O Cabeças: a referência do leitão assado no Grande Porto

Há muitas razões para adorar a gastronomia portuguesa. O leitão assado é uma das mais fortes, com a sua carne tenra em contraste com a pele crocante… como não nos deliciarmos? E na região norte, falar em leitão assado é falar n’O Cabeças. A Revista Business Portugal foi conhecer o segredo do sucesso que leva Saúl Sousa a equacionar a abertura de um novo espaço.

 

Beatriz e Saúl Sousa

O único passo entre o sonho e a realidade é a atitude. Este foi o lema de Saúl Sousa que, depois de 27 anos a trabalhar numa casa de leitões, decidiu em 2004, montar uma pequena roulotte e vender sandes de leitão nas festas e feiras da zona norte. Foi aí que tudo começou, inclusivamente a paixão pela rua e pelo ambiente que se vive nas festas e, desde então, que de maio a outubro é possível encontrar espaços d’ O Cabeças na festa do Senhor de Matosinhos, na rotunda da Boavista, no S. João do Porto, na festa da Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia ou nas festas do concelho do Gondomar.

Apesar de na rua estar “a paixão” do proprietário, Saúl Sousa reconheceu a necessidade de alongar o período de oferta das iguarias que prepara e, por isso, abriu o primeiro restaurante Casa dos Leitões de Matosinhos O Cabeças, na Avenida Serpa Pinto. Trata-se de uma casa reconhecida, no Grande Porto, pelo saboroso leitão assado e pelo delicioso porco no espeto. Com o passar do tempo, explica o proprietário, “tornou-se imperativo criar um espaço onde os clientes pudessem apreciar as nossas especialidades, em qualquer altura do ano”.

O sucesso obtido levou Saúl Sousa e a sua esposa Patrícia, a criarem um novo espaço, desta feita na Avenida da Conduta, em Rio Tinto. Foi um passo natural, mas que levou cerca de dois anos a materializar-se. Hoje, O Cabeças – Armazém das Sandes é um espaço renovado, dedicado às sandes de leitão e porco no espeto, seguindo o sucesso da casa-mãe. O espaço tem capacidade para 130 lugares sentados e a sua decoração transporta os clientes para um ambiente festivo, fazendo lembrar as festas populares, onde as sandes d’ O Cabeças já conquistaram um lugar de destaque. Uma das paredes está decorada por canecas de vários tamanhos, com desenhos diferentes que mudam todos os anos. Este é, de resto, “o conceito utilizado na rua” desde sempre por Saúl Sousa.

Sobejamente conhecido no norte do país, O Cabeças já ultrapassou as fronteiras da região, pela qualidade, mas também pela generosidade, isto porque é responsável pela oferta de sandes e bebidas aos peregrinos de Fátima que param em Coimbra para descansar. “Todos os anos, no dia 9 de maio, a todo o peregrino que realiza a trajectória do norte de Portugal em direção ao Santuário de Fátima, é oferecid uma sandes de porco no espeto, uma sopa e uma bebida. No ano passado foram 3500 sandes, mas a verdade é que isso me traz clientes de todo o país”, sublinha.

 

O segredo d’ O Cabeças

Volvidos 10 meses da abertura o Armazém das Sandes, Saúl Sousa traça um balanço extremamente positivo, salientando que tem um produto com qualidade, que as pessoas gostam, e todos os espaços que cria, são agradáveis, onde as pessoas se sentem bem. Este é o segredo para que esta seja a casa que mais trabalha em Gondomar, apesar do cenário atual. O feedback por parte dos clientes é tão bom e a casa é tão procurada, que Saúl Sousa já equaciona abrir um novo espaço em Vila Nova de Gaia, replicando o conceito de “feira” de Rio Tinto.

A qualidade das matérias-primas é outro aspeto essencial n’ O Cabeças. O pão é cozido na hora, em fornos a lenha e, relativamente às carnes, os produtores nacionais são privilegiados. Uma prova da qualidade que Saúl Sousa impõe nos seus espaços foi o convite para marcar presença numa das maiores feiras internacionais da especialidade, na China, onde representou Portugal e elevou a fasquia da arte de assar leitão em Portugal.

A finalizar, Saúl Sousa deixou o convite para que “visitem O Cabeças em Matosinhos ou em Rio Tinto, onde encontrarão uma oferta diferenciada, à semelhança da que tenho no verão, nas feiras, num espaço dedicado e exclusivo. Visite-nos e deixe-se deliciar!”.

You may also like...