PORTOCARGO: “Arquitetamos soluções logísticas Globais”
A PORTOCARGO é uma empresa vocacionada para projetar, coordenar e executar todos os serviços relacionados com o transporte internacional de mercadorias por terra, mar ou ar. A capacidade de moldar uma solução perante as necessidades de cada setor e de cada cliente tem permitido à empresa um crescimento contínuo. Mário de Sousa, presidente do conselho de administração, falou sobre o passado e o futuro de uma empresa, que é, no presente, uma referência.
Criada em 1990, a PORTOCARGO viu-se desde a sua génese marcada pela diferença e pela excelência. Situada na posição de oferecer novas condições ao mercado português, foi na importação de mercadorias do extremo oriente que começou por delinear o caminho do sucesso. No início da década de 90 a PORTOCARGO entendeu que o mercado chinês oferecia uma oportunidade ao setor de transitários. A relevância do Far East, nomeadamente da China, era cada vez mais valorosa para o mercado europeu e português e, por isso, criavam-se condições para a existência de uma empresa que organizasse de forma eficiente transportes de mercadorias entre estes Continentes. “Na altura importar da China era uma realidade quase impensável porque ninguém se atrevia a fazê-lo através de ligações diretas. Havia uma atividade comercial e financeira em Hong Kong e Taiwan, por onde transitavam as mercadorias, porque as fábricas Chinesas não podiam fazer exportação direta sem passar pelas ‘Corporações’ e o país ainda se encontrava na fase inicial do processo de abertura ao exterior. Os processos burocráticos eram muito demorados e havia por isso uma série de barreiras que inflacionava os produtos.”, começa por contar Mário de Sousa, os primeiros passos da PORTOCARGO. “Na época, as empresas transitárias estavam muito orientadas para trabalhar com o mercado Europeu, o enfoque da empresa noutros mercados deu-nos uma oportunidade de crescermos e sermos uma mais-valia para os Importadores Portugueses. Em 1992 iniciamos o transporte de mercadorias diretamente da República Popular da China, em vez de o fazer a partir de outros Entrepostos Comerciais. Fomos os pioneiros a entrar na R. P. China, demonstrando rapidamente aos nossos clientes importadores que podiam encurtar distâncias entre as fábricas e Portugal, garantindo que as mercadorias, sem os riscos e os custos dos transbordos e de intermediação cá chegavam em condições, que, ao encurtar prazos, diminuíam custos e melhoravam resultados.”, prosseguiu.
Paralelamente, para garantir o grau de eficiência e os resultados das Operações Técnicas e Aduaneiras, logo no ano do início da atividade, a empresa criou uma estrutura em Roterdão que rapidamente passou a fazer parte integrante (e uma das razões do imediato sucesso) que culminou com a distinção atribuída na Holanda, com a entrega pela Comunidade Europeia da “primeira Licença de Importação Europeia”. Também na linha da frente relativamente a certificações, a PORTOCARGO foi a primeira empresa transitária portuguesa a receber a certificação ISO 9000.
Serviço personalizado
Mais do que a garantia de transporte de mercadorias, hoje, a PORTOCARGO assume-se como uma empresa capaz de arquitetar qualquer tipo de soluções, seja através da via terrestre, aérea, marítima, ou multimodal. “Um transitário não é apenas um operador de transporte mas sim um arquiteto logístico que tem de construir soluções em função das necessidades de cada cliente, do tipo de mercadoria, tempo e custos, desde que a mercadoria sai da fábrica até à chegada ao local designado pelos clientes, independentemente do conjunto dos serviços a prestar. A mais valia de uma empresa Transitária/ Logística passa por isso mesmo, apresentar uma solução global e adequada. Há uma panóplia de serviços para garantir aquilo que cada cliente pretende para transportar sua carga.”, salientou Mário de Sousa.
Compreender os requisitos de cada mercadoria e cada cliente/parceiro, é o ponto de partida e um dos fatores diferenciadores da PORTOCARGO. Apenas a contínua compreensão de cada negócio permite oferecer um serviço de excelência, adequando soluções globais às suas necessidades específicas. “Conseguimos ajustar a nossa atuação mediante a necessidade dos clientes. Temos a capacidade de trabalhar com uma multinacional ou com uma pequena empresa. Para isso, temos Técnicos credenciados que na sua actividade diária constroem soluções e executam tarefas que criam valor acrescentado. Hoje trabalhamos com países de todos os continentes e para isso temos de ter técnicos capazes de perceber as diferentes realidades de cada origem e/ ou destino de cada transporte, ou solução global.”.
Para além de uma solução criada à medida das necessidades de cada cliente, outro serviço oferecido pela PORTOCARGO é a realização (opcional) de um seguro de transporte com uma cobertura de riscos globais, desde a fábrica até ao domicílio final. “Temos um serviço de consultoria técnico importantíssimo, é por isso que o cliente faz tudo connosco. Nesse serviço aconselhamos o nosso cliente a não transportar mercadorias sem seguros abrangentes, porque os acidentes podem acontecer a qualquer hora ou em qualquer lugar onde as mercadorias se encontrem. O nosso seguro de responsabilidade civil é um seguro que abrange todas as nossas actividades e que cobre os riscos da nossa actividade, desde erros imputáveis aos nossos colaboradores, às operações por nós desenvolvidas ou coordenadas, desde as operações com manuseamento das mercadorias em armazém, até ao limite de responsabilidade civil imputáveis às companhias aéreas, marítimas ou terrestres por nós subcontratadas”, referiu Mário de Sousa.
Inovar para crescer
Encarar cada cliente como parceiro de negócio é parte da visão empresarial assumida pela PORTOCARGO. Ou seja, a empresa partilha o crescimento e o sucesso com todos os clientes, oferecendo um serviço indispensável a qualquer economia, a um custo competitivo em função dos serviços prestados. “O cliente tem muito mais a ganhar encontrando uma empresa especializada no serviço de transportes. Queremos ajudar os nossos clientes a serem competitivos, construindo soluções adequadas, rentáveis e lucrativas”. Nesse sentido, a PORTOCARGO tem vindo a desenvolver um produto tecnológico para a gestão das mercadorias em todas as fases, garantindo a acessibilidade e visibilidade imediata em cada fase da cadeia logística que cada cliente/ parceiro necessita, independentemente do local, dos meios utilizados ou da actividade em que se encontre inserido. “Isso vai-lhe permitir que se concentre na sua atividade central e que rentabilize a sua equipa, o seu espaço e o seu negócio”, revelou Mário de Sousa.
A implementação das novas ferramentas tecnológicas, ajustáveis às necessidades e exigências de cada sector da economia, será a alavanca que catapultará a Portocargo para novos negócios, fazendo com que o transporte seja apenas um elo da corrente na “Gestão da Cadeia Logística”.
É com base na aposta na tecnologia, que a PORTOCARGO prepara um futuro que prossiga os sucessos alcançados no passado. Porém, numa visão mais ampla sobre o mercado português, Mário de Sousa alertou para a necessidade de uma maior e sincronizada coesão das empresas portuguesas, de forma a criar valor no PIB Nacional que conduza Portugal ao sucesso.
Para concluir, Mário de Sousa referiu que, a exemplo das Empresas, também as Associações Empresariais do sector terão de se “reorganizar” de forma a representar transversalmente o negócio da “Gestão da Cadeia Logística”, em substituição de “pequenas capelas” que, pouco representando, em nada contribuem para a coesão, o estudo, o desenvolvimento e a modernização das actividades Logísticas.