Duas gerações e duas visões – Um único propósito sem nunca desvirtuar a nossa génese e os valores

Carlos Monteiro, CEO e Augusto Costa, Dir. Técnico

 

Carlos Jorge Monteiro, CEO BIOJAM Holding Group e Augusto Costa, Diretor Técnico explanam os fatores de sucesso desta farmacêutica 100% portuguesa e que é uma referência no mercado nacional e Espanhol. Em entrevista, divulgam o trabalham que têm vindo a desenvolver em prol da saúde e bem-estar dos pacientes, sem esquecer a responsabilidade social.

 

Apresente a BIOJAM HG e o seu universo empresarial.

Dr. Carlos Monteiro (CM): A Biojam SA aparece no mercado português e espanhol para responder a uma lacuna terapêutica numa patologia oncológica muito sensível numa população onde 80% é pediátrica e adolescente. A nossa génese, expertise, exigência e compromisso de dezenas de anos no mercado farmacêutico permitiu assumir outras áreas de igual sensibilidade, não só porque os nossos parceiros nos reconheciam como diferentes na abordagem, mas também pela nossa missão e visão neste mercado.

O crescimento da Biojam SA ao longo dos anos foi pensado e estrategicamente desenhado, tem uma matriz que nos orienta, e afastamos, sem mácula, os que não mostram esse registo ou pensamento.

Lealdade, Crítica, Partilha/Transparência, Exigência e Compromisso, aliados à nossa génese da Inovação desde a Origem, foram e são os motores dos nossos crescimentos, quantitativos e como seres humanos. Todos, na Biojam Holding Group, nos comprometemos com um conjunto de fatores, não é só o lucro que nos move, é também a nossa intervenção cívica na relação com os outros. O nosso crescimento tem de confortar os nossos clientes internos e externos, os nossos doentes, temos que sentir que estes crescimentos são partilhados por todos.

Crescimento sustentável, inclusivo, e sempre com um registo de integração aos que nos acompanham nesta nossa jornada. De que serve crescimentos exponenciais económico-financeiros e desprovidos de uma responsabilidade atenta com um ecossistema que nos acolhe nos negócios, com as pessoas, no planeta que queremos cada vez mais sustentável. Queremos ser singulares, a conjugação de vários fatores é que determinarão o nosso crescimento.

 

Durante a pandemia, e apesar de não ser o vosso foco, adaptaram-se e tornaram-se uma referência no fornecimento de testes de diagnóstico do COVID-19, em parceria com a Pantest, a nível nacional. Refira as repercussões que sentiram com esta exposição.

CM: A pandemia veio revolucionar o pensamento global, de países, de governos, de sociedades, e das empresas que não puderam, e não quiseram escapar às suas responsabilidades neste ecossistema indecifrável.

Nenhuma corrente económica, financeira, sociológica, política, estava preparada para este desconhecido. O que fizemos desde o início foi proteger domiciliarmente todos os nossos colaboradores, criar condições para nos reinventarmos e dissemos afirmativamente à promoção das únicas soluções de diagnóstico desde março 2020. Eu ainda tenho o romantismo que fazer português é bom, no entanto é preciso que a nossa ainda mentalidade de país pequeno releve muitas vezes a eterna mensagem “o que vem de fora de portas é que é bom”.

Foi uma mistura de pensamentos nesse romantismo que nos assola, ver a Pantest como uma realidade e uma visão muito integrada e não circunstancial e insistir na estratégia de criação de sinergias onde cada um faz o que melhor sabe fazer.

A nossa exposição durante a pandemia foi notória no diagnóstico SARS-CoV-2, mas nunca descurámos ou nos desfocámos dos nossos medicamentos de contingência em ambiente hospitalar, e outros em prol dos doentes que deles necessitavam e dos médicos que deles precisavam para melhor responder em situações críticas.

Não hesitámos em fazer investimentos de stocks destes em detrimento de outros pela responsabilidade que nos assolava de não falhar.

 

A BIOJAM HG é líder, no mercado Ibérico, no tratamento da Leucemia Linfoblástica Aguda. Esta doença que afeta maioritariamente crianças e jovens. A taxa de sucesso tem vindo a aumentar? Têm continuado a investigar nesta área?

