Especialista em superfícies

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1929 é o ano que marca a criação do primeiro Kobold na Alemanha. Anos mais tarde chega a Portugal e é Francisco Barbado, diretor geral, que assume as rédeas da Aposento Real (Distribuidor Oficial da Kobold Portugal). Novas histórias, novos sorrisos e muitas pessoas é o principal lema da empresa. Para isso, apresentam uma linha de equipamentos altamente diferenciadora que aposta no aumento da qualidade de vida de todos os seus utilizadores.

Conte-nos o seu percurso profissional até chegar à Kobold Portugal.
Sou natural de Évora. Na altura havia uma falta imensa de professores de informática e, para colmatar essa lacuna, pagavam-nos o curso. Em contrapartida, teria de dar aulas durante três anos. Fui estudar Gestão de Marketing à noite, no IPAM e durante o dia estudava no curso de Engenharia Informática, no ISEL. Quando terminei o curso de Informática, ainda não tinha terminado o de Gestão, e passei a dar aulas na minha região, situação complicada uma vez que me tinha de deslocar três vezes por semana a Lisboa. Devido a tal facto consegui transferência para Lisboa e passei a trabalhar na Provedoria da Casa Pia, em Lisboa. Posteriormente, concorri a uma Universidade, em Inglaterra, e estive lá durante dois anos a fazer o mestrado em Comportamento do Consumidor.
Quando regressei a Portugal fui trabalhar para os serviços prisionais mais propriamente no EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa) num projeto de integração de reclusos por via da formação. Foi um projeto espetacular e muito desafiante. Ao fim de três anos quis abraçar outros projetos. Concorri para o BCI (Banco Comercial e de Investimentos) e convocaram-me para o departamento de marketing. Surgiu aqui o meu primeiro contacto com venda direta através do gigante de comunicação alemão Bertelsmann onde entrei como trainee, num projeto internacional, ficando responsável pela divisão de formação da empresa Bertelsmann em Portugal que dava pelo nome de Círculo de Leitores. Passados meses passei à área operacional protagonizando um projeto de abertura de novos mercados no Círculo de Leitores e depois, com 27 anos, passei a diretor onde permaneci durante dez anos. Posteriormente, decidi dar um novo rumo ao meu percurso profissional e fui recrutado para a Vorwerk. Passei de diretor comercial a diretor geral. Desta forma, uma das grandes conclusões que tiro da minha vida profissional é que quando entramos com confiança tudo é diferente. A resiliência foi feita nesta empresa, a acreditar piamente num projeto.

A Kobold dispõe de um leque alargado de equipamentos para fazer famílias felizes. Como surgiram estes produtos com tecnologias inovadoras e eficazes?
Nós partimos de um produto que se diferencia enfim um produto único, mas é necessário comunicar e provar exatamente isso ao mercado. Quando temos um produto com muita qualidade temos de o demonstrar a todos os níveis, por isso, tivemos que mostrar ao mercado onde é que o nosso produto era diferente e em que aspetos é que nos diferenciávamos dos restantes. É por isso que a nossa rede conta com pessoas que têm de saber pensar e saber comunicar ao mercado esta diferença. Acredito que o nosso produto é único e que veio colmatar falhas que os outros produtos já existentes no mercado não conseguiam fazer. Os nossos clientes e os seus testemunhos confirmam isso.

Quais são as particularidades que tornam os vossos produtos tão únicos?
Diferenciamo-nos porque, desde logo, temos uma noção de espaço diferente. Sabemos que o espaço é composto por diferentes superfícies e que cada uma delas tem diferentes formas de ser tratada. É preciso haver essa noção, porque não se pode tratar tudo da mesma forma. Se a vassoura não trata tudo da mesma forma, porquê é que o aspirador haveria de tratar? A vassoura evoluiu para um aspirador e os aspiradores foram suportando o seu desenvolvimento fazendo evoluir os sistemas de filtragem. Tem que ver com as pequenas partículas que podem ou não ficar lá.

