ERA Oliveira do Hospital/ Tábua: O primeiro ano do que promete ser uma “ERA” de êxito
No passado dia 13 de agosto, a ERA de Oliveira do Hospital/ Tábua celebrou o seu primeiro aniversário e a Revista Business Portugal esteve reunida com Rui Dias, gerente e diretor comercial, que fez o balanço do arranque do franchising e desvendou novas metas e desafios que se avizinham.
O primeiro ano no mercado excedeu todas as expectativas, confessa o entrevistado, que não esconde o orgulho que sente no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por parte de toda a equipa. “Durante este ano, angariámos 235 imóveis, vendemos 27 e temos 11 reservados. Estes números são a prova de que fomos muito bem recebidos e que a aposta da marca neste território, de menores dimensões populacionais face ao usual, está a ser recompensada e muito bem aceite. O sucesso da ERA Oliveira do Hospital/Tábua é o resultado do trabalho de equipa. O espírito de equipa que ‘se respira’ na ERA combina uma vontade indomável de vencer e a consciência que o caminho para o sucesso é um trabalho de todos”.
A trabalhar principalmente o concelho de Oliveira do Hospital, mas com um forte interesse em expandir e afirmar-se no vizinho concelho de Tábua, aponta como principal objetivo a abertura de uma segunda loja nesse mesmo território: “Esta expansão já devia ter acontecido, mas aqui, nestas regiões do interior, lutamos muito para conseguirmos mão de obra. Temos, neste momento, quatro promotores comerciais, mas para conseguirmos trabalhar bem e em pleno nos dois territórios precisamos de aumentar para 10. Cada promotor comercial tem o seu território, a sua zona, tendo como objetivo principal a angariação de imóveis. Na ERA, o trabalho de equipa e a divisão de tarefas está muito presente pelo que, para complementar os nossos serviços, contamos com uma coordenadora de agência e uma diretora processual que estão encarregues da parte burocrática e processual que são inerentes aos nossos serviços”, explica Rui Dias, que garante ainda que “a aposta na formação é um pilar importante na construção de excelentes profissionais, profissionais esses que são o segredo para tornar a imobiliária ‘uma máquina a vender casas’”. Porque ninguém nasce ensinado, a formação é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. “Oferecemos aos nossos promotores comerciais formação avançada em mediação imobiliária. Além da formação em sala, cada agente é acompanhado por um «mentor» que aconselha na definição de prioridades e dá treino sobre os aspetos profissionais a melhorar. A ERA é reconhecida (até pelos nossos concorrentes) como a melhor escola de mediação imobiliária em Portugal.
É também fundamental conseguir condições de trabalho e manter as equipas unidas e motivadas, pois só assim conseguiremos ter colaboradores produtivos que, por sua vez, poderão dar o seu máximo para servir os clientes. A tecnologia ajuda-nos a ir mais longe e usamos a tecnologia mais avançada de mediação imobiliária para servir os nossos clientes e garantir que não perdem nenhuma oportunidade de negócio. O website ERA disponibiliza o mais avançado motor de busca de imóveis do mercado. Os nossos promotores comerciais são treinados na utilização de ferramentas digitais e redes sociais para melhor compreenderem o mercado e os nossos clientes. A inovação tecnológica, na ERA, é uma área de forte investimento e que nos permite estar sempre “um passo à frente”.
Para Rui Dias, o que diferencia a sua ERA são os seguintes fatores: “A qualidade dos nossos serviços, o profissionalismo com que trabalhamos todos os dias e a nossa vontade de querer servir os nossos clientes da melhor forma possível”.
