Picking & Packing: o Que São e Porque Automatizá-los
Tal como o pão com manteiga, o Picking e o Packing são dois conceitos que se complementam.
Fazem parte de um momento chave do processo pós-checkout de qualquer eCommerce, que consiste em selecionar os produtos para o envio, embalá-los e personalizá-los. Qualquer erro que ocorra nesta fase pode ter graves consequências.
A linha que separa estes dois conceitos é muito ténue e, por isso, são muitas vezes confundidos.
O que é o Picking
O Picking é o processo de seleção e recolha dos produtos que compõem cada uma das encomendas. Trata-se de um momento muito sensível uma vez que qualquer erro pode traduzir-se em incidências de envios, tais como o envio do produto errado ao cliente.
O Picking contempla três momentos distintos:
1. Preparação
Preparação da mercadoria para facilitar o processo de picking, como a classificação das encomendas, o planeamento das rotas de picking e dos recursos necessários, como trolleys e paletes, entre outros;
2. Recolha
Momento em que os operadores se deslocam pelos corredores do armazém para fazer a seleção e recolha dos produtos. É conveniente que sigam rotas de recolha previamente delineadas para otimizar o picking. A utilização de picking lists nesta fase, para tornar a recolha mais rápida e eficiente é essencial. A picking list deve incluir informações como o nome do produto, o SKU, o número de unidades a recolher e a sua localização exata no armazém.
3. Verificação
Verificar que está tudo em ordem com a mercadoria, e transferi-la para a área de preparação das encomendas. É nessa área que, de seguida, terá lugar o Packing.
O que é o Packing
O Packing refere-se ao processo de embalamento dos produtos para o seu posterior envio. Contempla duas questões às quais é importante prestar especial atenção:
1. Acondicionar os produtos devidamente
O primeiro passo, e provavelmente o mais importante, é o embalamento da mercadoria para envio. É essencial acondicionar os artigos devidamente para os proteger durante o transporte e garantir que chegam ao destino em perfeitas condições.
Existem vários tipos de embalagem e diferentes materiais para a proteção da mercadoria, dependendo do produto que se pretende enviar e de se o objetivo é protegê-lo de danos causados por choques ou quedas, no caso de um artigo frágil, ou se por exemplo se pretende prevenir a sua deterioração devido às condições climáticas no caso de artigos perecíveis.
É igualmente importante ter em conta a distância que o artigo irá percorrer para chegar ao destino, pois quanto mais longa for a viagem, maior será também o risco.
2. A qualidade, originalidade e personalização da embalagem.
A embalagem pode ser personalizada com o branding da sua loja para acrescentar valor à experiência de compra. Afinal de contas, é possível que esta seja a primeira vez que o cliente interage fisicamente com a sua loja online. Um dos principais pontos a ter em atenção é o público-alvo, as suas necessidades e expectativas. Por exemplo, se comercializa artigos de luxo, faz todo o sentido investir num packaging premium que espelhe a essência da marca. Por outro lado, se os seus clientes são pessoas com um elevado sentido de responsabilidade social e ambiental, é conveniente apostar em embalagens ecológicas com o menor impacto ambiental possível.
3. Quanto mais pequena for a embalagem, melhor
Ao contrário do que muitas vezes pensamos, o peso das encomendas não é o único fator responsável por portes de envio elevados. O volume é, na realidade, tanto ou mais importante.
O peso volumétrico, isto é, o espaço que a encomenda efetivamente ocupa, é uma das medidas que as transportadoras mais utilizam para definir as tarifas de envio.
Por isso, o ideal é utilizar sempre a embalagem mais pequena possível e minimizar os espaços vazios para evitar incorrer em custos desnecessários.
Vantagens de Automatizar o Picking & Packing
Tanto o picking como o packing podem ser feitos manualmente mas, cada vez mais, as empresas optam por automatizá-los para evitar erros humanos, acelerar o tempo de preparação das encomendas e reduzir os custos logísticos.
Estas são algumas das principais vantagens de automatizar estes processos:
● Poupa (muito) tempo. Por exemplo automatizar a criação de picking lists interativas que permitam digitalizar os produtos de cada encomenda até que esta esteja completa permite acelerar o seu tempo de preparação.
- Otimiza a Gestão dos Recursos. A automatização do Picking & Packing permite poupar recursos, como tempo e dinheiro, que podem ser alocados a outros processos onde façam mais falta;
- Reduz os erros. Permite eliminar os erros humanos que na gestão manual, infelizmente, são inevitáveis.
Uma das principais vantagens do ambiente digital em particular, e da tecnologia em geral, é a capacidade de aumentar a eficiência e a produtividade com menos recursos e a automatização dos processos de Picking e Packing são o primeiro passo para otimizar a gestão logística do seu eCommerce.