Crescer na Saúde, a Academia que faz a diferença

Com o início da pandemia em 2020, nasceu a Academia Negócios de Saúde, idealizada para transformar a forma como os empreendedores da área da saúde gerem os seus negócios. Atualmente, é uma referência a nível nacional no setor da saúde, devido à sua integração tecnológica e por uma abordagem prática e inovadora. Descubra mais na entrevista exclusiva com Ana Gonçalves, CEO da Academia Negócios de Saúde.

 

Ana Gonçalves, CEO

 

Ajuda empreendedores e empresas da área da saúde e bem-estar a alcançarem o seu sucesso com solidez e foco. Quais foram os principais fatores que motivaram a criação da Academia Negócios de Saúde? Qual é a missão principal?

Criei a academia em 2020. Em plena pandemia muitos negócios de saúde fecharam, e recebia muitos telefonemas de amigos a pedir ajuda. Percebi que tinha a capacidade de ler os decretos de lei, simplificar e na prática perceber como as clínicas podiam estar preparadas. E foi aí que nasceu a academia, aliar o meu conhecimento de gestão (Executive Master e Mestrado em Gestão) com a experiência e o conhecimento aplicado na prática de quem é empresário na área da saúde. Esta é a verdadeira missão da academia: simplificar e descomplicar a gestão, com base em evidência científica, e trazer as melhores práticas da gestão com esta componente muito prática. É muito diferente termos um professor a ensinar-nos a gerir uma equipa ou termos um empreendedor com experiência a ensinar o que funciona, o que não funciona e como melhorar esse caminho com menos tempo e menos perda de dinheiro. Eu sou empreendedora na saúde desde 2009 e sempre me senti muito sozinha neste caminho. Com a academia quero que nunca mais nenhum empreendedor na área da saúde se sinta sozinho, saiba que tem um espaço onde pode encontrar outros empreendedores, onde encontre a formação que precisa para gerir o seu negócio e a formação que as suas equipas também precisam.

O que mais a motiva a trabalhar neste setor e liderar uma instituição com um foco tão específico como a Academia Negócios de Saúde? A instituição utiliza ferramentas tecnológicas, como simuladores ou plataformas digitais, nos cursos? Quais são as estratégias que a Academia procura para se diferenciar?

Acredito que para sermos mentores de alguém temos de ser congruentes e coerentes com o que somos e vivemos no dia a dia. Podia ensinar um empresário da restauração a ter um restaurante de sucesso? Certamente iria agregar valor, mas não é a minha especialização. Estudo e vivo todos os dias os negócios de saúde e só fazia sentido fundar uma organização que fosse específica. Acredito que é um grande fator de diferenciação no mercado, estudamos as boas práticas dos negócios de saúde, todos os nossos especialistas trabalham no dia a dia em negócios de saúde e, por isso, só podíamos manter esta especialização. Tentamos estar, constantemente, a melhorar as nossas ferramentas, temos plataformas digitais de forma que os nossos empreendedores possam assistir aos nossos cursos durante muitos meses, com acesso a informação recente e com a interação e ajuda que precisam. Em 2025, vamos lançar a nossa própria escola, vamos ter a nossa própria plataforma para alocar os nossos cursos e estamos muito contentes por mais este passo. A nossa diferenciação é na entrega do serviço, a equipa de profissionais especializados em saúde, por exemplo, a nossa formação de marketing, de vendas, de equipas é direcionado para o mercado da saúde com profissionais especialistas nesta área. Além disso, a nossa oferta formativa não se cinge ao Curso Clínicas de Sucesso. Claro que esta é a nossa formação principal e onde os alunos recebem o apoio e conhecimento de toda a equipa, mas estamos já com uma vasta oferta formativa que ajuda a resolver várias necessidades dos negócios de saúde como é o caso do Curso de Vendas, Curso de Iniciação às Redes Sociais e o Curso de Atendimento na Saúde. Isto também é algo que nos diferencia. Não temos apenas Cursos de Gestão direcionados aos empreendedores, temos também formações que os empreendedores podem oferecer às suas equipas de acordo com as suas necessidades.

Como é que se mantém a equipa motivada, especialmente considerando os grandes desafios constantes do setor da Saúde? Que conselhos gostaria de deixar para as líderes que procuram inovação no setor de Educação e Negócios de Saúde?

