Junta de Freguesia de Junqueira: Um encontro entre a natureza e a gastronomia

Estivemos à conversa com o Presidente da Junta de Freguesia de Junqueira, Henrique Pereira, trabalhador e amigo do próximo a tempo inteiro, que nos transmitiu o que de melhor a sua região tem e terá para dar. Não deixe de conhecer este pequeno refúgio!

Situada num local calmo e sereno, a Freguesia de Junqueira reúne as condições perfeitas para uma estadia, porque locais para ficar e visitar não faltam. As obras de reconstrução de casas antigas têm evoluído e, consequentemente, o turismo rural também.
Além de alojamento local, a região é detentora de uma gastronomia riquíssima. São presenças assíduas, nos variados restaurantes da Freguesia, deputados nacionais, que optam por saborear umas das melhores e certificadas carnes do país, como a vitela, o cabrito e a típica posta.
Juntando o alojamento local de excelência e a gastronomia incomparável, só falta mesmo o clima ser favorável para tornar a passagem pela região numa estadia perfeita! No ponto mais alto de Junqueira poderá reunir-se com a tranquilidade ao visitar o Parque do Arestal, onde conseguirá ter uma visão panorâmica sob a região. Aproveite para fazer um piquenique em família. Se quiser refrescar-se basta descer um pouco até ao Lugar de Pontemieiro. Lá encontrará um rio com água totalmente transparente, rodeado de um espaço convidativo a passar um dia em pleno.

Uma zona industrial com tudo para dar certo
Constituída por empresas cujo 90 por cento do trabalho é realizado para ser enviado para o estrangeiro, a Zona Industrial de Junqueira apresenta as condições necessárias para a sua evolução e expansão. O Presidente afirma que “quase todas as empresas estão a pedir colaboradores. É preciso mão-de-obra nesta região”, porém os acessos não permitem que haja um desenvolvimento a passos largos. Aponta assim para a importância da “melhoria de infraestruturas, tais como a existência de estradas mais largas, com condições favoráveis para a realização de manobras dos camiões”. Adiantou à Revista Business Portugal que já estão alguns terrenos comprados e que o próximo passo será alargar a quantidade de empresas, bem como os acessos: “Precisamos de acessos muito melhores, porque o desenvolvimento faz-se quando as empresas são de grande dimensão e estamos a tentar resolver isso”, remata.

Junqueira em plena evolução
Uma das grandes novidades, já com data marcada para janeiro do próximo ano, será a construção de um parque ao lado da Junta. Irá ser composto por uma área verde abundante onde passará um pequeno riacho no meio. O principal objetivo do Presidente com esta obra será “juntar as pessoas, promovendo o convívio e o desenvolvimento de atividades”.
Consciente das necessidades da população, Henrique Pereira está a trabalhar na evolução de Junqueira a todos os níveis. Já começaram os trabalhos no que toca ao alargamento de estradas, as vias estreitas estão a passar a largas e ficarão com o piso mais regular. Esta obra teria de ser feita pois “os acessos são fundamentais para as pessoas se fixarem”.
Outro dos planos será colocar água e saneamento na freguesia. A preocupação em fazê-lo é elevada, não só para dar assistência aos habitantes da região, como também para o turismo rural que se encontra em plena evolução.
A ampliação do cemitério é também uma das novidades a revelar em primeira mão, com início de obras em outubro deste ano.
Como todos os projetos, estes também são um verdadeiro desafio, mas ainda assim há coisas que para o Presidente de Junqueira fazem todo o esforço valer a pena: “Quando chegamos junto da população e estas reconhecem os benefícios do trabalho realizado isso proporciona alegria e satisfação”.

A importância da entreajuda
Sendo uma freguesia composta sobretudo por população envelhecida, Henrique Pereira tenta combater a solidão destas pessoas ao fazer todos os possíveis para lhes dar assistência. Começam desde os 60 anos a usufruir do que a terra, onde nasceram e à qual tanto ofereceram, lhes pode proporcionar. Aulas de ginástica e formações de Tecnologias de Informação e Comunicação são as atividades com mais afluência, mas não só recebem formação, como também a dão. Dotados na arte da renda e dos bordados, estes formandos passam a formadores, ao juntarem-se um ou dois dias por semana para trocarem conhecimentos. A alegria da região também é feita de crianças, que segundo o Presidente, estão muito bem entregues no Centro Escolar de Arões -Junqueira, onde são proporcionadas todas as condições necessárias ao crescimento dos mais pequenos.

As festas estão aí à porta!
No Concurso de Gado de Raça Bovina, muito conhecido na região, pode-se observar e participar em concursos de arrastamento de pesos, este ano expandido a nível nacional.
Embora uma das festas mais importantes da freguesia já tenha decorrido, outra está mesmo aí: Festa em Honra de São Miguel Arcanjo. Decorrerá entre 27 e 29 de setembro, que contará com a participação, já habitual, da Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense, um dos principais motivos de orgulho que a região detém. Para Henrique Pereira: “Não há dúvida nenhuma que é das melhores bandas do país”, elevando o bom nome da Freguesia de Junqueira e a sua cultura. Terá mais um motivo para visitar Junqueira!

You may also like...