Farmácia Pinto de Campos: “Desde sempre a cuidar de si”

É este o lema da Farmácia Pinto de Campos, situada no Piso 0 do centro comercial Palácio do Gelo Shopping em Viseu. Em conversa com a Revista Business Portugal, Graciano de Almeida Couto, proprietário, contou-nos o percurso desta farmácia centenária que sempre teve em atenção o lema do “bem servir”.

Conte-nos um pouco do percurso da Farmácia Pinto de Campos.
A Farmácia Pinto de Campos é centenária e foi fundada pela pessoa cujo nome ainda ostenta. Nasceu no Largo Pintor Gata, antigamente conhecido por Praça da Erva, no Centro Histórico de Viseu. Depois de décadas de funcionamento, o fundador da farmácia morreu e deixou a propriedade a dois ex-funcionários que criaram uma sociedade. Quando um desses sócios faleceu, algum tempo depois, o outro colocou-a à venda. Dada a oportunidade, adquiri a Farmácia Pinto de Campos que mantive em funcionamento no mesmo local por, aproximadamente, mais duas décadas. Mais tarde, com a inicio da desertificação do Centro Histórico, decidimos avançar para novas instalações, onde pudéssemos servir mais habitantes, foi assim que, em 2008, nos mudamos para a localização atual: o Centro Comercial Palácio do Gelo Shopping.

Quais são os serviços que oferecem?
Além da venda M.S.R.M. e M.N.S.R.M., temos uma vasta oferta de produtos de cosmética, incluindo artigos de mamãs, bebés e produtos de saúde com promoções diárias no nosso espaço. Dispomos de todo o tipo de serviços de gabinete, incluindo o serviço de nutrição. Efetuamos ainda rastreios, promoções especiais, promotores/as de certos produtos e efetuamos ações e eventos, tanto dentro da farmácia, como no exterior para nos dar a oportunidade de estar ainda mais próximos da comunidade.

O que distingue a Farmácia Pinto de Campos das outras?
Eu não sei se a Farmácia Pinto de Campos se distingue das outras, apenas sei que todos trabalhamos arduamente em prol do cliente. O nosso foco sempre foi oferecer um serviço de alta qualidade e diferenciado: seja pela vasta panóplia de produtos, como pela forma de servir, onde tentamos ser sempre o mais esclarecedores possível. É tarefa de todos os nossos colaboradores, e contamos com uma equipa de mais de 20 pessoas, conseguir suprir a necessidade do utente, ele só pode sair por aquela porta quando perceber e souber exatamente tudo sobre o medicamento ou tratamento que lhe está a ser indicado. O objetivo é mais do que vender medicamentos, é que o utente fique satisfeito com o serviço prestado, crie empatia com a equipa de profissionais que temos e sinta a Farmácia Pinto de Campos como “a sua farmácia de sempre”.

São PME Líder e Excelência. Em que é que esses títulos se refletem na dinâmica da empresa?
Há vários anos que recebemos essas distinções. Na verdade, o mais importante, é referir que este prémio só é possível graças aos bons profissionais que trabalham connosco aliado a uma boa gestão bons líderes. As empresas só podem crescer se as pessoas trabalharem com motivação, e num espaço de saúde que lida tão diretamente com o sentido humano e social, há pequenos detalhes que fazem toda a diferença. A formação também é muito importante, e quando entram farmacêuticos ou técnicos novos, sou eu que normalmente lhes dá uma pequena orientação, porque uma coisa é passar vários anos a estudar, outra, completamente diferente, é estar em frente a um balcão a prestar um bom serviço de saúde pública.

Este é um negócio familiar. Sente-se orgulhoso por ver alguém seguir as suas pisadas na área farmacêutica?
De facto é uma sociedade familiar, sendo que a minha filha Mónica Alexandra Almeida Couto ocupa o cargo de Diretora Técnica da farmácia, apesar de nunca a ter convidado a ir para este curso. Quando ela mais tarde disse que tinha escolhido esta área para a sua formação superior, fiquei muito feliz, claro, e estou muito orgulhoso por ver esta farmácia, que antes era pequenina e agora foi transformada em algo melhor. Entreguei aqui muito de mim e gostava de andar por aí, um dia, de bengala, bem velhinho, e ver a Farmácia Pinto de Campos na mão da família, de um neto, por exemplo.

Que balanço faz destes anos de atividade?
Internamente as coisas têm corrido bem e sentimos que a nossa missão de servir a população está a ser cumprida, embora o balanço, no setor, seja desanimador. Esta é uma área que tem sofrido diversas alterações, além das diminuições nas margens de lucro, este serviço tornou-se demasiado burocrático, com alterações constantes, o que faz com que um atendimento demore muito mais tempo, principalmente quando o queremos fazer bem. Há 40 ou 50 anos não se via uma farmácia a fechar e atualmente já se vê muitas a irem à falência e a fecharem. No fundo, o que mais me orgulha neste percurso, é ter crescido de forma honesta, transparente e como verdadeiros profissionais.

Quais são os projetos futuros para a Farmácia Pinto de Campos?
Não temos projetos pensados para o futuro. Uma farmácia que está localizada num centro comercial, está bem orientada, por isso, para já, não pensamos em projetos para o futuro, o que não quer dizer que mais tarde não possa surgir essa necessidade.

You may also like...