In2action: Empreendedorismo na base da In2action

Movida pela paixão de fazer mais e melhor, Maria João Figueiredo desafiou-se a si própria a abrir uma empresa na qual acredita a 100 por cento. A In2action nasce há cerca de três anos como prova de que todos os sonhos são possíveis de serem concretizados quando acreditamos no seu potencial e, claro está, em nós próprios.

Definida por ser uma empresa de consultoria de gestão, a In2action está ligada ao desenvolvimento de recursos humanos, nomeadamente a programas de treino em soft skills, feedforward e liderança, ao coaching, entre outros desenhados à medida. O outro lado da In2action assenta nos eventos corporate que juntam duas peças fundamentais para o processo: num lado está “a experiência em terreno dentro das grandes organizações” e do outro está “o conseguir falar a linguagem do negócio e transformar um evento numa estratégia de comunicação para diferentes targets”.
Nos eventos que organiza, Maria João Figueiredo procura, através de estratégias bem delineadas, ajudar os clientes a clarificar e comunicar eficazmente os objetivos que pretendem alcançar, nomeadamente durante um processo de transformação, um teambuilding ou uma ativação de marca. Só assim se compreende bem o valor e a essência de um evento organizado pela In2action. “Criamos experiências memoráveis e é a memoria associada a essa experiência que vai ajudar a fazer toda a diferença num processo de comunicação e de gestão de mudança” refere a empresária.
Ao dar ao cliente diferentes estratégias e alternativas de como implementar e comunicar os seus objetivos num evento, ou num programa de desenvolvimento, a empresária sublinha a importância dos participantes perceberem e sentirem o que levam de cada experiência, de modo a compreenderem as mensagens e a ritualizar os objetivos “é importante perceber se é um ‘ato isolado’ no tempo ou se, de facto, é o início de uma nova viagem de transformação rumo ao objetivo desejado”.
Por norma, os seus clientes diretos são decisores, CEO’s, Diretores de Recursos Humanos, Marketing & Comunicação e Operações, que têm no seu plano de ação desafios e objetivos a médio/longo prazo e que contam com a In2action para definir a melhor forma de os alcançar.

Criar serviços para cada um dos clientes
Personalizar um serviço para cada cliente é um dos fatores que tem diferenciado o trabalho da empresa no mercado. Tal como cada pessoa é única e tem necessidades específicas, o mesmo se aplica a cada cliente/empresa. “Por exemplo, num treino com dez participantes, o conteúdo do treino é comum, mas valorizamos os percursos e experiências individuais, promovendo uma comunicação adaptada a cada participante e incorporando as diferentes realidades e enquadramentos profissionais. Cada pessoa é una e singular e apreende melhor quando se sente reconhecida e valorizada”, explica. Acrescenta ainda que “a realidade de cada um é determinante para que ele compreenda e veja vantagens pessoais nos objetivos e na transformação pretendida.”
Também nos eventos corporativos ou nos projetos de desenvolvimento, a In2action acredita que “cada empresa tem um ADN específico, uma cultura própria e necessidades específicas”, razão pela qual as fases de diagnóstico e desenho de cada projeto são tão especiais e personalizadas a cada cliente. “Cada empresa tem o seu ecossistema exclusivo, razão pela qual todos os nossos projetos são únicos e adaptados à realidade e objetivos de cada cliente”, reforça Maria João Figueiredo.
Identificar claramente o “estado atual”, o “estado desejado” e como vão saber que o atingiram é fator crítico de sucesso em cada projeto realizado pela In2action. “E ter a capacidade de nos adaptarmos à realidade específica de cada cliente, de valorizar o seu ecossistema e respeitar a sua identidade e experiências anteriores são determinantes para que todos se sintam “tocados” pelos nossos projetos e consigam levar algo novo e de maior valor para o seu dia a dia.” Maria João refere ainda: “o nosso objetivo é criar experiências impactantes e que promovam melhores resultados. Das pessoas, para os negócios. Levar a transformação e a mudança de comportamentos à ação”.

