“Os reconhecimentos são resultado do compromisso e envolvimento de todos”
“Estamos no mercado português há apenas seis anos e receber o Prémio Cinco Estrelas é para nós um enorme orgulho”, afirma Tiago do Couto Venâncio, CEO da Aegon Santander, a propósito de mais uma conquista da marca, desta feita o Prémio Cinco Estrelas, salientando ainda que os resultados que alcançados dependem do desempenho de um coletivo organizado em torno de um objetivo comum.
Recentemente a Aegon Santander foi reconhecida na categoria “Seguros Bancários” na conhecida distinção do Prémio Cinco Estrelas, um prémio especial uma vez que é atribuído pela satisfação dos clientes. A confiança dá mais vontade de fazer mais e melhor?
A Aegon Santander conquistou, pela primeira vez, o Prémio Cinco Estrelas, na categoria de Seguros Bancários, um feito que deu alento à companhia para os desafios de 2021.
Estamos no mercado português há apenas seis anos e receber o Prémio Cinco Estrelas é para nós um enorme orgulho. Demonstra que o trabalho e dedicação de toda a equipa têm relevância na avaliação que os nossos clientes nos fazem e que o nosso esforço está bem orientado, cumprindo as necessidades dos nossos clientes.
Apesar do feito, o caminho está sempre em construção e este prémio é um incentivo para continuar a cumprir a nossa missão de proteger as pessoas, cuidar daquilo que lhes é mais precioso: a saúde, a família e os bens. Queremos exceder as expectativas dos nossos clientes, antecipando necessidades e estando sempre onde o cliente precise que estejamos.
A união entre a experiência no mercado, a equipa coesa, a excelência dos serviços e o profundo conhecimento dos produtos e do mercado, permite à Aegon Santander proporcionar uma oferta diferenciada e personalizada, de acordo com as suas necessidades individuais?
A orientação para o Cliente tem conduzido a nossa atuação, Isso manifesta-se no desenho das nossas soluções, que respondem a necessidades reais dos Clientes, na qualidade do serviço que prestamos, próximo do Cliente e sempre que possível, capaz de o surpreender, excedendo expectativas. Trabalhamos por nos diferenciarmos pela otimização de dois fatores: o podermos conhecer antecipadamente os Clientes a quem nos dirigimos, e, por outro lado, a construção e soluções, que queremos adequadas aos riscos da vida atual e com recurso a canais que permitam eficiência e proximidade com o Cliente.
Ouvir os clientes é essencial para perceber as suas motivações e identificar formas de nos anteciparmos. É fundamental ter agilidade na concretização e flexibilidade para nos adaptarmos aos desafios, com a permanente reavaliação e ajuste. Por fim, é determinante poder contar com uma equipa coesa, confiante e com vontade de se superar, como a que temos na Aegon Santander.
Adicionalmente, temos muito claro de que o aspeto que nos diferencia da concorrência, é o fator humano. E igualmente importante é a constituição de equipas inclusivas, nas quais ganhamos um aporte extraordinário na multiplicidade de visões e necessidades, que nos permitem antecipar os desejos dos nossos clientes.
A Aegon Santander tem nos seus recursos humanos um dos grandes pilares para o sucesso. Todos acrescentam valor à empresa e o sucesso de um profissional é o sucesso de todos?
Reter talento é um grande desafio. Em Portugal, nunca tivemos tantas pessoas tão qualificadas como agora e cujo sonho é conseguirem realizar-se no que fazem, com autonomia e expetativa de um constante desenvolvimento. Conseguir potenciar esse talento, fazendo com que as pessoas se identifiquem com a marca, tenham sentido de pertença, sintam-se bem e com orgulho no que fazem, é um dos nossos principais objetivos. Acreditamos que os resultados que alcançamos dependem do desempenho de um coletivo organizado em torno de um objetivo comum, que não desiste nas dificuldades e é criativo nas soluções que constrói.
A crescente exigência dos clientes, a maior dificuldade em superar as suas expectativas e as mudanças de consumo das novas gerações são os principais desafios atuais para o sector?
Os desafios são vários, alguns transversais ao setor segurador. O inverno demográfico que Portugal atravessa, o crescente grau de exigência dos Clientes, a maior dificuldade em surpreender e exceder as suas expetativas, a mudança que as novas gerações de consumidores podem trazer para o setor são alguns dos desafios que identificamos. Mas continuaremos a orientar o nosso esforço para implementar a nossa estratégia que estou certo que responderá aos desafios futuros, construindo soluções adequadas, capazes de proporcionar uma proteção efetiva para os nossos Clientes e suas famílias. Este compromisso permitiu-nos conquistar em seis anos mais de meio milhão de clientes que confiam na Aegon Santander para segurar o que lhes é mais precioso, vida, saúde e o lar o que no conjunto representa cerca de um milhão de Apólices.
Estamos atentos às tendências e aos desafios que o mundo global nos coloca e encaramo-los como estímulos, e com o otimismo e a paixão com que nos posicionamos nos nossos objetivos.
As novas tecnologias são também um desafio acentuado com a pandemia da Covid-19 e ao qual as empresas têm demonstrado uma resposta eficaz. Como tem sido a adaptação da Aegon Santander?
A pandemia obrigou-nos a arranjar novas formas de nos organizarmos, a sermos criativos nos modelos organizacionais para mantermos o que tínhamos: uma equipa coesa, confiante e com grande proximidade entre as pessoas. Mas o desafio foi claramente superado, com a entrega por parte de todos. Só dessa forma conseguimos manter a atividade, bem como os projetos em curso, lançar novos serviços e dar mais proteção aos nossos Clientes.
A pandemia criou desafios a todos. Contudo, a rapidez com que toda a equipa se adaptou, se comprometeu e assegurou a continuidade da atividade não nos podia deixar mais orgulhosos. Aliás, durante a pandemia fomos mais além, lançámos novos serviços e alargámos as garantias de alguns dos nossos seguros, de forma a melhor responder ao que seriam as necessidades que os nossos Clientes estariam a sentir. Fomos a primeira seguradora a dar cobertura a despesas de tratamento Covid-19 no Seguro SafeCare Saúde e fizemo-lo logo em Março de 2020 quando tudo era muito incerto, esta decisão tangibiliza de forma clara a nossa preocupação e foco no cliente.
As práticas da Aegon Santander Portugal fazem-na uma das 100 melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. Este reconhecimento irá refletir-se em clientes cada vez mais satisfeitos e seguros das suas escolhas?
A Aegon Santander, tem sido distinguida consecutivamente, todos os anos, como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. Este ano fomos também distinguidos com o Prémio do Índice da Excelência – O valor Humano na Era Digital. Estes reconhecimentos são resultado do compromisso e envolvimento de todos, que diariamente se superam, e traduzem a produtividade e inovação alcançadas.
O melhor reconhecimento é quando ouvimos os nossos colaboradores, que também são nossos clientes, destacar e enaltecer as características que valorizam nos nossos produtos e que fazem a diferença nas suas vidas.