Infralobo faz de Vale do Lobo o primeiro smart resort do mundo

A Infralobo é uma empresa que nasceu em 1999, fruto de uma motivação genuína de prestar um serviço de qualidade ao resort de luxo, Vale do Lobo. Em entrevista à Revista Business Portugal, Carlos Manso, presidente do conselho de administração, apresenta-nos o trabalho que a empresa tem desenvolvido para um futuro mais sustentável e inovador em Portugal.

 

Como pode apresentar o trabalho que a Infralobo tem vindo a desenvolver?

Carlos Manso, Presidente do Conselho de Administração

A Infralobo, quando foi criada, começou por ser uma empresa que tinha como principal visão a entrega das infraestruturas da parte do promotor e, depois, passou para uma empresa de serviços públicos essenciais de elevada qualidade. A atividade principal é o abastecimento de água, o saneamento, a recolha de resíduos e algumas funções delegadas pelo município, como a limpeza urbana, os espaços verdes e a via pública. Inicialmente, a Infralobo apostou na renovação das infraestruturas e, ainda hoje, é a empresa do Algarve que mais renova, segundo os dados da ERSAR. A Infralobo tem vindo a fazer um caminho com foco no cliente e é aí que surge o projeto do smart resort by Infralobo, o primeiro do mundo. Um projeto integrado para resolver todos os problemas da empresa, naquele que é o seu core business. Este projeto tem como base uma análise dos processos que são fundamentais para uma melhor satisfação do cliente nas várias vertentes do negócio e identificamos três: Água, Recolha de Resíduos Sólidos e Urbanos e processos internos de apoio (a sede, a gestão de frota e a gestão de clientes). No que diz respeito à água, identificámos uma necessidade de monitorizar os consumos, a nível de qualidade e de comportamento dos consumidores. Para os consumidores domésticos e não domésticos, implementámos o sistema integral de telemetria, que nos permite fazer uma análise real e, em tempo útil, da perda da água e dos consumos e informar periodicamente os nossos clientes sobre consumos excessivos, perdas de água, entre outros. Ao nível dos espaços verdes, gerimos cerca de 22 hectares, responsáveis pelo consumo de 33 por cento da água que adquirimos, criámos o smart irrigation system, um sistema inteligente de rega, inovador a nível nacional, que utilizando uma rede lorawan, dos dados de uma estação meteorológica nossa e do controlo automático das eletroválvulas, ajusta o nível de água no solo ou desliga, se estiver a chover e consoante a pluviosidade. É caso para dizer, que na Infralobo quando chove, não se rega.

Acredito que esta ferramenta, aliada aos investimentos realizados ao nível das infraestruturas no passado, é o que nos permite ser a segunda melhor entidade gestora nacional.

 

Estão a usar a tecnologia a vosso favor, aplicando-a em todas as áreas do smart resort?

Sim, por exemplo, relativamente aos resíduos, se um contentor pegar fogo, emite um alerta a dizer que o contentor está com temperaturas fora do normal. No camião e no contentor do lixo, temos sensores RFid, que fazem o controlo das lavagens dos contentores de forma automática, para além de ser possível a otimização de rotas de recolha através do sistema implementado. Quanto aos processos de apoio à empresa, que também fazem parte do smart resort, temos a implementação da gestão de frotas, através da definição de critérios daquilo que consideramos normal e, assim, conseguimos saber o número de horas e quilómetros percorridos e comportamentos anómalos, permitindo uma melhor afetação e utilização das viaturas disponíveis. Ao fim de um ano e meio, reduzimos a frota em 17 por cento, sem pôr em causa a qualidade do serviço e a operação da empresa. Foi possível identificar situações a melhorar e otimizar as soluções, trazendo ganhos a nível de custos, mas principalmente ambientais.

Relativamente à sede, apostámos num tipo de construção pouco usual, em light steel e em domótica para melhor gerir a climatização e iluminação do edifício.

 

A eficiência energética também é uma grande preocupação da Infralobo?

