Uma política de inovação centrada no cliente
Filipe Canário, Sales & Marketing Director da Europastry Portugal, destaca a inovação como elemento crucial do ADN da empresa, o sustentáculo do passado e a pedra de toque para o futuro.
Como é que a Europastry se mantem como uma das empresas mais inovadoras do setor de panificação? Quais são os principais pilares da estratégia de inovação da empresa?
A Europastry mantém-se como uma das empresas mais inovadoras do setor de panificação seguindo uma estratégia sólida, totalmente orientada para responder às necessidades dos seus clientes. Acreditamos que este é um eixo essencial para o nosso sucesso e crescimento contínuo e um dos principais fatores de diferenciação, que nos mantém líderes ibéricos neste setor tão dinâmico. Sem dúvida, um dos principais pilares estratégicos de inovação, prende-se essencialmente com a própria cultura (de inovação) que é vivida dentro do Grupo. A Europastry valoriza, promove e encoraja toda a organização, desde a administração até ás equipas de produção a procurar constantemente novas ideias e soluções inovadoras. Por outro lado, estamos constantemente a monitorizar o mercado, atentos às tendências, preferências e hábitos de consumo de forma a identificar oportunidades. Outro fator fundamental é o contínuo investimento em I&D e tecnologia. Só em 2022, a Europastry investiu 120MM€ e deram entrada mais de 1100 novos projetos de desenvolvimento nos nossos Cereal Labs (Centros de Investigação de Desenvolvimento), o que demostra a dinâmica do Grupo no que diz respeito à inovação.
O lançamento de novos produtos e formatos e a dinâmica com que o fazemos é também fundamental para estarmos na vanguarda. Este ano, e olhando apenas para a realidade em Portugal, a Europastry já lançou para o mercado 55 novos produtos, entre eles o Dots Lion® (fruto de uma parceria estratégica com a Nestlé ®) uma gama de Flat Breads, uma coleção de mais de 30 Bolas de Berlim com diferentes recheios e o Pastel de Nata Fado (uma receita especial, cuja sabor e textura nos remetem para as memórias da Lisboa antiga), entre outros.
A empresa também integra a sustentabilidade como um pilar-chave da sua estratégia de inovação.
Como é que a empresa identifica e responde às novas tendências e necessidades do mercado? De que forma o cliente é colocado no centro da política de inovação da Europastry?
A Europastry possui um processo estruturado para identificar e responder às novas tendências e necessidades do mercado, sendo que o cliente está sempre no centro de nossa política de inovação. Este fator garante que as decisões relacionadas a novos produtos, melhorias e estratégias sejam totalmente orientadas pelas necessidades e preferências dos consumidores. Essa abordagem direciona o desenvolvimento de produtos inovadores e cria uma conexão mais forte entre a empresa e os nossos clientes. As equipas estão muito atentas ao que se passa no setor e isso inclui pesquisa e visitas constantes ao mercado para perceber as tendências emergentes, mudanças de hábitos e preferências de consumo. Valorizamos também o feedback direto dos nossos clientes, quer sobre produtos existentes, oportunidades de melhoria e novas necessidades e oportunidades de inovação que podem ser trabalhadas com as nossas equipas de I&D.
Como é que a Europastry equilibra a tradição com a inovação na criação de produtos? Quais são os principais desafios enfrentados nesse sentido? Que produtos se destacam no vosso portfólio?
Na Europastry, acreditamos que é essencial honrar as tradições da panificação e pastelaria, ao mesmo tempo que abraçamos a inovação para responder às necessidades e tendências do mercado. A nossa abordagem combina o respeito pelas receitas tradicionais, técnicas de produção artesanal e a incorporação de novas tecnologias e ingredientes inovadores. Um dos principais desafios é encontrar o equilíbrio certo entre manter a autenticidade e a qualidade dos produtos tradicionais, enquanto desenvolvemos novas variedades, sabores e formatos que respondam às necessidades dos consumidores modernos. Procuramos que no nosso portfólio, todos os produtos combinem a tradição e a inovação. Este é o nosso espírito e forma de trabalhar. Destaco no entanto os nossos pães de qualidade superior Saint Honoré que seguem métodos tradicionais de fermentação lenta, massas mães exclusivas, alta hidratação, 100% naturais, cozidos em forno de laje de pedra, os nossos Pães Rústicos fatiados Maestra, que sendo 100% naturais, sem qualquer conservante artificial, tem uma durabilidade de sete dias no linear e também a nossa gama de Pães Cristallino, marcados pela sua miga alveolada e leve e côdea crocante, também 100% naturais, com Massa Mãe e Azeite. No que toca à portugalidade e tradição, o Pastel de Nata Fado é também um exemplo onde é possível confirmar o equilíbrio perfeito entre a tradição e a inovação. A sua receita e processo de fabrico, tornam de facto um produto especial, no que diz respeito à crocância e resistência da massa folhada e à cremosidade e sabor do recheio.