Comporta’s dream maker
A Revista Business Portugal esteve à conversa com Ronald Wayne, que conta já com 35 anos de experiência no mercado imobiliário internacional. Numa visita à Comporta e Melides, deixou-se apaixonar pela região, onde se decidiu estabelecer e criar a Living Portugal Property, que concretiza sonhos, através de um serviço experiente e sublime.
Começo por questionar como é que o Ronald descobriu a Comporta e Melides e o que o moveu a promover e vender sonhos nestas localidades?
Eu visitei a Comporta e Melides, pela primeira vez, em meados dos anos 90, quando um amigo me convidou para passar aqui umas férias. Fiquei apenas uma semana, mas fiquei encantado com a beleza natural, com a costa incrível e com os vestígios do passado remoto.
Anos mais tarde, enquanto vivia no interior do Alentejo, a minha mulher e parceira, que também costumava passar férias aqui, insistiu para que voltássemos para o litoral, pelo que a Comporta foi a escolha óbvia.
95 por cento dos clientes da Living Portugal Property são estrangeiros. O que faz com que Comporta e Melides sejam mercados atrativos para o investimento deste tipo de clientes?
A Comporta sempre foi uma localização privilegiada, mas quase esquecida e um local de passagem para muitas pessoas que seguiam caminho para o Algarve. Tratava-se de um destino que apenas se descobriria por convite, ou através de um amigo ou familiar dos donos da propriedade que deu nome à região.
Depois de um número de designers mundialmente conhecidos, artistas e promotores financeiros decidirem incluir a Comporta no seu portfólio de residências em todo o mundo, os seus amigos e associados começaram a segui-los.
O mais atraente sempre foi o carácter discreto, o charme da arquitetura local, como as cabanas dos pescadores e estruturas tradicionais do Alentejo, aliadas a uma zona costeira quase desabitada e aos milhares de hectares de pinhais e sobreiros; a proximidade a Lisboa ao aeroporto internacional é uma grande vantagem.
O que atrai a maioria dos clientes são os pontos mencionado acima e o contraste entre a Comporta, o Algarve, o sul de Espanha e outras metrópoles sobrelotadas de construções que são destinos de férias comuns.
A Comporta é um destino para amantes da natureza e frequentadores de praias, que preferem permanecer anónimos.
Tendo em conta o panorama atual, estes mercados verificaram um aumento da procura? Como antevê o futuro?
Quando aqui chegámos, ainda estávamos a sentir os efeitos da crise de 2007/2008, por isso o mercado estava relativamente estagnado. Só no final de 2013 é que o mercado começou a mexer novamente.
Inicialmente, a maioria dos compradores eram franceses, suíços e belgas, embora nos últimos anos tenha havido um grande aumento na demanda de cidadãos alemães, britânicos e americanos.
Na minha opinião, o mercado imobiliário ainda está na sua infância, em crescimento. Dadas as centenas de milhões que têm sido investidos recentemente, vejo que este mercado continuará a crescer nos próximos 20 a 30 anos, como muitos outros mercados internacionais, que começaram como explorações agrícolas e zonas piscatórias, ao longo do litoral.
E porque devem os investidores recorrer à Living Portugal Property quando procuram uma solução ideal? O que diferencia o vosso serviço?
Quando chegámos à Comporta não havia outros agentes imobiliários e a única empresa que vendia imóveis era a Herdade da Comporta, que tinha pouco para oferecer.
Como tal, não tínhamos concorrência e tínhamos todo o mercado privado só para nós. Isso permitiu-nos construir uma invejável rede de contactos ao longo dos anos e de nos tornarmos um grande ponto de referência para vendedores e compradores.
Embora existam vários agentes imobiliários nesta zona, posso dizer com confiança que, dados os meus 35 anos de experiência imobiliária internacional, dos quais os últimos dez na Comporta e Melides, será muito difícil, se não impossível, encontrar uma empresa com tanta experiência, conhecimento e qualidade de serviço, que já tenha sido referenciada inúmeras vezes pelos seus clientes.
A Living Portugal Property é especializada em casas de luxo e grandes propriedades nas zonas da Comporta e Melides, mantendo em simultâneo um portfólio com palácios, propriedades de investimento, quintas e vinhas em várias regiões de Portugal Continental. Grande parte do nosso portfólio é confidencial, o que garante aos nossos clientes um certo nível de exclusividade.
https://www.livingportugalproperty.com/why-choose-living-portugal-property/
Living Portugal Property é um canal de marketing da Imoactiv – Actividades Imobiliárias e Turísticas, Lda.
Licença AMI 13572.
Para mais informações, por favor contacte Carla Lopes através do número +351 927 771 826 ou do e-mail carla@livingportugalproperty.com