Chocolateria Delícia: A Delícia de Viseu
A Chocolateria Delícia, situada no coração de Viseu, agrada o palato e os olhos a quem passa. Desde o aspeto tradicional aos bombons inovadores, a verdade é que ninguém consegue comer apenas um. Em conversa com a Revista Business Portugal, Manuela Soares contou a sua história de amor pelo chocolate.
A aventura começou em 1997 quando Manuela Soares abriu uma pequena loja de venda de guloseimas e chocolates. Esses chocolates vinham de duas grandes fábricas tradicionais portuguesas com quem Manuela manteve uma relação comercial durante anos. Tudo mudou quando ambas as fábricas fecharam, praticamente ao mesmo tempo. Manuela procurou novos fornecedores, inclusive numa exposição do setor em Madrid e percebeu que deixavam de existir os chocolates tipicamente portugueses com o encerramento dessas antigas industrias. Triste pelo facto de perceber que estes chocolates se poderiam perder para sempre, voltou a Portugal e correu às fábricas tentando sensibilizar para que não fechassem de forma a conseguir-se manter esta doce tradição. Aí aconteceu o inesperado: um dos proprietários propôs-lhe a compra da fábrica. Manuela pensou e decidiu que era esse o caminho. Comprou o material moderno a uma das fábricas e, à outra, os moldes dos chocolates mais tradicionais. Foi assim que nasceu a Chocolateria Delícia em Viseu…
Tudo começou com os chocolates tradicionais e bem conhecidos dos portugueses, como os carrinhos, ratinhos, sombrinhas e os cigarros, mas rapidamente sentiram a necessidade de inovar e criar novos sabores. “Em vitrine temos sempre cerca de 20 variedades mas já foram criadas mais de 70”, contou-nos a proprietária.De todos os bombons já criados, três foram a concurso e trouxeram três prémios para casa: O melhor dos melhores bombons portugueses foi para o Bombom de Café, já o de Doce de Ovos conquistou a medalha de ouro; a prata ficou para o top de vendas e preferido de Viseu, o Bombom de Framboesa.
Chocolateria aberta à comunidade
Esta empresa garante que se distingue pela qualidade, não pela quantidade e primam pela preferência de produtos da região. “Somos muito solicitados a criar receitas com produtos endógenos da região, já criamos bombons de urtiga, mirtilo, entre outros, e é um gosto mostrar aos produtores que os seus produtos podem ter um valor acrescido. Além dos produtos e da qualidade, há outro ingrediente que não pode faltar: amor. Todos os que lá trabalham são apaixonados pelo que fazem e isso pode ver-se através do vidro que separa a loja da fábrica, dando uma visão sobre a maravilhosa alquimia do Chocolate.
Na altura do verão, época mais baixa para a indústria, esta loja recebe escolas e centros de estudo e mostra aos mais novos como é feito o chocolate e dá-lhes a oportunidade de ver o cacau. Além disso, o próprio design da loja, inspirado na mercearia dos pais de Manuela, traz recordações aos mais velhos, que trazem os netos para verem, não só os chocolates da sua infância como uma loja acolhedora que em tudo se parece com o cheiro e a magia da casa da avó!
Natal é sinónimo de chocolate
Com o Natal a chegar, é impossível não haver ainda mais alegria e movimento pela chocolateria. “É uma época que amamos e eu acredito que esta loja resolve o problema a muita gente”, contou a proprietária quando falou das milhares de opções que existem, e para todas as carteiras. “Aqui há prendas para todos os gostos e idades. Como temos muita variedade de caixinhas e latas, temos um leque grande de produtos e de preços”.
Doce futuro
Mas não é apenas do passado que reza a história e o futuro da Chocolateria Delícia revela-se cada vez mais promissor. Neste momento a empresa foca-se numa maior internacionalização. Depois de uma presença significativa nos EUA, pretende agora alargar-se para o mercado europeu, principalmente França, Polónia e Luxemburgo.
Para 2020, novidades ainda mais entusiasmantes, nomeadamente o franchising da marca. Manuela quer encontrar por aí mais gente com a mesma paixão pelo chocolate para conseguir responder às muitas solicitações pelo país fora.