EPG: Inovação e excelência em cada projeto

A EPG – Engenharia, Projeto e Gestão é uma empresa que se destaca pelo compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Sob a liderança visionária de Ruben Silva, a EPG tem consolidado a sua presença no mercado, alcançando novos patamares e enfrentando os desafios com soluções criativas e sustentáveis. Nesta entrevista, Ruben partilha a sua visão estratégica, a trajetória da empresa, os desafios e os projetos para o futuro.

Ruben Silva, CEO

 

Nascido na Ilha da Madeira, cidade do Funchal, Ruben Silva cedo se apaixonou pelas obras. Após terminar o ensino secundário, ingressou no curso de Engenharia Civil, na Universidade do Minho, em Guimarães. “Na minha família, estava tudo muito vocacionado para a parte da construção. Costumo dizer aos meus colegas que nasci nas obras, vivi nas obras e morrerei nas obras.  Sabemos construir, gostamos de construir, faz parte do meu ADN”, realça o empresário. 

Assim que terminou os estudos académicos, Ruben iniciou o seu percurso profissional, desenvolvendo vários projetos de construção em todo país, tendo trabalhado em Coimbra, Lisboa, Algarve, bem como na Ilha de Porto Santo, entre outras localidades”. Com passagens pelo estrangeiro, Brasil e França, chegou à conclusão que queria trilhar o seu próprio caminho pela Engenharia Civil, criando o seu próprio negócio. “Percebi que se nós temos de trabalhar, então que seja em algo pelo qual sejamos extremamente apaixonados. Em média as pessoas passam cerca de dez horas diárias no seu trabalho. Se considerarmos oito horas para dormir restam-nos apenas seis horas para as nossas atividades pessoais. Por isso, defendo a importância de sermos felizes no trabalho. E foi em busca da minha felicidade e de a poder partilhar com uma equipa, que há cinco anos nasceu a EPG”, esclarece o empresário. Ruben refere ser um apóstolo confesso dos quatro compromissos da filosofia Tolteca. “Sinto que melhora a minha abordagem no dia a dia, como homem, engenheiro civil e empresário. Estes quatro compromissos essenciais definem-se como: seja impecável com a sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e dê sempre o melhor de si”. 

 

 

 

 

Excelência e compromisso com a qualidade 

A EPG é um grupo de destaque no campo da engenharia, especializada na elaboração e gestão de projetos inovadores e sustentáveis, que se evidenciam pela utilização de materiais e técnicas construtivas alternativas, que primam pela “construção seca” e pela construção “off site”. Com uma trajetória marcada pela excelência e pelo compromisso com a qualidade, a EPG oferece soluções personalizadas que atendem às demandas específicas de cada cliente, desde a conceção até a execução de empreendimentos. Assim sendo, a EPG trata da elaboração e licenciamento de projetos de engenharia, revisão e compatibilização de projetos, elaboração e pormenorização de desenhos de execução. Do vasto portfólio do grupo, muitas são as obras das quais Ruben sente orgulho, por isso assume dificuldade em eleger uma: “É difícil escolher uma obra que tenha feito, sei que damos sempre o nosso melhor em todas, cada uma tem a sua importância e particularidade”. O facto de Ruben fazer questão de andar no terreno é um fator bastante relevante para que os seus clientes se sintam acompanhados e depositem a sua confiança na empresa. O acompanhamento atento do CEO e de toda a equipa da EPG são o alicerce para a sustentabilidade da empresa. “Preocupamo-nos com o meio ambiente, sinto que não vale a pena demonstrar o nosso descontentamento em público e depois ignorarmos. Com pequenas ações diárias por parte de todos colaboradores, conseguimos reduzir a nossa pegada ambiental”, sublinha o empresário, evidenciando a importância da engenharia na economia circular, que permite transformar desafios complexos em soluções eficientes que promovam a reutilização e a reciclagem de recursos dentro da própria obra, minimizando-se assim o impacto ambiental. A missão da EPG aponta para o desenvolvimento de soluções técnicas, aos “problemas não resolvidos” da construção e a missão consiste em apresentarem-se como sinónimo de garantia e rigor em qualquer intervenção ou parceria solicitada no âmbito da conceção e construção de soluções para todo e qualquer tipo de construção, acrescentando valor aos seus clientes e acionistas.  

A importância dos recursos humanos 

Para Ruben, a chave do sucesso passa pela sua equipa. Pelos quadros técnicos e não só. “Tenho a sorte de poder contar com uma excelente equipa, na qual confio inteiramente, por exemplo, a Elisabete Costa, que comanda a área económico-financeira do grupo, e o Rui Ribeiro, que está comigo desde o início e é o meu braço direito para todos desafios técnico construtivos. Ambos têm a minha total confiança. Por vezes acham-me maluco, mas, connosco é assim que as coisas funcionam. Acho saudável e desafiador a nossa “pitada” de loucura. Claro que para manter uma equipa focada e satisfeita têm de existir esforços da parte da empresa. Sou muito atento às minhas pessoas. Não se resume unicamente a aumentar salários, é demonstrar preocupação, prezar pelo bem-estar dos colaboradores. São estas 20 pessoas que fazem a nossa empresa, e eu preocupo-me com as minhas pessoas. Tenho imenso orgulho no ambiente interpessoal que criámos aqui”, remata o CEO emocionado. 

 

 

 

 

 

Crescimento e expansão 

Empenhada no crescimento, a empresa irá investir cerca de 1,2 milhões de euros na construção das novas instalações, que contará com uma nova fábrica dedicada à construção modular com estruturas mistas de aço, madeira e betão. “Se tudo correr bem teremos a nossa unidade em Viana do Castelo a funcionar em pleno daqui a cerca de 18 meses. É um grande investimento, mas felizmente tem corrido tudo pelo melhor”, salienta, acrescentando que, para além do investimento material, esta expansão também irá contar com um investimento em mão de obra, criando mais oportunidades de emprego. O empresário assume ainda o objetivo de expansão, mantendo a proximidade com os seus colaboradores e com os seus clientes. 

You may also like...

This will close in 0 seconds