Os hábitos das famílias dos dias de hoje e toda a evolução a nível de conforto das casas fazem com que existam pequenas partículas em nossa casa que não tínhamos há 20 ou 30 anos?
A poeira fina circula no ar e como antigamente as casas estavam na grande maioria com as portas abertas e janelas abertas forçando a corrente de ar, e assim a poeira fina circulava e saía de casa. Hoje, isso não acontece. Graças aos vidros duplos, ao ar condicionado e às lareiras, evoluímos em conforto, mas em contrapartida temos mais partículas em casa. As próprias crianças que antigamente brincavam na rua, hoje já não o fazem e por isso é comum que surjam problemas respiratórios mais cedo, ou até problemas de pele.
O nosso problema é que, antigamente, nós levávamos a sujidade para dentro de casa e ela depois saía. Hoje, para além de isso não acontecer, temos ainda mais depósitos para alojar toda essa sujidade (sofás de tecido, cadeiras, almofadadas, entre outros). A somar a tudo isto, atualmente, passamos mais tempo em casa do que há uns anos. O conforto aumentou, mas os problemas de saúde também aumentaram.
Às pequenas partículas de poeira fina, somam-se os vapores dos banhos que, ao entrar em contacto com a poeira fina depositam-se nos têxteis e transformam-se em gordura.
No fundo, os problemas das casas dos dias de hoje são só dois: poeira fina e gordura. Mas a grande questão é: qual o aspirador que resolve este problema? A solução passa pela utilização de um aspirador a seco e purificador de ar, mas não nos podemos esquecer que existem dentro de casa diferentes superfícies e, por isso, precisamos de um sistema que integre unidades especialistas em cada superfície e adaptável de forma rápida e fácil a cada uma das mesmas, e isto é um Kobold.

Então podemos afirmar que um equipamento Kobold se adapta a cada superfície?
O Kobold é um especialista em superfícies. As pessoas quando experimentam um Kobold sentem que a sua qualidade de vida melhorou. A verdade é que não basta ter um produto com toda esta capacidade, se ao mesmo tempo ele não for um produto fácil de utilizar. Pode ser muito bom, ter um design fantástico, mas se não o utilizarmos por ser difícil de manusear, não nos serve de nada. O Kobold destaca-se por ser eficaz, prático, simples, até porque o futuro passa exatamente por desenvolver produtos 0123 (zero manuais, um botão de ignição, uma tecla de função e três segundos para resolver o problema), ou seja, produtos simples que não necessitem de livro de instruções. Isto é o que todos nós procuramos, produtos que consigam conciliar a eficácia e a eficiência com um dos problemas que as pessoas têm: o tempo.

A Kobold criou o Clube Privilégio. Em que consiste este clube?
O Clube Privilégio destina-se a premiar e a reconhecer a parceria que existe entre o consultor e o cliente. Atribuímos um cartão virtual, em que cada membro do Clube acumula pontos através da relação entre as parcerias.
Este programa está disponível para todos os clientes Kobold, mas também para ex-consultores. Assim, terão acesso às inúmeras vantagens. A inscrição é feita junto de um consultor através do preenchimento da ficha Cliente Privilégio.

A Kobold Portugal é, essencialmente, um negócio de pessoas onde trabalham para proporcionar mais tempo e mais qualidade de vida aos clientes. Assim, qual é o vosso principal foco?
O nosso principal foco está no mercado, daí as nossas palavras-chave serem o produto, o mercado e a necessidade e assim, crescemos 354 por cento, em 2018, e 120% em 2019.
No mercado existem inúmeros produtos, mas temos a ambição de sermos os melhores, daí termos de apostar, em primeiro lugar, no produto. Em segundo lugar, temos de ter um bom sistema, criar caminhos e formar gestores que percebam que para alcançarem os objetivos têm de percorrer um caminho. Assim, delineamos como nosso objetivo ter um produto fácil e simples. A nossa proposta de valor é devolver saúde e tempo às famílias. Se uma pessoa conseguir trabalhar, todos os dias, com um Kobold a seguir ao jantar, conseguimos duas coisas: retirar os resíduos (aos dois níveis – os que se veem ou não), mas também purificar o ar. Este equipamento tem a capacidade de purificar, no máximo, 75 mil litros de ar por minuto, o que significa que ele está a recuperar o ar. Se isto for feito todos os dias, podemos ganhar um dia por semana que, por norma, iria ser passado a limpar toda a casa.  Para tratar uma superfície temos de ter um equipamento que nos permita tratar da poeira fina e da gordura, como referi anteriormente. É exatamente isso que o Kobold faz e é por isso que temos clientes que têm este equipamento há vários anos e que sentem que ele já faz parte da família. Temos muitos casos de pessoas que, quando o equipamento avaria, por já ser bastante antigo, acabam por adquirir um novo mas exigem que o seu velho companheiro de muitas limpezas seja arranjado. Isto significa que o nosso produto é realmente bom. Se as pessoas que compram, repetem esse ato, é porque sentem mais-valias no produto.

