Tecfima: “Queremos continuar assim, a crescer”

Inácio Martins e Carlos Aguileira

Recém-chegada ao mercado, a Tecfima, empresa de revestimentos da região do Algarve, tem-se consolidado no setor e a Revista Business Portugal dá-lhe a conhecer, através dos seus fundadores, Inácio Martins e Carlos Aguileira, a origem e os segredos para o sucesso.

Há três anos no mercado, a Tecfima é uma empresa de referência na região do Algarve na área da construção civil. Com uma história ainda muito recente, já se tem destacado no mercado devido ao percurso profissional anterior (de mais de 20 anos) dos seus fundadores, Inácio Martins e Carlos Aguileira: “Queríamos continuar o que já sabíamos fazer”, expõem.

A decisão de criar a empresa partiu da vontade de aliarem a sua experiência neste setor com a existência de oportunidade no mercado – no fundo, foi a necessidade aliada à possibilidade. “Chegámos a uma altura em que era agora ou nunca e ambicionávamos mais na vida”, contam-nos os empresários. Neste momento, trabalham mais e durante mais tempo do que se fossem empregados de outrém, mas não se arrependem. “Uma empresa com três anos ainda exige muito esforço e dedicação, às vezes em prejuízo da família, mas nós sentimos que tem de ser assim”.

Venda de material e execução de obra

A venda de material e execução de obras na área dos revestimentos são as duas vertentes de negócio desempenhadas pela Tecfima. “Quem nos compra material é nosso concorrente e aliado, porque por vezes subcontratamos essas pessoas para que nos executem determinados trabalhos”, afirmam-nos a dupla de engenheiros.

De facto, poucos são os colaboradores efetivos da empresa, algo normal para um empreendimento novo. Os nossos interlocutores referem a dificuldade que há em arranjar recursos humanos, característica comum em quase todas as empresas, principalmente na região do Algarve. “As empresas que subcontratamos são contactos nos quais temos confiança, porque transportam o nosso nome e a nossa reputação, há uma exigência de qualidade que tem de ser assegurada. Tentamos não falhar com os clientes, até porque a nossa melhor publicidade são as referências e o passa-a-palavra”.

Valores que distinguem

Questionamos os nossos entrevistados acerca do que identificava e distinguia a Tecfima. Quisemos saber quais os fatores que fariam os clientes a escolherem esta empresa.

Em primeiro lugar, a disponibilidade e atenção ao cliente, “nomeadamente no sentido de dar resposta a todos os pedidos que nos chegam, mesmo que não possamos ajudar”, explicam-nos, “é importante que o cliente sinta que reparámos nele. Há na zona, grandes cadeias de distribuição de material que deixam os pedidos de contacto sem resposta. Muitos são os que vêm ter connosco mesmo tendo nós um preço superior, porque não obtiveram resposta do outro lado”.

Outro fator é a rapidez de colocação de material no terreno e a parte técnica: “Na nossa empresa, quer sejam subcontratados, quer não, os nossos colaboradores conhecem o material com que estão a trabalhar”, expõem os empresários: “nós temos conhecimento de causa e capacidade técnica” e, acrescentam, “tentamos sempre uma solução ideal para os problemas que vão surgindo no dia a dia”.

A questão do stock é também uma prioridade para a Tecfima: “ Sem materiais no armazém não há vendas, nem se fazem obras”.

De referir, ainda, a personalização do trabalho, adaptado a cada caso e com garantia de acompanhamento técnico, manutenção e pós-venda.

Esforço recompensado

Todo o esforço a ser colocado nesta empresa tem dado os seus frutos: “Temo-nos surpreendido bastante, os resultados têm sido bons. Esperemos que continuem assim por mais uns anos. Não digo que não seja de ciclos, mas de facto neste momento, há trabalho. Eventualmente, poderemos atravessar uma época de crise novamente, todavia registamos cerca de 50 por cento a mais de faturação todos os anos. Queremos continuar assim, a crescer, sem loucuras e com os pés bem assentes no chão. Só fazemos efetivamente aquilo que conseguimos”, concluem Inácio Martins e Carlos Aguileira.

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