Compromisso com a melhoria da saúde ocular dos portugueses

Uma referência no panorama ótico nacional, o Institutoptico distingue-se pela carteira de marcas e produtos diferenciados no mercado, assim como pelas vantagens competitivas criadas para todo o grupo, mantendo a identidade de cada aderente. São atualmente 175 óticas presentes de norte a sul do país, que compõem um grupo que se compromete a melhorar a saúde ocular dos portugueses.

 

(Jorge Gezaro – Institutoptico do Montijo)

O Institutoptico, com uma experiência alicerçada em mais de três décadas de existência, conta atualmente com mais de 175 óticas presentes em mais de 100 concelhos do território nacional. Em termos gerais, tendo em conta o contexto em que vivemos, como considera que está a saúde visual dos portugueses?

Quando se fala em saúde visual, temos de acrescentar o bem-estar o conforto a eficácia de visão e a qualidade da mesma. Toda esta fórmula assenta em bons profissionais dedicados e preocupados com a qualidade dos meios a utilizar para os objetivos pretendidos. As crianças são o futuro. Os tablets e os telemóveis a servirem como meio de aprendizagem é um novo desafio para os intervenientes no processo.

Quando pensamos em evolução e progresso não pudemos secundarizar a visão. Este é um dos princípios fundamental do Institutoptico.

 

(Francisco Parente – Óptica Parente)

Sendo uma referência no panorama ótico nacional, que compromisso tem o Institutoptico vindo a assumir com esta importante causa de uma progressiva melhoria da saúde ocular no nosso país?

O Institutoptico logo no seu início, há 32 anos, teve o cuidado de selecionar os “melhores” óticos, muitos deles pioneiros da ótica em Portugal, com o objetivo de criar um conceito diferenciador assente na oferta de serviços personalizados que fossem de encontro às necessidades de saúde visual de cada um. A saúde visual é sempre o nosso ponto de partida e por isso posicionamo-nos, por um lado, como prestadores de serviços na área de saúde e, por outro, como comércio tradicional com uma forte estratégia de proximidade com as comunidades locais onde procuramos divulgar, auscultar e resolver as questões de saúde visual.

 

(Inês Caçador – Centro Óptico Santa Luzia)

O Institutoptico tem uma relação de proximidade com os seus clientes. Para além da relação individual, com cada cliente, haverá também um trabalho de proximidade ao nível familiar?

O Institutoptico é composto por óticas onde trabalham, muitas vezes, vários membros da mesma família, pois o negócio é continuado pelas gerações mais novas. Logo, a família é muito valorizada e os clientes sentem isso quando nos visitam.  O ambiente de bairro, localização da maior parte das óticas do Institutoptico, onde a maior parte das pessoas se conhecem, também contribui para esse espírito. Até os membros das equipas se sentem como família!

O resultado é um trabalho feito com motivação para melhorar sempre a qualidade do serviço e com foco no bem-estar do cliente. Por isso, também é muito frequente os clientes trazerem a sua família.  Queremos sempre o melhor para as pessoas que mais amamos…

 

(Vera Velosa – sócia gerente)

Qual a principal preocupação do Institutoptico em relação à saúde visual dos Portugueses?

A principal preocupação do Institutoptico relativamente à saúde visual dos portugueses, está relacionada com a forma sob a qual se cuidam os olhos, se previnem doenças oculares (que muitas vezes quando se manifestam são nesse momento irreversíveis) e também com a possibilidade de oferecer serviços e produtos que reúnam uma verdadeira simbiose entre qualidade e preço.

Na verdade, queremos servir todos os portugueses e estar ao seu lado para resolver as questões relacionadas com a visão.

 

Em que pilares assenta a missão do Grupo Institutoptico?

Proatividade: Prevenir e detetar questões relacionadas com a saúde visual.

Perseverança: Consciente da sua missão na comunidade; jamais desistir, independentemente do contexto em que estejamos a viver.

União: Como em família, acreditamos que este valor representa força, estabilidade e coerência.

Partilha: Partilhar o melhor para resolver as questões de saúde visual, disponibilizando tecnologia, know how, qualidade.

Excelência: Oferecer o melhor em tudo – relação com o cliente, parceiros, funcionários.

Pessoas: Sempre com as pessoas!

Sustentabilidade: Impensável trabalhar e servir sem esta perspetiva. Sustentável é uma palavra imprescindível e de ordem clara no momento em que vivemos.

 

(Luís Góis – sócio gerente)

Sendo um grupo de ótica nacional, como se posiciona o Insitutoptico neste contexto económico social em que vivemos atualmente?

O posicionamento do Institutoptico não se alterou, reforçou-se: ter a saúde visual sempre em primeiro lugar, privilegiar o serviço e a relação sustentável com os nossos clientes e com o meio em que estamos inseridos, em detrimento de uma visão meramente economicista do negócio.

Ao sermos Micro e Pequenas Empresas Nacionais, temos o privilégio de conhecer os nossos clientes e conseguirmos manter uma relação que, em regra, continua no tempo. Tal só é real porque não comprometemos a relação de confiança. Pelo contrário, procuramos sempre entregar para além das expetativas de quem nos procura.

O segredo do sucesso do grupo Institutoptico é conseguir aliar, de forma quase perfeita, o conhecimento e a proximidade ao cliente que uma Micro e Pequena Empresa permite, a uma gestão moderna e inovadora de uma empresa nacional, Institutoptico, que agrega mais de 180 óticas de Norte a Sul do País e ilhas.

You may also like...