“Inovação para uma vida melhor”
Com uma filosofia e visão, completamente, focadas nas necessidades dos seus clientes, a LG Portugal aposta no desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas, capazes de marcar a diferença no mercado e perante o cliente. Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal, partilha em entrevista que a empresa encara os desafios do futuro como oportunidades para inovar no presente.
As pessoas têm sido o motor da inovação e gerador de competitividade digital?
O cliente que compra um equipamento LG sabe que está a comprar um equipamento inovador capaz de responder e de se adaptar a qualquer desafio do quotidiano. É esta capacidade de total antecipação das necessidades do consumidor que faz com que os produtos da LG se diferenciem da demais oferta do mercado. Este posicionamento leva-nos até à consciência de que o nosso negócio passa por criar tecnologia capaz de mudar a vida das pessoas, melhorando efetivamente o dia a dia dos nossos consumidores, das comunidades em que se inserem e do meio ambiente que nos circunda. Somos responsáveis por, através de equipamentos energeticamente eficientes e inteligentes que respondem às necessidades do dia a dia e que garantem a segurança e limpeza do lar, fazermos jus ao nosso mote “Inovação para uma vida melhor”.
A LG Portugal lançou, em 2021, uma nova ferramenta de apoio ao cliente, integrada na vasta estratégia de transformação digital do Customer Service. A Telepresence veio inovar a relação da LG com os seus clientes?
A Telepresence é uma ferramenta de atendimento remoto personalizado que, apesar da distância física, veio aproximar os técnicos do equipamento eletrónico em questão e que veio contribuir para a eficácia geral do serviço. Disponível desde abril de 2021, a verdade é que este recurso nasceu num momento em que, devido à situação pandémica, o distanciamento se impunha e veio assim responder a uma necessidade efetiva das famílias portuguesas que aderiram desde logo e que, utilizando apenas a câmara do smartphone, podem assim partilhar questões ou suspeitas de anomalia de qualquer equipamento da marca com os técnicos especializados do Centro de Informação ao Cliente da LG Portugal.
A tecnologia desempenha um papel determinante na qualidade do serviço prestado pelas empresas portuguesas aos seus clientes, tem sido esta a visão que tem impulsionado a criação das soluções high-tech B2B da LG?
Com mais de duas décadas de presença e experiência no país, a LG Portugal conta com um conhecimento profundo dos clientes, da indústria e dos sectores do retalho, turismo e outros, tendo criado uma equipa de profissionais especializados e altamente dedicados e uma rede de parceiros de cobertura global capaz de responder a qualquer desafio, presente ou futuro. A esta vasta expertise e capacidade, junta-se a aposta constante em inovação, para que, através das soluções da LG, os clientes B2B possam evoluir rapidamente para se adaptar às exigências do mercado e que os consumidores reconheçam as mais-valias destes verdadeiros ecossistemas tecnológicos. Esta é a visão que tem vindo a impulsionar a criação das soluções B2B high-tech da LG, que, ano após ano, tem vindo a confirmar o seu posicionamento de liderança no mercado nacional.
A LG assume a responsabilidade de desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico a nível global. Hoje, mais do que nunca, torna-se imperativo unir esforços no processo de consciencialização do impacto que as nossas atitudes têm no meio ambiente, abrindo o caminho para um futuro mais sustentável?
Numa altura em que o consumo desenfreado de tecnologia é proporcional ao lixo eletrónico produzido e apenas 15 a 20% deste é reciclado a nível mundial, consideramos que as empresas como a LG têm também o dever de alertar consciências, beneficiando de redes de recursos humanos e infraestruturas globais com capacidade para alterar comportamentos e levar assim à difusão de informação e à implementação de programas de recolha de equipamentos para reutilização e reciclagem de equipamentos eletrónicos, começando, desde logo, com os seus colaboradores.
A competitividade das empresas está, inevitavelmente, interligada com a adoção de práticas digitais, para uma maior proximidade com o público e continuidade da marca. Quais serão os maiores desafios para a LG no futuro?
A LG encara os desafios do futuro como oportunidades para inovar no presente. Veja-se o exemplo dos últimos dois anos, que revelaram, mais do que nunca, a importância do lar.
Por essa razão, a inteligência artificial e a IoT vão desempenhar um papel ainda mais relevante no nosso plano de negócios para os próximos anos, com uma aposta clara no desenvolvimento de soluções integradas e inovadoras, que façam, verdadeiramente, a diferença na vida dos consumidores, seja através da otimização das opções de imagem e som, de tecnologias de higienização do lar e purificação do ar e até mesmo de equipamentos cada vez mais sustentáveis e com elevados níveis de poupança de energia e recursos naturais.
Em 2021, a LG Portugal registou um crescimento sustentado, fortalecendo posições de liderança entre as preferências dos consumidores nacionais. Apesar do desafiante contexto pandémico vivido, a LG Portugal conseguiu manter um forte ritmo de crescimento. Quais os objetivos desenhados para 2022?
2022 será um ano de reforço do posicionamento líder da LG nas várias unidades de negócio, com especial foco no fortalecimento do segmento e conceitos premium. Neste contexto, a recém-apresentada linha original Lifestyle TV foi concebida e desenvolvida para o estilo de vida centrado no lar dos dias de hoje. Assemelhando-se a uma verdadeira tela, a LG Objet TV combina perfeitamente com qualquer ambiente graças ao seu estilo minimalista e utilização subtil de cores neutras, trazendo uma sofisticação imediata e harmonia visual a qualquer espaço interior. A outra inovação da desta linha, a LG StanbyME consiste num ecrã de TV pessoal (de 27 polegadas), sem fios, com uma bateria integrada conectada a um suporte móvel com rodas ocultas que não só permite uma total liberdade de movimentos, como também oferece três horas de visualização até ser necessário recarregar. Já no que se refere às soluções de climatização, uma das mais recentes novidades são os modelos da Gama Therma V, que podem ser utilizados para uma variedade de soluções de aquecimento, desde o fornecimento de água quente até ao aquecimento do piso ou do radiador, permitindo a substituição de um sistema de caldeira convencional. Através das mais avançadas tecnologias, estes equipamentos amigos do ambiente garantem uma eficiência energética imbatível graças ao compressor R1 e um controlo mais fácil, intuitivo e conveniente através da app LG ThinQ.
Por fim, no que aos grandes eletrodomésticos diz respeito, a LG desenvolveu o conceito Evolving Appliances For You, que engloba um conjunto de equipamentos atualizáveis que têm a capacidade de incorporar novos recursos que venham a ser concebidos com base nos padrões e hábitos de utilização dos consumidores.