Gabinete de Arquitetura Carlos Alberto Gomes: Há 27 anos a marcar pela diferença

Nesta edição da Revista Business Portugal damos-lhe a conhecer o gabinete de arquitetura Carlos Alberto Gomes – Arquitectos Associados. Sediado em Almada e a celebrar o 27º aniversário, o gabinete dedica-se à elaboração de projetos de arquitetura e planeamento urbano, tendo sempre por base a busca harmoniosa entre funcionalidade e estética.

Carlos Alberto Gomes cedo percebeu que o seu futuro passaria pela arquitetura. A paixão pelo desenho surgiu em tenra idade e o entrevistado recorda que “desenhava desde miúdo. A minha professora de desenho do liceu percebeu este meu gosto e incentivou-me a seguir esta área”. E assim foi. Depois de uma passagem pela administração pública, tendo desenvolvido atividade na Câmara Municipal de Almada, na Câmara Municipal de Sesimbra e ainda na Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, decide embarcar na aventura de abrir o seu próprio gabinete de arquitetura, em 1992, que desde então tem desenvolvido a sua atividade na elaboração de projetos de arquitetura e planeamento urbano.
Carlos Alberto Gomes assume que o gabinete que gere encontra nos concelhos do distrito de Setúbal, como Almada, Seixal e Sesimbra, o seu nicho de mercado, muito embora tenha já realizado projetos em vários pontos geográficos do país. “A nossa atividade é muito centrada no concelho, mas também já realizamos projetos noutros locais do país”. Lagoa, Monchique, Ferreira do Alentejo, Grândola, Alcácer do Sal, Vila Nova de Cerveira, Montalegre, Lourinhã, Aveiro e Pombal, são alguns exemplos.

Equilíbrio entre funcionalidade e estética
“São os projetos habitacionais que representam maior percentagem no volume total de negócio do gabinete, embora tenha havido um tempo em que remodelamos diversos espaços comerciais”. “Atualmente a habitação continua a ser o mais necessário”, confessa o entrevistado. A trabalhar maioritariamente com clientes nacionais, o gabinete acompanha a par e passo a evolução do projeto. “Numa primeira fase, discutimos com o cliente o programa, até chegarmos a um consenso. Depois, acompanhamos a entrega do projeto na câmara municipal, até à aprovação. O acompanhamento de obra também é assegurado até à conclusão da mesma”, afirma Carlos Alberto Gomes.
Com uma pós-graduação em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental e uma pós-graduação em Reabilitação de Centros Urbanos, Carlos Alberto Gomes confessa não ter nenhum traço criativo definido. Para o arquiteto a elaboração de um projeto de arquitetura deve ter por base uma preocupação fundamental: atingir a síntese equilibrada entre a funcionalidade, o valor estético e a integração no espaço. “Preocupo-me em primeiro lugar com a funcionalidade, ou seja, estruturar o espaço interior com boas condições de utilização. Depois, dou o tratamento visual exterior. Não condiciono o meu trabalho a uma presença, fortemente, estética”.

“Sinto-me satisfeito”
Com um vasto portefólio de projetos realizados, de onde fazem parte o projeto da Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó, o projeto de envolvimento da Praça Lima de Freitas ou o estudo de renovação do Cinema da Academia Almadense, Carlos Alberto Gomes assume: “Depois de todos estes anos continuo a trabalhar com a mesma vontade e energia, porque me diverte trabalhar”. As quase três décadas de trabalho desenvolvido deixam Carlos Alberto Gomes com a sensação de dever cumprido. “Acho que valeu a pena e sinto-me satisfeito. Não tenho ambição de ser uma estrela ou uma referência nacional na minha área, mas acredito que sou uma referência local, pelo tipo de trabalho que desenvolvemos e como desenvolvemos”.
Este trabalho só foi e é possível concretizar com uma equipa de bons colaboradores.
O entrevistado não quis terminar a conversa sem deixar um breve conselho a quem, no futuro, escolha enveredar neste mercado de trabalho: “Não é fácil, é preciso ser persistente. Mas, acima de tudo, é preciso ter paixão pelo que se faz”.

You may also like...