Em fevereiro, definimos o Plano de Descarbonização Infralobo 20/22, no qual fizemos um levantamento dos nossos equipamentos e modos de trabalho. Definimos a sua substituição e adaptação para as exigências ambientais e para ter uma maior eficiência energética. Esse plano obriga a empresa a fazer uma substituição gradual das viaturas e a reduzir a utilização de energia da rede do fornecedor por sistemas ambientalmente mais sustentáveis. Neste momento, temos seis postos de carregamento para viaturas elétricas na zona de Vale do Lobo e duas viaturas elétricas. Vamos substituir mais duas, porque o objetivo não é aumentar, mas sim, substituir. Temos também, no estacionamento, painéis fotovoltaicos que fornecem o nosso edifício, que é 100 porcento autossustentável. Até ao final do ano, ambicionamos ter a nova estação elevatória fornecida pelos painéis fotovoltaicos e, no início do próximo ano, também o depósito da água será autossustentável do ponto de vista energético.

 

Como é feita a ponte com o Vale do Lobo Resort?

A Vale do Lobo SA é acionista da Infralobo. Por sua vez, a Infralobo é uma empresa de capitais maioritariamente públicos, em que 51 por cento pertence ao município de Loulé e 49 porcento ao Vale do Lobo Resort. Estamos ligados, quer no passado, quer no presente e estaremos, também, no futuro. É impossível Vale do Lobo continuar a ser um resort com a qualidade que tem sem a Infralobo. Da mesma forma que é impossível a Infralobo continuar a evoluir, sem a visão do município e sem a participação do parceiro privado de Vale do Lobo. As empresas municipais trouxeram desafios, mas também trouxeram uma experiência positiva e acumulação de know how.

 

Considera que as pessoas procuram este resort por ter serviços de qualidade?

Todas as nossas ferramentas foram planeadas com esse objetivo. A primeira, a gestão de ocorrências, foi aquela que mais motivação nos deu. É um sistema tipo inglês keep it simple and stupid. Os colaboradores, os visitantes e os clientes, tiram uma fotografia, ficam georreferenciados e, automaticamente, vai para uma sala de controlo. Temos equipas de reação rápida que nos permitem resolver os problemas. Os clientes têm uma resposta rápida e que fica registada para o futuro. Em 2016, tínhamos um índice de satisfação dos clientes nos 65 por cento e, em 2019, contamos com 83 por cento. As pessoas são exigentes, porque para além de fazerem investimentos com valores elevados, também têm na sua vida particular e profissional, cargos de elevada responsabilidade e exigência. Estes resultados foram fruto de muito trabalho interno, mas também graças às parcerias que nos ajudaram imenso, em que destaco a Visualforma, que nos ajudou a identificar as ferramentas adequadas aos problemas. Todas as soluções são de empresas nacionais. E porque estes avanços não são possíveis sem os colaboradores, a Infralobo foi, no ano de 2019, a primeira empresa do setor do ambiente, em Portugal, a ser certificada pela norma 4552 – norma da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional- e apenas a terceira a nível nacional.

 

Como é que a Infralobo atuou perante a pandemia? Quais as perspetivas para 2021?

O ano de 2020 foi um ano de desafios e veio trazer novos hábitos de consumo. No que diz respeito à Infralobo, o impacto não foi significativo, porque os nossos colaboradores, em teletrabalho, conseguiram garantir os serviços com qualidade. Mantivemos o nível de investimento, dadas as características da área onde estamos a operar e, em 2021, para além de continuarmos com o nosso plano, vamos reforçar a nossa estratégia no combate às alterações climáticas e de maior eficiência hídrica. Vamos fazer um upgrade na nossa estação meteorológica e na ferramenta tecnológica com o objetivo de permitir aos nossos clientes serem mais eficientes no uso da água nas suas propriedades privadas. Estamos ainda, em parceria com o Município de Loulé, a trabalhar no sentido de obter uma avaliação de projetos para a reutilização das águas residuais domésticas e pluviais para outros fins, como a rega dos campos de golfe, por exemplo. Estes, para nós, serão os grandes desafios em 2021.

 

________

Morada: Apartado 3840, 8135-909 Almancil

Contacto: +351 918 201 783

Email: geral@infralobo.pt

You may also like...