“É um sonho poder trabalhar com clientes que, mais tarde, se tornam amigos”

Ter o seu próprio gabinete de arquitetura nunca fez parte dos objetivos de Luc Vanstalle. Porém, o destino trocou-lhe as voltas e 2011 marca o arranque do projeto mais desafiante da sua vida em termos profissionais – o Luc Vanstalle Architects – que já conta com mais de 12 anos de existência e que tem vindo a angariar cada vez mais clientes.

Natural da Bélgica, Luc Vanstalle sempre demonstrou um enorme interesse pelo desenho, “em pequeno gostava muito de desenhar e essa paixão mantém-se até aos dias de hoje”, começa por dizer. Iniciou os estudos nesta área ainda no seu país, posteriormente, fez Erasmus nas Ilhas Canárias e, em 2000, motivos pessoais levaram-no a mudar-se para Portugal, onde terminou a sua formação académica. Para o arquiteto, viver em Portugal, numa fase inicial, foi uma “verdadeira aventura”, uma vez que, naquela altura, “não sabia falar português, nem tinha qualquer tipo de ligação ao país”, revela, apesar de, com o passar do tempo, ter acabado por se adaptar.

Luc Vanstalle iniciou a sua atividade profissional ainda muito jovem. Trabalhou para vários gabinetes de arquitetura e o mesmo confessa que, naquele momento, não fazia parte dos seus planos ter um espaço próprio. Ainda assim, à medida que foi ganhando experiência, começaram a conferir-lhe mais responsabilidades, o que fez com que este assumisse, posteriormente, cargos de direção nalgumas empresas com as quais cooperou. A crise de 2008 assolou Portugal e teve sérias repercussões, nomeadamente ao nível do tecido empresarial português. Uma das empresas afetadas, foi aquela onde Luc trabalhava na altura que acabou por “fechar portas”. Perante esta agravante, os clientes aos quais o entrevistado prestava serviços começaram a procurá-lo e é nesse exato momento que surge o Luc Vanstalle Architects, fundado em março de 2011. No que concerne aos serviços, o arquiteto garante que, neste gabinete, existe um total acompanhamento “desde o início da obra, isto é, das primeiras trocas de ideias e conversas, até ao momento em que a mesma está concluída e as famílias começam as suas vidas”. Por isso, a criação, a gestão e a administração, são alguns exemplos de serviços que o Luc Vanstalle Architects disponibiliza aos seus clientes.

No que ao nicho de mercado diz respeito, o entrevistado salienta que a sua carteira de clientes é constituída maioritariamente por estrangeiros. O facto de o gabinete se encontrar localizado no Algarve, mais concretamente em Almancil, não foi uma escolha propositada, mas veio a revelar-se uma vantagem, uma vez que é uma zona frequentada por muitos turistas e, sendo o próprio Luc, um cidadão estrangeiro e conhecedor de várias línguas, tem “mais facilidade em trabalhar com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades”, sublinha.

O Luc Vanstalle Architects dedica-se, sobretudo, a obras de carácter privado e, atualmente, tem “em mãos” um grande projeto. Trata-se de uma moradia com localização privilegiada, tendo em conta que irá ter vista para o mar. Segundo o arquiteto, este é um projeto, simultaneamente, “contemporâneo e minimalista”, pois o cliente em questão tem uma enorme paixão pela arte, bem como pela arquitetura, e os trabalhos que são realizados com ele são sempre “muito inspiradores”, devido à constante troca de ideias e, por isso, este é um projeto “muito especial”.

Já no que concerne ao futuro, Luc Vanstalle espera manter a sua carteira de clientes e, fazendo um balanço destes 12 anos de existência do gabinete, garante que “tem sido um privilégio chegar até aqui”, admitindo ainda que “é um sonho poder trabalhar com clientes que, mais tarde, se tornam amigos”. Além disso, para o entrevistado, “o importante não é a quantidade, mas sim a qualidade” dos seus clientes até porque, normalmente, cada projeto tem uma duração estimada de dois ou três anos e, nesse sentido, o seu principal objetivo é ir ao encontro dos sonhos e das expectativas daqueles que procuram os seus serviços.

You may also like...