CR20 – Produção de eventos com assinatura
O percurso profissional de Carlos Rosário foi feito a par e passo com a evolução na área da organização de eventos. A experiência, o conhecimento e o seu estatuto como assessor da administração de uma grande empresa do setor originaram, em 2012, após o fecho dessa, o início de um novo projeto: CR20.
Estes sete anos de atividade no setor da organização de eventos de média e grande dimensão (festas, concertos, festivais, entre outros) foram construídos com base nas experiências passadas e na confiança depositada pela sua carteira de clientes. “Tinha os contactos dos fornecedores, a carteira de clientes e a experiência. Muitos clientes e fornecedores pediram para que eu assumisse uma posição e avançasse com um projeto próprio”, explica.
Passo a passo a conquistar o mercado
O investimento é um dos pontos que dificultam a abertura deste tipo de negócios; temos que trabalhar com equipamentos diversificados e de qualidade. “Numa primeira fase, trabalhei em parceria com empresas já implementadas e com equipamento próprio, porém, ao longo destes sete anos tenho vindo a adquirir o meu próprio material. Não é uma gestão fácil, porquanto é preciso saber aquilo que compramos/necessitamos versus capital investido e custos de armazenagem e transporte. Existem despesas fixas que não são comportáveis com a pouca rentabilização de certas estruturas”.
“O importante nesta área é ter experiência e conhecimentos para podermos oferecer aos nossos clientes soluções modernas, atuais e que vão ao encontro das suas necessidades, sem nunca esquecer a capacidade e prazos de execução, bem como uma excelente qualidade nos serviços que prestamos, seja numa estrutura/tenda de 3×3 ou na montagem de um grande evento”, refere Carlos Rosário.
Uma agenda preenchida com clientes satisfeitos
Os pedidos são diversos e exigem especificidades únicas e individuais. Ao longo do ano, a agenda vai sendo preenchida, especialmente por eventos na zona do Algarve, do baixo Alentejo, sul de Espanha e alguns, na zona Centro.
A empresa CR20 está apta para fazer negócios chave-na-mão, acompanhando os projetos desde o primeiro ao último detalhe, bem como executar outros em que o cliente saiba o que quer e apresente um plano definido. “Nós transformamos os sonhos ou as necessidades dos clientes em prática. Também, e devido ao crescimento do setor, estamos aptos a iniciar projetos com acompanhamento personalizado, analisando em primeiro as necessidades do cliente e do mercado passando posteriormente ao design de implementação do projeto e a sua execução”.
Montagem, controlo, segurança e confidencialidade são pontos fulcrais do trabalho realizado diariamente pela equipa da CR20. “Neste tipo de trabalho estamos expostos a muitas situações e temos de saber gerir todos os aspetos. Temos clientes que organizam eventos privados e a confidencialidade é a chave do sucesso; para outros que organizam grandes festivais a comunicação e divulgação da nossa parte é fator importante para o evento e, claro para a CR20”, explica.
Independentemente do evento, da sua dimensão ou localização existe a responsabilidade de zelar pela segurança de todos os envolvidos. Nesse sentido, Carlos Rosário explica que “é preciso verificar espaço a espaço, infraestrutura a infraestrutura, para diminuir o risco de erros. Eu próprio vou fazer essa vistoria e certificar-me de que todas as normas são cumpridas. Estamos em constantes formações para fazer este tipo de trabalho da melhor forma possível. Em momentos de fenómenos da natureza adversos (inundações e pequenos tornados) temos as soluções e agimos de forma rápida. Há situações que são externas ao nosso trabalho, mas que dependem da nossa forma de ação”.
Equipa unida
A CR20 é constituída por todos os que se envolvem nos projetos de construção das infraestruturas e na organização de um evento, mas Carlos Rosário conta, essencialmente, com oito colaboradores, que trabalham diretamente para a empresa: “Esse é o meu núcleo. Sei que posso contar com eles a qualquer hora do dia ou da noite; conhecem o trabalho, sabem que pode haver imprevistos, compreendem os prazos e a importância da data e hora em que tudo tem que estar pronto. Existem igualmente colaboradores, cujo número depende da dimensão do evento, que vêm de outras empresas com quem temos parcerias e que são fundamentais. Sem eles não conseguiríamos dar uma resposta eficaz aos nossos clientes. Temos parcerias com outras empresas há vários anos e estamos mutuamente satisfeitos”.
Uma empresa socialmente responsável
A CR20 é uma empresa integrada na comunidade e reconhecida pela mesma. Assim, a responsabilidade social aumenta e Carlos Rosário não se furta a esse apoio: “Fazemos questão de cumprir a nossa parte no que diz respeito ao auxílio social e fazemo-lo nas áreas do desporto adaptado e de apoio social, propriamente dito. É algo importante para quem recebe e bastante satisfatório e reconfortante para nós. Sentimo-nos bem por poder apoiar a comunidade, porque somos reconhecidos por ela”.
Um futuro promissor
“Expectativa, confiança, qualidade de serviço são os pontos-chave para se criar um excelente evento” – estas são as promessas que faz e que tenciona continuar a cumprir para manter os clientes satisfeitos, honrando preços justos adotados até hoje: “Os nossos clientes sabem que estamos cá para eles. Mesmo em época de crise económica, nunca deixámos de realizar os eventos, e os nossos clientes – muitos deles ligados ao setor público – reconhecem isso. Somos profissionais, cumprimos prazos e garantimos apoio e personalização em cada trabalho. Isso dá-nos confiança de que temos qualidade e os nossos clientes subscrevem isso”.
“Fazemos um bom trabalho; Tratamos bem quem trabalha connosco! Paralelamente temos desenvolvido um trabalho de contactos e parcerias porque entendemos que a CR20 tem capacidade para crescer neste setor dos eventos. Tenho a sorte e a felicidade de ter ao meu lado o meu filho… sangue jovem e com muita vontade de aprender e fazer mais e melhor”, concluiu.
Carlos Rosário considera ainda que o setor da organização de eventos tem espaço para crescer em Portugal e que a qualidade da organização nacional atrairá cada vez mais eventos internacionais: “As empresas nacionais têm uma capacidade imensa para organização eventos de qualidade irrepreensível. Aliás, contratar um serviço em Portugal é a garantia de que receberá no evento tudo aquilo que está contratualizado, por isso acredito que, cada vez mais, as grandes marcas apostem no nosso país para a realização de eventos de escala internacional. Temos capacidade para isso e quem experimenta, volta”.