A Alpine apresenta o A110 Pikes Peak para enfrentar os cumes americanos

  • A Alpine continua a sua ascensão imparável, com a estreia na Rampa Pikes Peak International Hill Climb, a lendária «Corrida até às Nuvens» realizada nos Estados Unidos da América.
  • Os preparativos estão a acelerar e a Alpine revela, agora, as primeiras imagens do A110 especialmente preparado para a prova.
  • Os primeiros testes deste exemplar único foram realizados, na semana passada, em Lurcy-Lévis. Em breve, serão realizadas mais duas sessões de testes, no sul de França, antes da viagem para Colorado Springs.

Desde o anúncio da participação na mais emblemática prova de montanha do mundo, que a Alpine e a Signatech continuaram a trabalhar, arduamente, para enfrentar o desafio que os espera, já no próximo dia 25 de Junho de 2023.

O A110 MAIS RADICAL DE SEMPRE

Concebido para enfrentar as especificidades e as dificuldades da corrida de 19,93 km até às nuvens, o Alpine A110 Pikes Peak é uma verdadeira obra-prima da aerodinâmica e da conceção do motor, feita a pensar no desafio de Pikes Peak. Graças a uma colaboração estreita e frutuosa entre as equipas do gabinete de design da Alpine, lideradas por Raphaël Linari (diretor de design) e as da Signatech, lideradas por Lionel Chevalier (diretor técnico) e François Letort (diretor de projecto), o automóvel, o A110 mais extremo até à data, foi convertido numa formidável máquina de corridas.

Entre as características mais impressionantes estão os pronunciados orientadores de fluxo e os deflectores nas extremidades do spoiler, bem como a imponente asa traseira concebida para gerar downforce nas 156 curvas do percurso. O profundo trabalho efectuado no Alpine A110R também é evidente nas saias laterais e no difusor deste modelo único, enquanto no tejadilho surge uma entrada de ar para forçar a alimentação do mesmo para o motor, resultando em quase 500 cavalos de potência. Foi também efectuado um trabalho específico para reduzir o peso para apenas 950 quilogramas.

Os designers da Alpine abraçaram, assim, totalmente a sua escolha de soluções extremas, a demonstração de capacidades e o impacto visual, mantendo, no entanto, algumas proporções originais para garantir que o A110 continua a ser elegível para a categoria Time Attack 1, o que é retratado na inclusão de uma barbatana de tubarão, ao estilo “Le Mans”, no vidro traseiro que corta literalmente a enorme asa traseira.

Os faróis também receberam um tratamento mais agressivo. Duas barras extremamente finas cortadas a laser substituem os dois círculos na frente. Entretanto, as funções de iluminação das luzes traseiras foram deslocadas para três segmentos verticais nos apoios laterais da asa e na crista central, numa alusão às 24 Horas de Le Mans, ao mesmo tempo que reforçam a percepção de largura do automóvel, realçada por outros pormenores como as jantes feitas à medida.

O A110 PIKES PEAK ESTÁ PRONTO PARA PASSAR O DESAFIO PARA O NÍVEL SEGUINTE

Este Alpine único embarcará, em breve, rumo ao assalto aos picos americanos e com o objectivo de bater recordes. Após os primeiros testes em Lurcy-Lévis, a 25 e 26 de Abril, o modelo dará as boas vindas ao piloto designado para enfrentar Pikes Peak, Raphaël Astier, que irá testar o automóvel na sua configuração final, pela primeira vez, na próxima semana.

Vencedor da Taça FIA R-GT de 2022 com o A110 Rally, Raphaël Astier efectuará uma primeira sessão em Drôme e depois em Val Thorens. O francês, que já participou quatro vezes na prova, voará depois com a equipa para Colorado Springs, onde trabalhará nos últimos preparativos para o dia 25 de Junho de 2023.

Esteja atento, em breve daremos mais informações sobre este novo desafio da Alpine!

 Raphaël Linari, Chefe de Design da Alpine

“O A110 Pikes Peak revela o lado mais selvagem deste automóvel icónico. É ágil e leve por concepção, mas com a sua aerodinâmica específica e proporções extremas, tornou-se numa verdadeira fera de corridas. Este evento lendário foi uma inesgotável fonte de inspiração para dar asas à nossa criatividade e melhorar o A110, integrando os condicionalismos associados ao desempenho. Este projecto foi realizado num prazo muito curto, graças à estreita colaboração com as equipas técnicas da Signatech. Estamos ansiosos por ver a nossa criação desafiar as potências americanas no seu próprio território. Quero agradecer a Jun Okazaki e Victor Sfiazof, os dois designers que trabalharam comigo na concepção deste automóvel. Para não falar da grande colaboração com a equipa da Signatech, que tem tanto de competente como de apaixonada.”

 

François Letort, Responsável de Projeto do Alpine A110 Pikes Peak

“O Alpine A110 Pikes Peak ultrapassa os limites da nossa imaginação e vai muito para além de tudo o que poderíamos ter imaginado nas fases iniciais do projecto. Foi um prazer trabalhar com o gabinete de design da Alpine, com o qual avançámos rapidamente na mesma direcção, graças à nossa experiência interna e à capacidade de sermos incrivelmente rápidos a dar respostas. A nossa actividade principal reside nesta força e pudemos também contar com uma rede de fornecedores e subcontratados locais que estavam atentos às nossas necessidades. Os dois primeiros dias de testes decorreram sem problemas. O Alpine A110 Pikes Peak cumpriu todos os seus objectivos iniciais, o que, em tão pouco tempo, é um feito notável. Estamos, portanto, orgulhosos de revelar um modelo espectacular, tanto visualmente como em termos de desempenho. Todos nós aguardamos com expectativa o lendário desafio que nos espera!”

You may also like...

This will close in 0 seconds