Coretech: Reciclar, preservando o futuro

Jorge Pereira

As placas técnicas CORETECH surgem da crescente preocupação na preservação do meio ambiente e de uma envolvente industrial, compatibilizando o desenvolvimento sustentável e a necessidade de trazer, para o mercado nacional, soluções inovadoras, competitivas e amigas do ambiente.

Jorge Pereira, CEO da Invictacom, Lda, é o representante e responsável pela rede de distribuidores das placas Coretech® no mercado português e em entrevista exclusiva à Revista Business Portugal, descreve as vantagens da utilização deste material na construção civil.

Chegada da Coretech a Portugal

O Coretech chegou ao país por intermédio de empresários ligados à construção “que descobriram as vantagens da utilização das placas Coretech. Em 2013 foi-me proposto ficar com a representação e angariar parceiros para criar uma rede de distribuição que permita colocar as placas Coretech em Portugal, projecto que abracei e me dediquei a 100 por cento. O painel técnico Coretech é 100 por cento reciclável, fabricado “a partir do aproveitamento de subprodutos da indústria automóvel e configura-se como um material que oferece, num só componente, a estabilidade dimensional, o isolamento térmico e acústico e carateriza-se por poder ser trabalhado com outros materiais”. Com a utilização de Coretech na construção, “é possível criar sistemas construtivos mais eficazes e que contribuem para a redução da exploração dos recursos naturais, apoiando a diminuição da quantidade de resíduos enviados para aterros”.

 

Aceitação no mercado nacional

Apesar do Coretech apresentar inúmeras vantagens, nomeadamente ao nível de qualidade, resistência e aplicabilidade ainda não é muito utilizado pelos construtores, devido principalmente, “ao valor de aquisição. Quanto mais se otimiza a produção, mais baixo é o custo metro quadrado. Se a fábrica trabalhasse entre os 80 e os 100 por cento o nosso preço seria muito mais competitivo e reciclaríamos muito mais”, conclui Jorge Pereira, explicando que é a falta de procura que condiciona o preço. “Estabeleci e estou a aumentar a rede de parceiros que comercializam o Coretech, continuarei a estar presente nas feiras da especialidade. Entre os nossos parceiros existem mais de 50 comerciais a trabalhar diariamente na divulgação e comercialização das placas Coretech.

Características

As placas técnicas Coretech possuem um conjunto de características bastante interessantes.

Durabilidade– as placas Coretech são fabricadas com os resíduos do fabrico de interiores para automóveis, produtos de biodegradação muito difícil e que não têm qualquer utilização direta. Estima-se que as placas Coretech poderão ter uma esperança média de vida superior a 100 anos.

Estabilidade dimensional– As placas CORETECH são dimensionalmente estáveis. Sendo submetidos a ciclos de temperaturas de (-30 a 90ᵒ ) e humidades entre (5 a 95 por cento), têm uma variação dimensional inferior a 0,5 por cento.

Comportamento à água – Tem um comportamento excelente à água, pois, apesar de absorver cerca de 30 por cento de água, não incha. A água entra por capilaridade e sai por evaporação, sem alterar mecanicamente o produto.

Comportamento ao fogo – “classe – C, s1, d0” ;  associado a outros produtos pode chegar a classe “B” , por exemplo com gesso cartonado.

Isolamento térmico e acústico – A placa CORETECH associa boas características térmicas e acústicas à resistência mecânica.

As placas de CORETECH poder ser dobradas para trabalhar superfícies curvas; refiro-me às placas mais finas (8mm, 10 mm e 12mm), que devido à sua elasticidade são facilmente moldáveis.

As Placas CORETECH  podem ser acabadas com os materiais convencionais que existem para alvenaria e madeiras. Tem uma excelente aderência à maioria dos materiais de revestimento, incluindo cimento cola e argamassas de cimento.

É uma placa multifuncional, que pode ser aplicada em todos os tipos de construção, tanto no interior como no exterior.

É um produto reciclado e 100 por cento reciclável com preço competitivo.

You may also like...