Predipalma: Construção de Excelência distinguida como PME Mais Crescimento
Já lá vão mais que duas décadas desde que Luís Gandra e Serafim Gandra fundaram a Predipalma, uma empresa vocacionada para a construção e comercialização de imóveis na região do Grande Porto. Atualmente é reconhecida como PME Excelência, com notoriedade para o crescimento registado no último ano.
O início do milénio marcava a consolidação da Predipalma, uma empresa familiar com valores de proximidade com os clientes e fornecedores. Luís Gandra e o pai, Serafim Gandra, desde sempre estiveram ligados à área da construção civil. Os vários anos de experiência profissional deram-lhes o know-how necessário para, no ano de 1995, criarem a uma empresa que se tornaria uma referência na região do Porto. “Na altura houve a oportunidade de desenvolver um projeto empresarial pessoal com bases inovadoras e distintas das demais do mercado. O foco foi desde início os clientes, até porque na altura não havia essa preocupação”, contou Luís Gandra.
A Predipalma é uma empresa com duas bases diferenciadas, embora diretamente relacionadas: a construção e a mediação de imóveis. Com uma visão ampla sobre as oportunidades de investimento na região do Grande Porto, o objetivo da empresa é construir e vender os próprios imóveis, criando uma relação direta com o cliente, controlando assim todo o processo e garantindo a qualidade profissional que os distingue.
Este é um negócio “que exige um constante acompanhamento do mercado”, sublinha Luís Gandra. Com esta necessidade, o sucesso da empresa prende-se entre outros fatores, à visão empreendedora dos administradores, tendo como segredo a realização de investimentos com sucesso. “Fazemos o estudo de mercado baseado no nosso trabalho e, essencialmente, dos nossos agentes de mercado. Com isso temos a perceção daquilo que o mercado procura. É com base no serviço de imobiliária da empresa que projetamos os investimentos e que reforçamos as bases necessárias para aquilo que é o nosso principal núcleo, a construção”, reforçou Luís Gandra.
Atualmente com uma equipa de mais de 30 colaboradores, a Predipalma recorre à subcontratação de serviços para completar com rigor as suas obras. Esta pareceria garante à empresa a realização das suas obras com a garantia de qualidade e de confiança.
O mercado
A construção civil abre inúmeras oportunidades de investimento. A região do Grande Porto tem acompanhado a valorização do setor imobiliário que Portugal tem sentido. A seguir esta tendência desde a sua génese Luís Gandra frisou o crescimento da procura pela compra de casa nos últimos anos: “é notório que o mercado imobiliário tem crescido, há confiança e abertura por parte da banca, o que tem tornado favorável a compra de imóveis”.
A Predipalma tem atualmente mais de 350 frações construídas, espalhadas por toda a cidade Invicta: “estamos concentrados apenas na região do Grande Porto, mais objetivamente em Água Santas e em Ermesinde onde temos uma maior presença. Atuamos no mercado que conhecemos e isso torna mais fácil os processos burocráticos, a aprovação, a criação do projeto e também a própria proximidade com o cliente”, destacou.
Do extenso portefólio de obras assinalam-se vários condomínios de obras exemplares, comodidades irrepreensíveis e espaços verdes com piscina. O mais recente empreendimento será um condomínio fechado em Paranhos “com corte de ténis, piscina, campo de padel e condições muito favoráveis para ser um elemento diferenciador. Vai ter 100 apartamentos com e vai atingir um valor global de 26 milhões de euros”.
A crise que nos últimos anos atingiu Portugal, abalou o setor da construção civil. Todavia o trabalho constante desenvolvido ano após ano pela Prediaplma, reforçou a sua estabilidade: “nunca paramos, mesmo mediante as dificuldades, e isso permitiu-nos estar no plutão da frente assim que o mercado melhorou. Este negócio depende de oportunidades e temos de estar muito atentos a elas. Tivemos uma crise que também nos deu ensinamentos importantes, porque qualquer negócio tem as suas adversidades”.
Garantias de qualidade
O gosto pela arquitetura e design levam a equipa da Predipalma a uma constante descoberta de novos materiais e técnicas construtivas, que proporcionem ao cliente uma maior e melhor qualidade e conforto, optando sempre pela utilização de técnicas e materiais inovadores. Sempre focados no cliente e nas suas pretensões, Luís Gandra admite que uma das mais valias é o serviço de pós-venda: “depois de terminar os nossos 5 anos de garantia, independentemente de nos contactarem ou não, fazemos questão de colocar uma equipa de profissionais a fazer uma revisão geral de toda a obra”.
Com quase duas décadas de presença no mercado, a empresa é hoje reconhecida pela excelência dos imóveis que constrói e, posteriormente, comercializa. A proximidade com a banca tem sido também um elemento que oferece vantagens importantes aos clientes da Predipalma. “Temos o banco Santander como parceiro, o que nos dá vantagens únicas de crédito. Ter uma relação próxima com a área financeira permite-nos ter uma oferta importante para o nosso cliente, com vantagens únicas”, realçou.
Distinção PME Excelência – Mais Crescimento
Prova de excelência desenvolvida nos últimos anos pela Predipalma é a distinção como PME Excelência no ano de 2018. Mais do que um selo de qualidade Luís Gandra destaca a relevância deste prémio como um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos. Acima de tudo é um prémio também para os nossos colaboradores e para os nossos fornecedores, afinal, são eles o motor da empresa”.
Este prémio foi ainda elevado pela notoriedade como empresa com maior crescimento registado, um resultado que advém de vários anos de trabalho: “esta distinção vem de um conjunto de fatores. Um deles é a gestão e a aposta pessoal que fizemos no último ano. Os últimos anos são também marcados pelo arranque de alguns projetos que tínhamos desde 2009 e que apenas agora reuniram condições para serem executados. Esta condição deu-nos condições para termos um crescimento exponencial, mas é um ano que resume vários anos de trabalho e investimento. É um prémio que nos dá um especial orgulho e uma responsabilidade acrescida em continuarmos o nosso bom trabalho”, concluiu.