Dr. Augusto Costa (AC): A BIOJAM e a empresa NOVA Labs têm trabalhado em conjunto no sentido de aportar inovação ao mercado, nomeadamente na forma diferenciada de administração de medicamentos cujo seu desenvolvimento inicial se direcionou muito para a população adulta. Assim, além do medicamento para a Leucemia Linfoblástica aguda cuja população afetada é maioritariamente crianças e jovens adultos e que, por isso, necessita da dosagem do medicamento adaptada ao seu peso corporal, a investigação tem-se centrado nas demais patologias oncológicas onde as populações alvo necessitam de doses de tratamento devidamente adaptadas às suas necessidades e assim o objetivo principal tem-se focado em possibilitar um tratamento preciso e fácil para estas populações onde as normais formas sólidas orais não são solução.

 

Farmacêutica de referência em várias terapêuticas, desenvolveu um produto exclusivo para os diabéticos e único na Península Ibérica. Apresente a linha AnOxident e as suas valias para estes doentes.

AC: A BIOJAM associou-se aos Laboratórios TARADON no sentido de proporcionar aos diabéticos uma higiene oral utilizando produtos adaptados à sua patologia. A linha AnOxident balance dispõe de uma gama completa de produtos, desde a pasta de dentes, o elixir, o spray oral e o gel que, em conjunto, permitem garantir uma eficaz higiene da cavidade oral durante as 24 horas do dia.

A nova linha de higiene oral AnOxident balance é assim uma parte essencial do plano diário de cuidados da diabetes. Os produtos foram desenvolvidos especificamente para proteger os dentes e as gengivas dos elevados níveis de glucose na saliva, que podem contribuir para os problemas orais associados à diabetes.

 

Criou o Prémio Biojam Inovar. Em que consiste e quais os objetivos?

CM: A criação do Prémio Biojam Inovar foi e é mais um contributo que queremos dar à investigação, publicação e divulgação de trabalhos científicos em algumas áreas e sempre com a gestão científica e de seleção de artigos por parte das Sociedades Médicas das especialidades onde se inserem esses prémios. Não paramos durante a pandemia e ainda no dia 15 de outubro entregámos o Prémio Biojam Inovar em Medicina Física e Reabilitação.

 

 

A responsabilidade social e bem-estar do ser humano está patente no trabalho que têm desenvolvido, mas ousaram ir mais longe com a criação da Fundação Biojam. Apresente o trabalho desenvolvido por esta instituição.

CM: Em Portugal ser mecenas sem qualquer interesse que não seja promover o bem do outro, pode ser perigoso. Existe uma ideia pré-concebida que se fazemos o bem ao próximo é porque queremos algo em troca. A Fundação Biojam não aceita fundos de nenhuma outra entidade coletiva ou individual, cada donativo que fazemos é da nossa parceria com a nossa Farmacêutica Biojam SA, ou seja, nós próprios. Apoiar crianças e adolescentes com necessidades especiais foram as nossas ações mais relevantes.

 

Empresa 100% portuguesa e de capitais exclusivamente nacionais, certamente aposta numa equipa especializada e formada em Portugal. É fácil recrutar profissionais em áreas tão específicas como as que a BIOJAM HG trabalha?

CM: Portugal oferece um património humano muito qualificado e com muita vontade de trabalhar, a Biojam HG tem muitos profissionais assim, o que Portugal não oferece são leis laborais onde a equidade de tratamento também deve proteger o empregador sobre quem não quer trabalhar e até nalguns casos “minar” e destabilizar os que o querem fazer. Devia ser revista a lei laboral.

 

Trabalhar em parceria com outras empresas nacionais já é uma realidade bem aceite no mundo empresarial?

CM: Diria que num mundo globalizado o “orgulhosamente só” não faz nenhum sentido, aportar outros investimentos não é de descurar sempre e quando não desvirtuem a génese do nosso pensamento estratégico e perfil, enquanto pessoas e empresa. Sejam investimentos nacionais ou não.

 

Fundador da BIOJAM HG e CEO há mais de 30 anos, sente que está a cumprir a sua missão para com os cidadãos? Está a conseguir atingir os seus objetivos basilares que o guiaram quando fundou a sua farmacêutica?

CM: Sinto que nunca se consegue o pleno dos nossos pensamentos, sonhos e objetivos, e o nosso compromisso com os cidadãos é inabalável, mas também sinto com firmeza que não envergonhamos em nada os que de nós se orgulham todos os dias.

 

Quais são os princípios e objetivos a curto e médio prazo que traça para a BIOJAM SA?

CM: O mar como pano de fundo da capa desta revista é a melhor resposta, almejar outros mercados para além de Portugal e Espanha. Duas gerações, Duas visões, Um único propósito sem nunca desvirtuar a nossa génese e os valores que nela assentam, Lealdade, Crítica, Partilha/Transparência, Exigência e Compromisso.

You may also like...