Cinco ideias originais para construir ou renovar a sua habitação

Provavelmente tem a capacidade financeira, própria ou com um empréstimo, para poder fazer a compra de uma casa ou renovação de uma habitação. Mas será que tem as ideias originais para o fazer?

Deve pensar em algo que não só vai custar muito dinheiro, como deve durar bastantes anos. Não é como comprar um telemóvel que passado dois ou três anos estamos a mudar para o mais recente. Uma casa pode durar para a vida, e por isso há que ter as ideias interessantes e também tecnológicas necessárias para a sua concretização.

Por isso, hoje vamos mostrar-lhe algumas ideias originais que pode utilizar para a construção ou renovação de uma habitação.

 

Smart house

Essa ideia é quase como o ar que nós respiramos… É tão óbvia mas muita gente esquece-se dela. As casas inteligentes conseguem ligar-se através de Wifi e receber comandos, quer seja dentro ou fora de casa.

Não estamos a falar apenas de luzes inteligentes, mas também de aspiradores, ou de um sistema de controle central de ar condicionado. Tudo é possível programar com as casas inteligentes, que são sem dúvida o futuro.

 

Construção de telhados sustentáveis

Sabemos que a última peça de uma casa e o telhado. E porque não ter um telhado que possa ser sustentável e ao mesmo tempo diferente? Telhas para telhados em cerâmica estão na moda, uma vez que é um design diferente e se diferencia dos restantes telhados. Além disso, este tipo de telhados são mais fáceis de colocar, e também amigos do ambiente.

Existem telhas são tão boas, de algumas empresas oferecem garantia de 35 anos. Conhece algum outro produto com esta garantia? Provavelmente não.

 

Eletricidade de forma proactiva

Já reparou que cada vez tem cada vez mais equipamentos elétricos para carregar? Um telemóvel, um tablet, uma ventoinha no verão, vários equipamentos em portas USB, etc. Ou seja, cada vez precisamos mais de tomadas elétricas. Se está a pensar em reformular a sua casa, ou construir, garanta que tem bastantes tomadas elétricas disponíveis.

Como se costuma dizer, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar… Mas se tiver três ou quatro pássaros na mão, é tudo muito mais simples e não precisa de utilizar extensões que podem por vezes danificar os equipamentos.

 

Tintas duradouras

Além dos telhados a pintura da sua casa é fundamental. Não opte por aquilo que é a tinta mais barata e em promoção, procure uma tinta duradoura, e uma equipa que saiba realmente o que está a fazer.

Por exemplo, para algumas divisões da casa a tinta lavável pode ser o ideal, pois tiver crianças ou pessoas que por algum motivo coloquem a mão com frequência na parede vai dar jeito a longo prazo.

Por outro lado, verifique sempre as marcas conceituadas, pois estas são a principal indicação de qualidade de uma tinta.

Isolamento ecológico e sustentável e impermeabilização

O isolamento sustentável é uma escolha apropriada nos dias de hoje. A utilização de um bom isolamento térmico em casa reduz o consumo de energia, sem ter de recorrer a um maior consumo de ar condicionado no Verão e ao aquecimento no Inverno.
Existem muitos tipos de telhados sustentáveis: membranas impermeáveis, telhados concebidos sob a norma PassivHaus, telhados verdes e, os mais inovadores, os que utilizam materiais de última geração, tais como a tecnologia fotocatalítica. Por exemplo, a Bmi Portugal possui um sistema composto por telhas cerâmicas ou de betão com tecnologia especial de isolamento sustentável e impermeabilização que procura proteger as estruturas e garantir o conforto no interior, reduzindo a temperatura e o ruído exterior. Além disso, é o único sistema para telhados de lança com certificação PassivHaus em Portugal.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar bons profissionais, mas hoje em dia também é mais fácil procurar pessoas através de revisões na Internet. Assim, se não conhece o profissional certo na área de que necessita, procure através de resenhas, grupos do Facebook ou outros e tem a certeza de encontrar várias recomendações.

You may also like...

This will close in 0 seconds