Este vai ser o maior desafio dos Negócios de Saúde nos próximos cinco anos: atrair e reter colaboradores. Enquanto empresários na área da Saúde temos de mudar o nosso mindset, neste momento o poder de escolha da organização é muito mais do colaborador do que do empresário, contrariando o que tinha vindo a acontecer nos últimos anos. Por isso, primeiro o empresário tem de mudar este mindset e depois ter estratégia. A atração de colaboradores deve ser o foco do empresário em saúde, criar estratégia e planeamento de profissionais da área que queiram vir trabalhar com a nossa marca. Este desejo tem de ser criado com estratégia e ao longo do tempo. No fundo, é encarar este colaborador como o cliente interno e criar estratégias de atração para o mesmo. Tal como fazemos com clientes, temos de fazer para futuros colaboradores. A escala de um negócio de saúde só se consegue com equipa, desta forma o empresário tem de se focar no que interessa. Os negócios de saúde privados estão a crescer, muito pela ineficiência do nosso Sistema Nacional de Saúde, por isso o problema que vemos na academia nos diferentes negócios de saúde não é ter clientes, mas sim ter colaboradores. Por último, percebermos que o nosso papel enquanto líderes vai ser o de formar e potenciar cada colaborador que entra. Não podemos querer contratar como antigamente, colaboradores altamente especializados e já preparados para o mercado de trabalho. Teremos de ser nós a formá-los e desenvolvê-los, devemos ter em conta este investimento. Desta forma, com esta estratégia, vamos conseguir atrair os colaboradores certos para os nossos negócios, mas o nosso papel não acaba aqui! Trabalhar a retenção é um trabalho diário, a liderança é uma parceria vivida todos os dias. Temos de acompanhar o nosso colaborador, apoiá-lo, ouvi-lo e adequarmos as nossas políticas de gestão de desempenho a cada um. Já ninguém tem a mentalidade de ficar a vida toda num trabalho, só fica até sentir que aquele trabalhe lhe serve as suas necessidades. Aqui entra o desafio, cada colaborador tem os seus desafios, as suas necessidades e devemos por isso, enquanto líderes, conhecer os nossos colaboradores. Uns irão motivar-se com prémios, outros com mais tempo livres, outros com mais funções e desafios, somos todos diferentes e isto exige às Organizações de Saúde terem líderes próximos que façam esta gestão dos talentos que temos. Se o CEO não consegue estar presente tem de delegar, os meus líderes são as réplicas de mim, tenho de garantir que tomam decisões como eu tomo e que tomam conta da equipa como eu tomaria, acredito que até tomam melhor! Se cuidarmos bem dos nossos colaboradores eles vão cuidar bem dos nossos clientes e saímos todos a ganhar. Os custos de atração e integração de um colaborador são altíssimos para ao fim de uns meses termos pessoas a sair das nossas organizações. Temos de nos focar então nestas estratégias de atração, mas também de retenção e desenvolvimento.

 

Quais são as principais dúvidas e dificuldades que um profissional de saúde que está disposto a criar o seu próprio negócio enfrenta? E como é que a Academia se propõe a ajudá-los?

A primeira dificuldade é nunca ninguém nos ter ensinado nada sobre negócios. Na nossa formação académica ninguém nos ensina a gerir negócios, por isso, começa logo com a dificuldade na conceção do projeto até à questão de licenciamento e legal. O mercado da saúde é muito regulado, um dos mais regulados em Portugal, temos por isso que fazer bem feito quando decidimos abrir um negócio. Às vezes, o empreendedor pensa que o mais complicado é ter dinheiro, mas não, o mais difícil é conseguir cumprir tudo aquilo que a lei exige num espaço de saúde. Na academia temos um curso chamado “Clínicas do Zero” em que ajudamos, em quatro semanas, o empreendedor a pensar no conceito de negócio, saber qual o melhor sítio para abrir a sua clínica, quais os papéis que tem obrigatoriamente que tratar, assim como neste mês tem o acompanhamento da nossa equipa para qualquer dúvida. Depois, quando a agenda está cheia, até conseguiu contratar dois ou três profissionais para trabalharem com ele, mas começam a surgir as dificuldades. O sonho de ter um negócio torna-se um pesadelo porque o tempo é completamente ocupado a gerir o negócio com base na intuição! Deixa de haver tempo para a família, para os amigos e, muitas vezes, nem conseguem levar ordenado para casa! Eu sei que é isto que acontece, porque aconteceu comigo e foi precisamente por isso que o Curso Clínicas de Sucesso foi criado.