As demonstrações são fundamentais para que o cliente perceba a importância do produto. Acredita que o futuro do negócio passa pela venda direta?
Temos várias soluções para fazer o fato à medida a cada um dos nossos clientes. Há pessoas que não têm possibilidade de comprar um dos nossos equipamentos, mas através do aconselhamento de potenciais clientes e do clube privilégio conseguem ganhar o sistema Kobold. Acredito que o futuro do negócio da venda direta consiste na parceria.
Todos os dias temos de nos reinventar, porque se eu conseguir fazer uma apresentação em casa de alguém e essa pessoa perceber o conceito e for utilizadora, é a pessoa que mais qualidade tem para passar uma mensagem sobre o produto.

A equipa ocupa um lugar importante neste caminho que estão a trilhar?
Não há nenhuma forma de fazer o que quer que seja sem ter um caminho. Hoje somos cerca 600 pessoas a trabalhar Kobold em Portugal, dispomos de cerca de 18 lojas/escritórios que consideramos uma ferramenta de trabalho para a equipa, mas temos noção de que o negócio ainda está agora a começar.
Queremos continuar com calma e estamos a fazer aquilo que é o nosso trabalho. Digo sempre que tenho mais medo do sucesso do que do insucesso, mas estamos a cumprir com os nossos objetivos. Não há negócios sem metodologia.

Produto do ano 2020: Kobold VB100
Em fevereiro do ano passado fomos produto do ano com um equipamento que substitui a esfregona. Leva um depósito com água e tem uma microfibra especial, oscila 1500 vezes por minuto a esfregar o chão e, ao mesmo tempo, aspira e seca. Este ano somos produto do ano com uma máquina sem fios, a Kobold VB100. Podemos afirmar que este equipamento é ideal para utilizar no dia-a-dia e também será o futuro, visto que é a solução para aspirar com mais qualidade, mais potência e com os acessórios adequados. Com este produto podemos segmentar o nosso público-alvo e o desta máquina sem fios é, certamente, um público mais jovem.

Vantagens em utilizar o Kobold VB100:
Excelente desempenho;
Utilização imediata;
Bateria de longa duração;
Adequado para pessoas com alergias
Limpa carpetes e pavimentos duros apenas com uma escova;
Não tem fios elétricos.

 

A Kobold Portugal apresenta um projeto diversificado. Isto leva a que estejam a planear novos projetos com base no aproveitamento das sinergias?
Hoje em dia, o nosso projeto está a prosseguir a bom ritmo e, por isso, estamos a diversificar o grupo. Investimos bastante, só em atividades fixas, em viagens com os nossos consultores para que possam ter novas experiências de diferentes realidades; dispomos de atividades como o Baile da Rosa; a viagem internacional (que este ano será a Cuba) e ainda uma viagem nacional.
Para além destas atividades, estamos a estudar um produto proposto pela NASA que permitirá, no futuro, fazer limpezas de casa e lavar roupa sem utilizar detergente, apenas água devidamente tratada. Este é mais um dos exemplos dos produtos da era 0123 que as pessoas querem, ou seja, produtos fantásticos e surpreendentes.
Por fim e na área do turismo existem novos projetos a caminho. Estamos a criar um negócio, onde vamos abrir a primeira unidade de alojamento local, no Alentejo. Será um alojamento que estará em contacto com o campo e terá 35 camas. Já a segunda unidade de alojamento será na cidade de Évora. O nosso objetivo passa por desenvolvermos a nossa própria agência (Páginas Inquietas, mas a marca é Real Travel), em vez de termos uma agência a quem contratávamos.

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