“Estamos sempre disponíveis para corresponder às necessidades dos nossos clientes”

A empresa Frutas Valente & Valente iniciou a sua atividade há quase 14 anos, em setembro de 2009. Ao longo de mais de uma década, o negócio foi crescendo de forma sustentada e a distribuição de produtos agrícolas estende-se a várias zonas do Algarve. O proprietário, Valter Valente, conta que, no futuro, os objetivos passam por aumentar, ainda mais, a rota de distribuição e o número de veículos de transporte.

Valter Valente, Sócio-Gerente

A Frutas Valente & Valente foi fundada em 2009, na região algarvia, com o propósito de prestar um serviço de qualidade, quer ao sector da restauração e a empresas. Passados quase 14 anos de existência, como é que olha para o percurso que têm traçado?

O negócio começou de uma forma lenta. Eu trabalhava na área da restauração, enquanto empregado de mesa, mas os meus pais sempre foram agricultores e, portanto, estavam ligados ao sector agroalimentar. Entretanto, surgiu a oportunidade de começarmos a fornecer os produtos que plantávamos e produzíamos para um restaurante, algo que teve bastante sucesso, e foi o mote para começarmos a fornecer para outros locais.

A nossa empresa não tem um estabelecimento aberto ao público. Temos um armazém, onde realizamos toda a preparação das encomendas que, posteriormente, são transportadas nas nossas carrinhas e entregues aos clientes. Portanto, o nosso trabalho centra-se na venda de produtos agrícolas às áreas da restauração e da hotelaria.

Ao fim de quase 14 anos, sinto que evoluímos muito, enquanto empresa, fruto da nossa dedicação e trabalho contínuo. 2022 foi o nosso melhor ano e temos boas perspetivas para este que se inicia.

A vossa área de atuação é bastante abrangente, uma vez que providenciam serviços de entrega de frutas e legumes a estabelecimentos nas zonas de Faro, Loulé e Olhão. Expandir ainda mais estes serviços, nomeadamente, para a zona centro e norte do país, faz parte dos vossos planos?

Neste momento, esse não é um dos nossos objetivos. O mercado algarvio é bastante favorável e alargado e a verdade é que não existem muitas empresas como a minha, em termos de distribuição. Considero que, na zona do Algarve, ainda temos muita margem para crescer e evoluir. Por esse motivo, por enquanto, não pretendo expandir os serviços de distribuição a nível nacional, mas não é uma opção que exclua totalmente, uma vez que não sabemos o que o futuro nos reserva.

Em 2022, foram distinguidos pelo IAPMEI, com o prémio de PME Líder, destacando a qualidade de desempenho da Frutas Valente & Valente. Qual o significado desta distinção? Este é o reflexo do trabalho que têm vindo a desenvolver?

De facto, o ano passado foi muito bom para nós, em termos de vendas, o que foi um dos motivos para a nossa distinção, enquanto PME Líder. Naturalmente, receber este prémio é um motivo de grande orgulho para mim e reflete, sem dúvida, o trabalho que desenvolvemos, ao longo de mais de uma década, e o esforço que fazemos, diariamente, para permitir que o negócio continue a crescer.

Garantem que estão sempre ao lado do cliente, disponibilizando produtos frescos e de grande qualidade. Neste sentido, o que distingue o vosso atendimento e os alimentos que comercializam e distribuem?

Eu acredito que aquilo que mais nos distingue de outras empresas é, realmente, o nosso serviço. Enquanto equipa, estamos sempre disponíveis para corresponder às necessidades dos nossos clientes e fazemos entregas em qualquer dia, quase a qualquer hora do dia. Este tipo de dedicação agrada os clientes e faz com que tenham confiança no serviço que prestamos.

Relativamente aos produtos que comercializamos e distribuímos, estes têm uma elevadíssima qualidade e nós temos a preocupação de escolher os melhores artigos para o cliente, tal como se estivéssemos a escolher para as nossas casas. Não entregamos produtos estragados nem mal condicionados e as nossas encomendas são todas bem embaladas, pesadas e etiquetadas, algo que não é muito comum neste sector. Para além disso, as carrinhas de distribuição têm todas um sistema de refrigeração, o que garante que os produtos se mantenham intactos.

Como é olham para o futuro deste negócio e que expectativas têm para os próximos anos de atividade?

Nos próximos anos, gostaria de alcançar toda a região do Algarve, uma vez que, para já, vamos desde Castro Marim a Albufeira. Portanto, queria alargar, ainda mais, a rota de distribuição e, para o fazer, preciso de ter um maior número de veículos, algo que também é um objetivo a concretizar no futuro. Estas são metas que queremos alcançar com o tempo. Vamos crescendo aos poucos, tal como fizemos ao longo dos últimos anos, adquirindo mais clientes.

You may also like...