Casas com Istória: A arte de vender ‘Casas com Istória’
Localizada em Torres Vedras, a Casas com Istória assume-se como sendo uma imobiliária que se diferencia pelo atendimento personalizado que presta a todos os seus clientes. Por forma a conhecermos um pouco mais sobre esta postura no mercado, a Revista Business Portugal esteve à conversa com os administradores Sandra Afonso e Nuno Mateus.
O primeiro contacto com o ramo imobiliário deu-se quando há cerca de quatro anos integraram a equipa de uma rede imobiliária nacional. “Fomos convidados para integrar uma loja que representava uma marca nacional. Aceitamos, mas não nos identificávamos com as normas e políticas que ali eram instituídas, o foco era o recrutamento e angariações e a mediação é essencialmente um negócio de pessoas em busca de um lar para a sua família, onde proprietários e investidores buscam um negócio equilibrado, por isso, acabamos por sair e abrir a nossa própria loja e especializarmo-nos em soluções de investimento e divulgação no mercado imobiliário atual”, começaram por nos contar.
O nome Casas com Istória tem origem na mensagem que este casal pretende transmitir a cada um dos seus clientes: “cada casa conta uma história e cabe-nos a nós contá-la e representá-la da melhor maneira possível”, aclararam. Estrategicamente o ‘h’ caiu para dar lugar ao ‘i’ de imobiliária, bem como cada casa deve possuir um marketing de venda.
Como em todas as imobiliárias, aqui promove-se a venda de imóveis, sejam eles apartamentos, moradias, herdades, terrenos, “possuímos uma carteira de imoveis em regime de confidencialidade e vários imoveis de investimento com Yield atrativo, resultado de uma postura transparente e honesta ao longo destes anos com várias parcerias. Percebemos muito cedo que Portugal estava na mira do investimento estrangeiro e apostámos no mercado do investimento, trabalhando com mandatos de hotéis, prédios devolutos e palacetes nas zonas mais requisitadas de Portugal”.
No entanto, o que distingue esta imobiliária das demais existentes, além de uma equipa coesa e com formação diversificada é “o atendimento personalizado, a informação completa sobre compra e venda de imóveis, todo o apoio necessário à aquisição, a análise de mercado de cada imóvel, assim como vários tipos de comissões, pois cada casa e cliente é singular”, garantiram. O ponto de equilíbrio necessário para a realização de um bom negócio exige uma postura profissional bastante assertiva e sensata: “fazemos questão de informar todos os nossos clientes, compradores e vendedores de todos os trâmites legais e o valor adequado para cada imóvel. O nosso ramo é apelativo e tem aumentado pelo profissionalismo e confiança que geramos nos nossos clientes”.
Mercado imobiliário em crescimento
Nas palavras dos nossos entrevistados, Torres Vedras assume-se como “uma cidade sui generis porque há mais de 20 anos que a construção nova não tem expressão. Por isso, chegamos a um ponto em que existe mais procura do que oferta”, lamentaram. A juntar a este facto, está a necessidade urgente de uma reabilitação do centro histórico da cidade: “esperemos que as pessoas entendam que investir no centro é sempre uma boa opção, porque é uma zona valorizada. Zonas históricas serão sempre zonas históricas e locais únicos”, afiançaram.
Nas palavras dos nossos entrevistados, “Torres Vedras continua a ser alvo de procura e valorizou por estar perto da capital, da Ericeira e das praias da costa oeste, estamos numa zona ainda com potencial para crescer a longo prazo, como tem acontecido em Santa Cruz e tem surgido projetos embrionários de turismo e habitação que esperamos se concretizem a longo prazo. A curto prazo ainda é o mercado médio que domina na nossa zona”.
Por fim, ficaram os conselhos profissionais dos nossos entrevistados: “por um lado, esta é uma época muito boa para os proprietários e não tão boa para os investidores. Por outro lado, está provado que uma casa à venda pelo preço justo se vende mais fácil e rapidamente e resultam melhores valores, por isso aconselhamos sempre bom-senso”.