may also like...