Quais são os principais setores de trabalho dos alunos após a formação na Academia? Como é que a Academia trabalha de forma a atender as necessidades de diferentes públicos dentro da área da saúde?

Na academia já tivemos empreendedores de todas as áreas da saúde e bem-estar, desde diferentes especialidades médicas (Oftalmologia, Plástica, Ortopedia, Clínica Geral), a fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos, nutricionistas, especialistas em exercício físico, clínicas de estética… são muitas as áreas de intervenção. Contudo, o mercado de atuação é o mesmo. As especificações do cliente, dos prestadores, dos fornecedores são as mesmas, por isso, esta troca de partilha e experiências entre diferente especialidade só agrega valor aos nossos empreendedores. Temos os veterinários que aprendem com os médicos dentistas, por exemplo, é muito interessante. Percebemos que as dificuldades dos empreendedores da saúde são iguais independentemente da área dentro da saúde.

 

 

 

 

Como profissional quais são as principais tendências que projeta para o futuro dos negócios de saúde?

Os estudos são claros na tendência dos negócios de saúde: 1. crescimento do mercado  de saúde digital, hoje em dia quem não trabalha a pegada digital da sua clínica e da sua própria marca pessoal é como se não existisse; 2. digitalização e inteligência artificial, não como substituto do profissional de saúde mas como coadjuvante à prática clínica e à gestão; 3. aparecimento de programas de prevenção e promoção da saúde, como o aumento da esperança média de vida e a crescente preocupação e consciência das pessoas na sua saúde; 4. personalização da experiência do cliente, temos cada vez mais um cliente informado e com um poder de escolha do seu prestador de saúde, por isso, temos de marcar a diferença na experiência que proporcionamos a cada cliente.

Nos dias 4 e 5 de abril de 2025 vai-se realizar o III Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde. Quais são os principais objetivos desse Congresso para os Profissionais de Saúde (e não só)? Que diferenças o congresso deste ano traz em relação às edições anteriores?

O Congresso é sempre um grande momento de partilha das novas práticas dos negócios de saúde, histórias inspiradoras dos melhores empreendedores na saúde em Portugal e partilha das novas tendências dos negócios de saúde. É um evento obrigatório para quem quer ter um negócio de saúde ou quem já tem. É o evento ideal para os empreendedores levarem as suas equipas. São dois dias que valem mais que uma Pós-Graduação. É o maior evento para profissionais de saúde em Portugal, desenhado exclusivamente para a partilha das boas práticas do mercado, dar a conhecer as tendências dos negócios de saúde
e as estratégias e ferramentas necessárias para conquistar o sucesso. São dois dias em contacto com conteúdos sobre vendas, equipa, liderança, marketing, marca pessoal e gestão, aplicados à área da saúde, com os grandes nomes da gestão e empreendedorismo na saúde em Portugal. Além disso, este é um evento que junta as várias áreas da saúde, algo que nunca acontece! Por norma existem congressos para dentistas, congressos para fisioterapeutas, congressos para oftalmologistas, mas a verdade é que quando se fala de Gestão e destes temas, temos todos a aprender uns com os outros. Em relação às edições anteriores, estamos a falar de uma audiência muito maior! Estamos à espera de 1200 profissionais de saúde o que quer dizer que a partilha e o networking vão ser ainda maiores. Estamos também a preparar toda uma experiência para os participantes fora do auditório, fora do momento das palestras, mas não posso revelar tudo. Perdia a graça toda. Garantam o vosso lugar que não tenho dúvidas de que valerá muito a pena!

Quais são os objetivos para o futuro da Academia Negócios de Saúde? Que planos estão a ser traçados para alcançarem essas metas?

Acredito que a Academia ainda não chegou nem a metade do seu potencial, temos ainda muito para crescer. Na questão formativa, chegarmos a mais empreendedores e termos as formações específicas para as suas equipas, e na área da consultoria e mentoria crescer a nossa equipa de mentores para dar resposta individualizada aos negócios. Estes são os nossos objetivos e se já conquistamos e evoluímos tanto em apenas quatro anos, tenho a certeza de que o futuro será promissor!

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