Na vanguarda da Advocacia

Rita Montalvão, Managing Partner RSA – Raposo Subtil e Associados, assume o foco da empresa em três áreas principais: inovação, formação de jovens advogados e aprimoramento contínuo da qualidade dos serviços oferecidos.

 

 

Rita Montalvão, Managing Partner

 

 

Desde a sua fundação em 1997, como é que a RSA – Raposo Subtil e Associados evoluiu para se tornar uma referência tanto a nível nacional como internacional em advocacia?

A RSA tem consistentemente aprimorado e expandido a sua atuação, tendo-se tornado uma referência no mercado jurídico tanto nacional quanto internacional. A nossa trajetória é marcada por um crescimento estratégico, adotando uma abordagem que combina rigor técnico com uma compreensão profunda das necessidades do cliente. Tendo por matriz a prestação de um serviço completo e integrado aos nossos clientes, contamos com uma equipa de mais de 60 advogados com atuação e experiência nas áreas do contencioso, arbitragem e consultoria e notória especialização no Direito Civil, Imobiliário, Compliance Bancário, Público, Comercial, Societário, M&A, Recuperação de Empresas e Insolvência. Cultivamos com os clientes relações de confiança e duradouras, pautadas na transparência e na ética em todas as interações. A nossa experiência é amplamente reconhecida, com uma equipa de profissionais altamente qualificados e dedicados a obter soluções criativas e inovadoras. Além disso, a RSA destaca-se pela partilha de conhecimento, não apenas internamente, mas também perante a comunidade jurídica e o público geral. Realizamos seminários, workshops e publicamos artigos, escrevemos livros técnicos e estudos que contribuem para o avanço do conhecimento jurídico, refletindo o nosso compromisso com a educação continuada e a inovação no campo do direito.

Como tem a RSA-LP contribuído para os objetivos da RSA e quais os principais fatores diferenciadores da RSA, no contexto da globalização e da era digital?

A “marca” RSA-LP, Rede de Serviços de Advocacia, criada em 2013, representa um marco inovador no setor jurídico português, ao estabelecer uma rede de colaboração em seis países lusófonos (Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil e Cabo Verde). Foi uma decisão estratégica, deliberada, para aproveitar e aprofundar o nosso conhecimento das particularidades jurídicas, culturais e comerciais desses mercados, onde já vínhamos tendo alguma presença. Esta iniciativa tem sido fundamental para alcançar os objetivos da RSA, de oferecer serviços jurídicos de excelência internacional, permitindo-nos oferecer uma abordagem mais coordenada e integrada nas referidas jurisdições, com as melhores práticas jurídicas adaptadas às especificidades locais, e garantindo assim uma representação mais eficaz e eficiente para os nossos clientes à escala global. Oferecemos um serviço jurídico que combina expertise local com uma compreensão abrangente do contexto global. Isso é particularmente vantajoso num ambiente de negócios onde as fronteiras estão cada vez mais difusas e as operações transnacionais se tornam a norma. Investimos continuamente em ferramentas tecnológicas para melhorar a prestação de nossos serviços, na  utilização de plataformas digitais, inteligência artificial e big data  o que não apenas aumenta a eficiência dos nossos processos, mas também aprofunda a nossa capacidade de análise e precisão nas estratégias legais que propomos entre todas as equipas da rede. Por fim, o nosso compromisso rigoroso com a excelência, reflete-se na nossa dedicação em atender e superar as expectativas dos clientes. A nossa responsabilidade perante os clientes e a sociedade em geral é uma pedra angular da nossa prática e é reforçada pelo nosso envolvimento proativo em questões de ética e compliance. Estes elementos não só nos distinguem num mercado cada vez mais competitivo, como também nos posicionam de forma ideal para enfrentar os desafios da globalização e da era digital, proporcionando aos nossos clientes soluções jurídicas que são inovadoras bem como adaptadas às suas necessidades específicas. A especialização geográfica e cultural (RSA-LP), diferencia-nos significativamente no cenário atual e sublinha a nossa liderança como uma sociedade de advogados verdadeiramente internacional e adaptada às necessidades de nossos clientes em países lusófonos.

Como está a RSA a planear posicionar-se para enfrentar os desafios futuros e capitalizar as oportunidades emergentes? Quais os objetivos estratégicos para os próximos anos, especialmente no que diz respeito à inovação, expansão geográfica e ao aprimoramento contínuo da qualidade dos serviços oferecidos?

Temos planeadas uma série de estratégias para posicionar a RSA de forma robusta perante os desafios futuros e capitalizar as oportunidades emergentes. Com o objetivo de continuar na vanguarda da advocacia, a nossa firma está focada em três áreas principais: inovação, formação de jovens advogados e aprimoramento contínuo da qualidade dos serviços oferecidos. No âmbito da inovação, estamos a investir significativamente em diversas ferramentas, que passam pela digitalização dos nossos serviços, adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, que nos permitirão aumentar a eficiência e a precisão no tratamento dos casos. No que se refere à formação dos jovens advogados, reconhecendo que o futuro da advocacia depende da preparação e do desenvolvimento contínuo das novas gerações de profissionais, a RSA está a investir em programas de formação e mentoria, que são desenhados não só para transmitir conhecimentos técnicos de alto nível, mas também para desenvolver habilidades práticas e éticas essenciais à prática jurídica moderna. Um reflexo da nossa visão de que os jovens advogados são o pilar central para a sustentabilidade e para o crescimento contínuo da nossa sociedade, permitindo-nos manter um padrão de excelência e inovação nos serviços que prestamos. Por fim, o aprimoramento contínuo da qualidade dos nossos serviços é um compromisso inabalável. Planeamos reforçar a formação contínua dos nossos colaboradores e melhorar os processos internos para assegurar que cada cliente receba uma assistência de máxima qualidade, eficácia e conformidade ética.

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