Nova marca imobiliária algarvia conta com equipa feminina na liderança

Foi muito recentemente, e após cinco anos de estreita colaboração entre a Redinvest (fundada por Carla Alcario) e a Maklarhuset Algarve (fundada por Gunnel Levin), que surgiu uma nova referência no mercado imobiliário algarvio: a L&A Real Estate Partners. As, agora, sócias-gerentes explicaram à Revista Business Portugal como tudo aconteceu, numa entrevista intimista que nos elucidou sobre a atualidade do setor na região mais a sul de Portugal.

 

Esta marca surgiu da junção de duas empresas, correto? Como é que isso aconteceu?
Carla Alcario (C.A.) – Eu abri uma empresa há sete anos (a Redinvest) e, poucos meses depois, conheci a Gunnel. Começámos a trabalhar juntas e as coisas foram fluindo naturalmente até que decidimos unir a minha experiência – mais de 20 anos na área imobiliária nesta região – ao know-how da Gunnel – que trabalhou durante 20 anos num banco na Suécia, e que tem um vasto leque de clientes.
Gunnel Levin (G.L.) – Assim, fundimos duas marcas numa só, unimos esforços, remodelámos o escritório, refrescámos a nossa imagem e reaparecemos melhores e mais fortes.

São uma equipa constituída apenas por mulheres. Foi propositado?
C.A. – Não, nunca escolhemos homens ou mulheres, simplesmente aconteceu assim. Penso que as mulheres são mais responsáveis, estão habituadas a ter maior responsabilidade e a fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Por natureza, somos mais polivalentes e, no âmbito do trabalho, isso funciona muito bem.

Voltando ao setor imobiliário, como é que este se encontra atualmente? E quais os principais desafios com que se debatem no exercício da vossa atividade?
G.L. – Acho que o maior desafio que existe é encontrar o produto ideal para cada um dos nossos clientes. No entanto, em termos de mercado, o Algarve é uma zona muito especial. Nós estamos num pequeno ecossistema e num cantinho da Europa em que temos todas as condições para sermos uma das melhores zonas do mundo para se viver. Temos segurança, gastronomia, clima, gentileza e domínio da língua inglesa. Para além disso, um dos nossos maiores fatores atrativos, tem que ver com os benefícios fiscais que existem para quem procura residir no nosso país. E não falo apenas dos Golden Visa. Por exemplo, os clientes reformados em França, Itália, Bélgica, Suécia, Noruega, entre outros, são obrigados a preencher alguns requisitos para que se possam tornar residentes no nosso país. No entanto, depois de preenchidos esses requisitos, eles conseguem isenção fiscal no seu país de origem e no nosso durante dez anos.

Confidenciaram-nos que cerca de 90 por cento dos vossos clientes são suecos. O que é preciso para se trabalhar e ter sucesso nesta profissão?
C.A. – Acima de tudo, é preciso ter honestidade e isso implica transmitir a informação clara e exata aos nossos clientes. Para além disso, aqui a perseverança também é muito importante, porque nunca devemos desistir de encontrar a casa ideal para o nosso cliente.Temos uma grande percentagem de clientes suecos, mas o nosso leque tem se diversificado bastante com os nossos esforços e expandido pelo Canadá, Estados Unidos, Brasil, França, Bélgica, entre outros.

O que vos distingue num mercado tão competitivo como é o mercado imobiliário?
C.A. – Tal como muitas outras empresas, nós trabalhamos, maioritariamente, a zona de Tavira, Santa Luzia, Cabanas e Fuseta. Mas, o que nos distingue é que nós cuidamos dos nossos clientes. Falamos diversas línguas, por forma a conseguirmos chegar a todos eles, e temos um serviço pós-venda único. A verdade é que temos o cuidado de ajudarmos os nossos clientes a adaptar-se à nova morada, aconselhando o melhor café, restaurante, loja de decoração, picheleiro, e todas as outras dicas necessárias ao seu dia a dia. No fundo, nós tornamo-nos amigos e família dos nossos clientes e isso distingue-nos dos demais. Apesar de termos crescido como empresa, mantemos a mesma base, ou seja, uma abordagem muito familiar e próxima com os nossos clientes, que por vezes tornam-se nossos amigos. A nossa maior alegria é ver o cliente satisfeito, pois a nossa maior publicidade têm sido eles, quando nos recomendam.

Sentem que, hoje em dia, é preciso criatividade para liderar?
G.L. – Sim, é preciso ser-se cada vez mais criativo para se fazer a diferença. Mais do que chefes, temos que ser líderes e tratar bem os nossos funcionários. A empresa somos todas nós e nunca nos podemos esquecer disso. Funcionários felizes são bons funcionários. Tentamos sempre inovar, mesmo nas coisas mais pequenas, pois é com isso que marcamos a diferença.

Como será o ano de 2020 para a L&A Real Estate Partners?
C.A. – Este é o ano do rato, por isso vamos acreditar que vai ser maravilhoso (risos). No que diz respeito ao mercado imobiliário, penso que estão a ser criadas condições na nossa empresa e no Algarve para atrair novos clientes de novas nacionalidades.

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