Na ERA de Oliveira de Hospital/ Tábua existe uma grande proximidade com o cliente, de forma a entender melhor as suas necessidades e encontrar o imóvel perfeito para cada família ou investidor. “A marca ERA é sinónimo de confiança, profissionalismo e tem o mais alto nível de notoriedade do mercado de mediação imobiliária em Portugal. A cooperação entre todas as equipas é um dos segredos do nosso sucesso, por isso, defendemos o trabalho individual de cada promotor comercial e partilhamos as oportunidades de negócio entre todos. As nossas ferramentas de marketing e campanhas são desenhadas para potenciar os imóveis dos nossos clientes em todo o mercado nacional e nos mercados internacionais. A fim de achar a solução mais próxima do pretendido, é feito um estudo do cliente e dos imóveis disponíveis para, posteriormente, serem feitas as visitas”.
Vender uma casa com Garantia ERA, é mais rápido e tem agora mais uma vantagem: a de garantir o certificado energético obrigatório para anunciar a casa, e só pagar depois na sua venda. “Uma parceria ERA | EDP, que permite a todos os clientes com Garantia ERA usufruírem de um período de carência para o pagamento da certificação energética até ao Contrato de Promessa de Compra e Venda, por um período máximo de 12 meses. É simples”!, explica o gestor.
Avizinha-se uma “ERA” de muitas conquistas
Alcançar o sucesso é mais fácil quando se tem uma grande máquina por detrás a ajudar. “A ERA é essa máquina e está totalmente organizada para garantir o acesso às melhores oportunidades de negócio, implementar as melhores estratégias empresariais e aproveitar todas as economias de escala que só uma grande empresa permite”. Os mercados onde se insere estão em expansão com a chegada de novos projetos e empresas, que trazem novos habitantes. Na região de Oliveira do Hospital abraçaram o desafio de serem os promotores imobiliários dos apartamentos Bela Vista: “Serão 21 apartamentos, divididos em dois blocos, existindo cinco apartamentos T3 e 16 apartamentos T2, de uma nova geração de construção, desde logo com classe energética B+, com elevadores até à cave, excelente exposição solar, vistas maravilhosas para a Serra da Estrela e no centro da cidade, com preços a partir de 90.000 euros, e dos quais cerca de 50 por cento já estão vendidos, o que só vem demonstrar a qualidade do empreendimento”.
É já no próximo mês de outubro que começam as primeiras escrituras, que abrem as portas para a chegada de novos empreendimentos que potenciem a região e que possam vir a ser a resposta para as principais dificuldades. “Oliveira do Hospital possui um Polo do Instituto Politécnico de Coimbra, o que potencia a vinda de inúmeros alunos e professores para a cidade, mas é preciso haver quartos destinados ao arrendamento. Os novos empreendimentos que surgem na cidade vão dar resposta a essas necessidades e permitir a maior fixação das pessoas no concelho”, elucida o entrevistado. Para além dos estudantes, tanto Oliveira do Hospital como Tábua são pontos de interesse para clientes estrangeiros que procuram a natureza e a calma como um refúgio, apesar de se ter sentido uma quebra na procura depois dos incêndios de 2017. Contudo, esse interesse vem sendo retomado, face às qualidades que toda esta região apresenta.
Os negócios não têm limites quando se tem bons clientes, bons produtos e bons parceiros. As expectativas para o futuro são animadoras, e o segredo está em manter o profissionalismo que os caracteriza: “Nós somos pessoas a trabalhar com pessoas e, apesar de sermos parte de uma marca de renome, aqui nós somos a pessoa. O nosso profissionalismo e dedicação são altamente valorizados. Temos um enorme conhecimento do mercado onde atuamos e sabemos olhar para os nossos clientes e perceber quais as suas necessidades. Sabemos que estamos em tempos de mudanças e que as grandes casas estão a ser substituídas pelas moradias e apartamentos de tipologias mais reduzidas. Atualmente existe uma ideia de família bem distinta de outrora. Acompanhar estes novos tempos é a nossa missão e, por tudo o que anteriormente referi, se mantivermos os nossos padrões de qualidade e o nosso profissionalismo, conseguimos perceber que iremos ter um futuro risonho”, remata.