Orlacor: Qualidade técnica garante premiação PME Excelência 2018
Especialista em consultadoria de engenharia, o grande volume de trabalho da Orlacor direciona-se para o condicionamento do ar mas com tratamento químico. Fundada em 2000 pelas mãos de Orlando Correia a empresa conta com um know how de experiência que a posiciona para as PME Excelência. A revista Business Portugal visitou as instalações da Orlacor para conhecer de perto os valores que a movem.
Orlando Correia, fundador e proprietário da Orlacor, conta já com vários anos de experiência na área. Especializado no tratamento químico do ar em instituições canadienses, rapidamente percebeu que a Orlacor “era capaz de não só prestar o serviço de consultadoria, mas também de fazer os projetos para fábricas, e construção chave na mão, bem como o posterior acompanhamento”. A assistência técnica e a manutenção dos sistemas são um dos serviços incluídos pela empresa que se encontra quase a completar duas décadas de existência.
Em parceria com empresas de qualidade internacional
“Os proprietários querem é que as fábricas não parem, nem uma hora. Ter uma linha de produção parada uma hora, é uma grande perda para uma grande empresa e por isso trabalhamos na base do tratamento do ar e da manutenção preventiva”: instalação, preparação dos equipamentos e garantia da sua sustentabilidade. É com esta premissa que a Orlacor trabalha em vários mercados. O trabalho é realizado apenas com parcerias que garantem os melhores materiais, o que torna a Orlacor, representante exclusiva de algumas marcas mundiais, de qualidade garantida. Virados essencialmente para o mercado nacional, recebem, porém, “pedidos por parte de grandes empresas internacionais, muitas delas finlandesas. Recrutam-nos porque somos os maiores especialistas do país nesta vertente de condicionamento do ar com tratamento químico, de modo a evitar a corrosão interna nos componentes elétricos e eletrónicos mais sensíveis e que fazem parte dos equipamentos de comando das fábricas”.
O tratamento químico do ar está presente em “todas as áreas que visitamos” é por isso que o serviço prestado pela Orlacor é fundamental para a garantia da qualidade do ar no interior das salas técnicas e administrativas das fábricas que desenvolvem gases e ambientes corrosivos no seu processo de produção. Orlando Correia realça que “infelizmente ainda há grandes empresas que não se preocupam nesta questão e as pessoas estão, na sua actividade de trabalho, com um mau acondicionamento do ar, prejudicando-se”. O caso dos aeroportos é um exemplo, pois se “há pessoas que estão lá de passagem, entre viagens… Há hospedeiros permanentes”, e que estão diariamente a realizar viagens com maus tratamentos de ar. Nestas salas de espera, as pessoas “sentem que o ambiente está agradável a nível de temperatura, mas em relação ao acondicionamento do ar, sente-se um ar um pouco pesado. Toda a zona das pistas de aviação tem gases libertados pelos aviões e isso passa para o interior pelas condutas de ar e portas”, adianta.
Com uma equipa formada e especializada de 10 pessoas, a Orlacor trabalha em colaboração externa com mais de 50 técnicos. Nos projetos chave na mão, principalmente, “acabamos por trabalhar com outras empresas e que são parceiros de referência, ajudando-nos em determinados trabalhos”. Projetos chave na mão que incluem, na sua grande maioria, matéria-prima portuguesa. A empresa é representante exclusiva de algumas das mais reconhecidas marcas do setor e, por isso, neste tipo de serviçoo, dão primazia ao produto nacional que se revela também de qualidade.
A indústria é o grande grupo com quem a empresa trabalha, com destaque para as fábricas de pasta e papel. “São grupos que trabalham connosco há muitos anos mesmo e não têm problemas connosco, nem técnicos nem económicos”, acrescenta. Apesar de terem a oportunidade de ampliar as áreas de negócio que abrangem, o proprietário explica que “preferimos trabalhar de forma sólida estes mercados, fazendo trabalhos com qualidade e com parceiros que são garantidos”. A Orlacor presta serviços também para a área da petroquímica, atividade industrial responsável pela produção de derivados de petróleo (em grandes casos resultantes da separação dos componentes do petróleo por destilação).
Rigor e qualidade garantem reconhecimento PME Excelência 2018
“Rigor nos pagamentos é um dos principais fatores que nos leva a ter parceiros com tanta longevidade e confiança”, explica Orlando Correia. São também estes valores de confiança, transparência e qualidade que elegem a Orlacor como empresa PME Excelência no ano de 2018. Criada pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), esta distinção pretende reconhecer as pequenas e médias empresas nacionais que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económicos e financeiros, garantindo altos padrões de competitividade. A Orlacor pertence ao grupo de 604 empresas que, no ano 2018, obtiveram esta premiação. O proprietário realça a “relação direta e franca que temos com as empresas com quem nós trabalhamos em todos estes 19 anos de trabalho”.