Picking & Packing: o Que São e Porque Automatizá-los

Tal como o pão com manteiga, o Picking e o Packing são dois conceitos que se complementam.

Fazem parte de um momento chave do processo pós-checkout de qualquer eCommerce, que consiste em selecionar os produtos para o envio, embalá-los e personalizá-los. Qualquer erro que ocorra nesta fase pode ter graves consequências.

A linha que separa estes dois conceitos é muito ténue e, por isso, são muitas vezes confundidos.

O que é o Picking

O Picking é o processo de seleção e recolha dos produtos que compõem cada uma das encomendas. Trata-se de um momento muito sensível uma vez que qualquer erro pode traduzir-se em incidências de envios, tais como o envio do produto errado ao cliente.

O Picking contempla três momentos distintos:

1.    Preparação

Preparação da mercadoria para facilitar o processo de picking, como a classificação das encomendas, o planeamento das rotas de picking e dos recursos necessários, como trolleys e paletes, entre outros;

2.    Recolha

Momento em que os operadores se deslocam pelos corredores do armazém para fazer a seleção e recolha dos produtos. É conveniente que sigam rotas de recolha previamente delineadas para otimizar o picking. A utilização de picking lists nesta fase, para tornar a recolha mais rápida e eficiente é essencial. A picking list deve incluir informações como o nome do produto, o SKU, o número de unidades a recolher e a sua localização exata no armazém.

3.    Verificação

Verificar que está tudo em ordem com a mercadoria, e transferi-la para a área de preparação das encomendas. É nessa área que, de seguida, terá lugar o Packing.

O que é o Packing

O Packing refere-se ao processo de embalamento dos produtos para o seu posterior envio. Contempla duas questões às quais é importante prestar especial atenção:

1.   Acondicionar os produtos devidamente

O primeiro passo, e provavelmente o mais importante, é o embalamento da mercadoria para envio. É essencial acondicionar os artigos devidamente para os proteger durante o transporte e garantir que chegam ao destino em perfeitas condições.
Existem vários tipos de embalagem e diferentes materiais para a proteção da mercadoria, dependendo do produto que se pretende enviar e de se o objetivo é protegê-lo de danos causados por choques ou quedas, no caso de um artigo frágil, ou se por exemplo se pretende prevenir a sua deterioração devido às condições climáticas no caso de artigos perecíveis.

É igualmente importante ter em conta a distância que o artigo irá percorrer para chegar ao destino, pois quanto mais longa for a viagem, maior será também o risco.

2.   A qualidade, originalidade e personalização da embalagem.

A embalagem pode ser personalizada com o branding da sua loja para acrescentar valor à experiência de compra. Afinal de contas, é possível que esta seja a primeira vez que o cliente interage fisicamente com a sua loja online. Um dos principais pontos a ter em atenção é o público-alvo, as suas necessidades e expectativas. Por exemplo, se comercializa artigos de luxo, faz todo o sentido investir num packaging premium que espelhe a essência da marca. Por outro lado, se os seus clientes são pessoas com um elevado sentido de responsabilidade social e ambiental, é conveniente apostar em embalagens ecológicas com o menor impacto ambiental possível.

3.   Quanto mais pequena for a embalagem, melhor

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, o peso das encomendas não é o único fator responsável por portes de envio elevados. O volume é, na realidade, tanto ou mais importante.
O peso volumétrico, isto é, o espaço que a encomenda efetivamente ocupa, é uma das medidas que as transportadoras mais utilizam para definir as tarifas de envio.
Por isso, o ideal é utilizar sempre a embalagem mais pequena possível e minimizar os espaços vazios para evitar incorrer em custos desnecessários.

 

Vantagens de Automatizar o Picking & Packing

Tanto o picking como o packing podem ser feitos manualmente mas, cada vez mais, as empresas optam por automatizá-los para evitar erros humanos, acelerar o tempo de preparação das encomendas e reduzir os custos logísticos.

Estas são algumas das principais vantagens de automatizar estes processos:

●    Poupa (muito) tempo. Por exemplo automatizar a criação de picking lists interativas que permitam digitalizar os produtos de cada encomenda até que esta esteja completa permite acelerar o seu tempo de preparação.

  • Otimiza a Gestão dos Recursos. A automatização do Picking & Packing permite poupar recursos, como tempo e dinheiro, que podem ser alocados a outros processos onde façam mais falta;
  • Reduz os erros. Permite eliminar os erros humanos que na gestão manual, infelizmente, são inevitáveis.

Uma das principais vantagens do ambiente digital em particular, e da tecnologia em geral, é a capacidade de aumentar a eficiência e a produtividade com menos recursos e a automatização dos processos de Picking e Packing são o primeiro passo para otimizar a gestão logística do seu eCommerce.

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