Hubel Verde: ‘Agronomia em Campo’ e ‘Juntos fazemos a sua cultura crescer’
Estes são os slogans que definem a atividade da Hubel Verde, uma empresa que se dedica à assessoria técnica agronómica, sendo esta certificada. João Caço é o diretor executivo desta entidade e foi com ele que estivemos à conversa por forma a conhecermos um pouco mais sobre a realidade da agricultura atual e quais as mais-valias destes serviços para o sucesso da mesma.
A Hubel Verde (pertencente ao Grupo Hubel) conta com instalações em Olhão – Algarve (onde se localiza a sede), no Ribatejo (em Alpiarça), no Alentejo (em Ferreira do Alentejo) e ainda parcerias no Centro e Norte do país. Ao todo, são 17 técnico-comerciais (todos agrónomos) que percorrem o país de norte a sul prestando apoio aos agricultores.
Esta ramificação do Grupo Hubel dedica-se à nutrição vegetal e aos métodos produtivos. “Quando nos direcionámos para a agricultura, os adubos líquidos assumiam-se como a principal novidade. Atualmente, os mesmos necessitam de mais-valias e inovação que acrescentem valor aos produtos dos nossos clientes. Começámos, assim, a trazer a assessoria para o campo”, começou por explicar o nosso entrevistado.
Com 23 anos de existência, a Hubel Verde já chegou a ter cerca de 70 por cento da área de tomate de indústria adubada segundo as soluções que desenvolvia e, atualmente, ainda mantém fidelizados grande parte dos seus clientes iniciais.
A empresa, que se dedica ao desenvolvimento de soluções e metodologias de uso de produto, vê no seu know-how agronómico, na logística de que dispõe (porque possui estruturas logísticas e frota próprias) e na capacidade de crédito que apresenta, os pontos-chave do seu sucesso e a garantia de confiança por parte de todos os produtores com quem trabalha.
O que distingue a Hubel Verde das outras empresas dentro da mesma área de serviços é o acompanhamento contínuo que é prestado aos agricultores: desde a análise da água, seiva e solo, às recomendações de rega e fitossanitárias, passando pelo plano de adubação, por visitas regulares aos campos de cultivo e pelo plano de aplicações específicas (complementos nutricionais). A juntar a todos estes serviços e mais-valias, a Hubel Verde possui, ainda, acordos com empresas compradoras de maneira a ajudar os agricultores a agilizar o escoamento da sua produção.
A participação na Agroglobal
A empresa, pela qual João Caço se assumiu como porta-voz, marcou presença no recente evento que decorreu no Cartaxo: a Agroglobal (a maior feira agrícola nacional, que conta com a presença de toda a fileira de uma forma 100 por cento profissional). “Esta é uma feira bianual e nós marcamos presença nela desde o primeiro ano”, assumiu o diretor executivo da Hubel Verde, que aproveitou o momento para referir que “é pena que os produtores de tomate de indústria estejam arredados desta feira, por força do intenso trabalho de colheita que decorre nesta época. Seria interessante pensarmos em formas de também os termos presentes”.
Nesta feira, a empresa especialista em assessoria técnica agronómica deu a conhecer as novidades que espelham o trabalho que realiza. As mesmas prendem-se com o cimentar de parcerias importantes com empresas e centros de investigação, ao nível do desenvolvimento de micro-organismos benéficos para os solos, plantas e ambiente, assim como com empresas que, na área da nanotecnologia, aportam novas abordagens técnicas ao mercado. “Neste momento temos uma parceria com uma empresa americana, responsável pelo desenvolvimento do micro carbono, cujo elemento incorporamos na nossa mais recente gama de fertilizantes, Adubos Bludiamond. A vantagem é que essa solução resulta numa melhor assimilação dos adubos, numa melhoria das condições do solo e, consequentemente, numa agricultura mais sustentável”, garantiu o nosso interlocutor, que assumiu ainda que “a Hubel Verde está cada vez mais focada em trazer para a agricultura produtos de biotecnologia”
Em forma de conclusão, o participante da Agroglobal deixou uma mensagem acerca da atual realidade agronómica: “a agricultura hoje é mais saudável do que era há 20 anos e é esse caminho que queremos trilhar, porque acreditamos que é esse o futuro”, finalizou.