“Engaging People & Business”
In2action é sinónimo de Pessoas e Negócio, não fosse o grande lema da empresa ‘engaging people & business’. A crença por detrás desta afirmação assenta no princípio elementar de que os negócios não existem sem as pessoas e são essas mesmas pessoas que os erguem, desenvolvem e os levam mais longe (ou não…). Isto leva ao logótipo da empresa. O número ‘2’ deitado, sinónimo de “um ecossistema onde coabitam, de forma harmoniosa, os dois elementos essenciais: pessoas e negócio, onde ambos se alavancam um através do outro, das pessoas ao negócio, e do negócio às pessoas”, salienta. Pessoas e Negócios ligados num “ecossistema virtuoso” onde ambos crescem “juntos e de forma colaborativa”.

Liderança no feminino
Mulher, empreendedora e mãe de dois filhos gémeos, Maria João passou por vários cargos de destaque e liderança ao longo da sua vida profissional, tendo trabalhado em empresas de referência como a Novabase e a Portugal Telecom. Ao longo de um percurso com mais de 20 anos, e uma grande paixão por pessoas e pela sua capacidade de transformação, a empresária foi vendo os frutos do seu trabalho reconhecidos, bem como a sua energia e entusiasmo renovado a cada projeto onde se envolvia. Aliado a uma inquietação pessoal e a uma vontade de partilhar a sua experiência com mais organizações, colegas e amigos seriam também uma alavanca para se renovar no mundo da liderança e criar o seu espaço no mercado. Foi aí que o bichinho de criar o seu projeto, fruto das suas paixões, a levaram a fundar aquilo que é hoje a In2action. Mas como aliar o mundo empresarial ao pessoal? “É um desafio”, assegura. Houve vários momentos da sua vida que, por ser líder e por ser mãe, a marcaram. “A Portugal Telecom foi uma escola de vida e ainda hoje vejo projetos com a minha impressão digital que me enchem de orgulho e me fazem brilhar os olhos. Na altura, trabalhava cerca de 14 horas por dia, por querer mais e ter uma força e energia quase inesgotáveis”. Posteriormente e devido a alguns acontecimentos pessoais, “comecei por mudar pequenas coisas na minha vida profissional para conseguir ter mais tempo pessoal, em especial maior presença na vida dos meus filhos, como por exemplo, conseguir ir buscá-los à escola pelo menos dois dias por semana e passar mais tempo com eles.” Hoje em dia, e passados mais de 10 anos desses tempos Maria João reforça “continua a ser um enorme desafio equilibrar os lados pessoal e profissional, mas hoje, tendo os meus filhos 15 anos, é muito interessante e gratificante sentir o orgulho deles pela mãe ser uma empresária empreendedora e reconhecerem na mãe uma líder, uma coach e acima de tudo uma amiga”.
Sobre as figuras femininas que tem como referência, a nossa entrevistada afirma que num primeiro pensamento poderia referir Madre Teresa de Calcutá, Oprah Winfrey, Michele Obama, entre outras. Mas, na verdade, as pessoas que mais preza são as mulheres, as mães, as empreendedoras e empresárias que diz serem grandes inspirações, em espacial a sua mãe e grande amiga.
No tema igualdade de género fala sobre as mulheres que lutam em mundos masculinos: “devemos falar a linguagem dos negócios e ter a capacidade de nos adaptarmos a uma linguagem mais masculina, quando necessário. Se tivermos que levantar a voz para nos ouvirem, levantamos, mantendo toda a educação. Não deixamos de ser femininas ao nos adaptarmos num mundo mais masculinizado. E claro, sermos fiéis aos nossos valores e aos nossos princípios”.

Mais desafios, mais conquistas
Com os pés em terra firme, e uma enorme vontade de vencer, Maria João revela que um dos grandes desafios deste ano será aumentar a carteira de clientes. “Temos bons clientes desde o momento zero da empresa e clientes recorrentes com quem temos feito projetos muito interessantes e com quem nos reinventamos todos os anos”. Outro desafio é o crescimento sustentável, na medida em que tudo aquilo que prometem aos clientes cumprem. Como não há duas sem três, poderá estar previsto para 2020 o lançamento do seu primeiro livro que, apesar do cunho muito pessoal, também já é um projeto da empresa.
No passado dia 8 de março, dia da mulher, a In2action inaugurou o seu primeiro escritório físico, localizado em Alvalade, com o objetivo de receber os seus Clientes, ter um espaço próprio para realizar sessões de trabalho, coaching e formação, tornando aquele espaço num lugar acolhedor e muito funcional.

You may also like...