Cinco anos de proximidade e profissionalismo

Diogo Firmino, CEO

A Confirmino celebra cinco anos no mercado da construção civil e, para assinalar a data, Diogo Firmino esteve à conversa com a Revista Business Portugal. Com valores assentes na seriedade, dedicação e consideração pelo cliente, o CEO transportou esses princípios para a empresa que lidera, guiando-a para o sucesso.

 

2020 é o ano que marca o quinto aniversário da Confirmino. Como define o percurso percorrido?

O que melhor define o percurso de sucesso da empresa é, no meu entender, a seriedade, a importância, o valor e a consideração para com o cliente, aliado, claro, a um trabalho dedicado, que todos os dias procuro melhorar, juntamente com os colaboradores e parceiros da Confirmino, que são essências.

 

A Confirmino preza por prestar um serviço assente num modelo de negócio diferente do da maioria das empresas. Que mais-valias proporcionam aos vossos clientes?

Nós não só desenvolvemos projeto, seja ou não de execução, como também acompanhamos a obra aquando da sua execução, mas, principalmente, apoiamos o cliente numa fase anterior à da definição do projeto, esclarecendo possíveis dúvidas, sugerindo diferentes estratégias ou mostrando outras linhas orientavas para uma maior rentabilidade ou economia, em relação ao pretendido, o que, muitas vezes, pode ser a diferença para um bom investimento ou uma melhor qualidade da solução final. Este é, sem dúvida, um fator diferenciador, o que nos orgulha.

Damos resposta em todo o território português, ao nível de projeto e pré-projeto e, para já, o acompanhamento assíduo, até ao final das obras, apenas é feito na região do Alto Alentejo e Lisboa, no entanto, procuramos expandir geograficamente a totalidade dos serviços.

Os nossos serviços concernem desde a construção de pavilhões agrícolas, habitações, passando pelo turismo até à indústria, damos resposta a todas as especialidades necessárias, através de uma excelente equipa de profissionais.

Não fazemos questão ou exigimos ao nosso cliente que intervenhamos no seu projeto em todas as fazes. Costumo dizer que aconselhamos, desenvolvemos e acompanhamos por forma a que o cliente possa tomar decisões da melhor forma.

 

As parcerias também são uma forte aposta da empresa…

Não encaro a Confirmino apenas como uma empresa ou como um negócio por si só, a Confirmino tem na sua essência a proximidade com clientes, colaboradores e parceiros. Para mim, só desta forma faz sentido a progressão da empresa e, por isso, tem sido difícil expandi-la. Se os clientes começarem a ser tratados por número ou datas é sinal que a essência não está a ser respeitada e isso não pode acontecer de forma alguma. Os clientes colocam nas nossas mãos os seus projetos, os seus sonhos, muitas vezes os investimentos de uma vida e, por isso, cada projeto é como se fosse meu e é tratado com total dedicação e não apenas como mais um trabalho que se reflete apenas em valores monetários.

Para estar o mais próximo possível do cliente final, temos de trabalhar com os mais diferentes tipos de parceiros, nas mais variadas zonas do país ou nas mais variadas vertentes.

 

O Diogo afirma que a Confirmino tem implementado novas formas de trabalhar no sector da construção civil. Essa predisposição veio ajudar na adaptação à nova realidade imposta pela Covid-19?

Sim, posso afirmar que, em termos de projeto, não houve dificuldade na continuidade normal do trabalho. Obviamente, tiveram de ser feitos alguns ajustes, mas nada que tenha impacto significativo. O trabalho à distancia é, desde o início da criação da empresa, uma realidade. Em termos de acompanhamento de obra e consultadoria, teve o impacto óbvio do distanciamento social, mas dado o método de trabalho da empresa, a solução foi estender parte desse método de trabalho para minimizar o impacto da Covid-19.

 

Podemos, portanto, dizer que o vosso serviço assenta na inovação, criatividade, qualidade, profissionalismo, proximidade e excelência?

Sim e muito embora todas as palavras façam sentido, se tivesse de destacar duas seriam a proximidade e o profissionalismo. O profissionalismo é a base de qualquer empresa e é fundamental que esteja presente em todos os elementos que a constituem, seja qual for a função. A proximidade é o valor fundamental da empresa e o que melhor a define. São esses os nossos pilares, mesmo estando em constante formação para inovar e, assim, dar uma melhor resposta. Estamos sempre atentos a novas soluções para aplicar, de forma a acrescentar não só criatividade, como também qualidade. A excelência apenas é conseguida na otimização das anteriores e é para ela que trabalho, não para ser uma empresa de referência nacional, mas para dar a melhor resposta aos clientes.

 

Um dos objetivos traçados para este ano prendia-se com a especialização da empresa em matéria de segurança contra incêndios e medidas de autoproteção para edifícios e espaços de terceira e quarta categorias de risco. Em que ponto de situação está este objetivo? E que outros objetivos esperam alcançar num futuro próximo?

É verdade que esse é um dos objetivos para este ano, muito embora a legislação tenha sofrido algumas alterações em relação a esse nível. É objetivo a especialização em matéria de segurança contra incêndios, principalmente no que diz respeito a medidas de autoproteção e sua implementação, uma vez que existe alguma dificuldade na sua implementação pelos responsáveis. Queremos dar resposta nesse sentido, no entanto, e devido à Covid-19, esta formação mais intensiva fará mais sentido ser desenvolvida no final do ano, uma vez que, neste momento, o principal objetivo é conseguir trabalhar em BIM (Building Information Modeling) em todas as especialidades que constituem o projeto. Desde o início do ano que tenho vindo a trabalhar nesse sentido, uma vez que, cada vez mais, os nossos parceiros e clientes solicitam resposta nesse sentido.

You may also like...