O seu parceiro na saúde mental

 Marta Parreira, CEO da MindPartner, sublinha que as empresas têm, cada vez mais, consciência que a produtividade está diretamente relacionada com a saúde mental e a felicidade organizacional.

 

Quem é a Marta Parreira? Como surgiu a ideia para criar a MindPartner? Qual a missão da empresa e como se posiciona? Como é constituída a sua equipa?

Sou uma alentejana que rumou ao norte aos 18 anos para estudar psicologia e que rapidamente encontrei na neuropsicologia a minha área de eleição. Sou especializada em neuropsicologia clínica, e após vários anos a trabalhar em vários contextos hospitalares, fundei, há quase 5 anos, o NeuroGime, uma clínica de neurorreabilitação sediada em Braga. Tendo Braga um tecido empresarial vasto, berço de muitas start-ups, desde cedo começamos a trabalhar, enquanto clínica, com várias empresas com vista a fazer a ponte entre estas e a psicologia. Assim, e ainda de forma pouco concertada, já íamos realizando workshops e dando acesso a consultas de psicologia com um valor mais baixo a várias empresas da região. A ideia da MindPartner surge em plena pandemia. Eramos cerca de 10 psicólogos que, de um momento para o outro, estávamos em layoff, e tivemos de nos reinventar. Começamos por perceber que tínhamos de mudar a forma como dávamos consultas e começar a privilegiar as consultas online. E percebemos que durante a pandemia as pessoas estavam a precisar de nós. Porque se estavam a adaptar a uma nova forma de trabalhar – o teletrabalho -, porque estavam a passar por convulsões na sua vida pessoal e familiar e estavam a lidar com a imprevisibilidade e incerteza face ao futuro que a pandemia nos trouxe a todos. E percebemos que a forma mais fácil de chegar a estas pessoas era chegar, primeiro, às empresas. Assim, numa tarde de verão, começamos a delinear o que viria a ser a MindPartner: pensamos na ideia do botão de pânico, de um chat sempre disponível para os colaboradores e da importância de desenvolvermos algo que se baseasse na ideia de psicólogo on call, ou seja, a ideia das empresas poderem ter psicólogos sempre disponíveis que, embora não trabalhassem diretamente na empresa, dela fizessem parte. A missão da MindPartner é, sobretudo, promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas. Assim, posicionamo-nos como um aliado das empresas que procuram colaboradores mais saudáveis, confiantes e motivados. Além disto, como empresa, um dos nossos objetivos consiste ainda na luta contra o estigma de quem procura apoio psicológico. Assim, e privilegiando uma forma direta e confidencial de agendamento de consultas com um dos psicólogos da rede MindPartner, pretendemos que as pessoas se sintam motivadas e empoderadas para usufruir dos benefícios do acompanhamento psicológico. Com a crescente adesão de novas empresas, sentimos a necessidade de aumentar a nossa rede de psicólogos, pelo que neste momento contamos com cerca de 30 profissionais qualificados na área da psicologia.

A MindPartner leva a formação e intervenção de carácter psicológico às empresas. Que serviços e planos disponibilizam?

A MindPartner procura distinguir-se pelos seus serviços e soluções inovadoras. Disponibiliza vários planos que podem ser sempre personalizados e adaptados às necessidades de cada empresa: desde o Partner Plan, com uma subscrição mensal de 54€ até ao Growth Plan, com uma subscrição de 315€. Através do MindChat, do Botão de Pânico e das sessões de terapia, qualquer colaborador pode estar, no imediato, em contacto com um psicólogo. A par desta resposta individual, intervimos globalmente, realizando rastreios de saúde mental, sessões de feedback com os líderes, workshops, cursos formativos, sessões de partilha e sessões de coaching psicológico.

Considera que as organizações estão cada vez mais recetivas a este conceito de felicidade organizacional, percebendo que é fulcral estimular os colaboradores a gerarem emoções positivas e as suas virtudes para rumarem ao sucesso?

Sem dúvida! As empresas estão cada vez mais recetivas a este tipo de iniciativas e muitas delas já têm alguns incentivos e departamentos próprios que se dedicam a estimular atividades no âmbito do bem-estar. Aliás, criamos a MindPartner porque acreditamos no potencial das organizações. As empresas são as suas pessoas. E as empresas têm cada vez mais consciência que a produtividade está diretamente relacionada com a saúde mental e felicidade organizacional.

Como imagina a MindPartner daqui a cinco anos? Que objetivos pretende alcançar? Qual a estratégia assumida para continuar a ser um parceiro de referência das empresas?

Gosto de imaginar que daqui a cinco anos a MindPartner se tornou o departamento (que não precisa de gabinete!) dedicado exclusivamente à saúde mental de uma grande fatia das empresas. Assim, pretendemos continuar a oferecer os nossos serviços com a excelência e qualidade habituais, sobretudo através daquilo que temos como mais relevante: a personalização dos nossos serviços. Todas as parcerias incorporam serviços e produtos diversificados, mediante a necessidade de cada empresa – porque se não existem pessoas iguais também não existem empresas iguais com necessidades similares. E é exatamente com esta perspetiva camaleónica que olhamos para o futuro.

You may also like...